quinta-feira, setembro 14, 2006

Desenlace? (um conto da China...)
Os leitores mais assíduos e atentos deste blog recordam-se certamente da história do dicionário que de tantos erros nem sequer merecia esse nome. E da carta de protesto e conternação que acabei por mandar ao seu editor em Espanha. Confesso que na altura ainda fiquei com algum cepticismo: será que verdadeiramente haveria um editor em Espanha? E nesse caso hipotético, como reagiria à missiva? Não é bom ser-se desconfiado, bem sei. Mas infelizmente as minhas piores suspeitas foram comprovadas: a carta remetida ao Leandro Lara, Editor, em Barcelona apareceu na minha caixa do correio ontem, por abrir, com os carimbos de Barcelona de 23/8 e “devuelto al remitente” e uma mensagem manuscrita dizendo “desconocido”.

Das duas uma: ou o sr. Leandro transferiu todos os fundos e a sua própria presença para a Suiça ou as Ilhas Cayman para fugir às eventuais críticas – ou ao fisco...; ou nunca houve um sr. Leandro – o editor do desditoso “dicionário” é talvez um chinês residente em Taiwan que se fez passar pelo tal Leandro editor para ganhar umas massas com o “dicionário” editado por si mesmo no quartinho das traseiras e distribuido através de um dos seus muitos compatriotas que nos últimos anos têm vindo a invadir as costas lusitanas. Outras propostas viáveis?
De qualquer das formas vou ter de decidir o destino do malfadado “dicionário”, o que certamente não será difícil. E prometo que não ouvirão nem mais uma palavra sobre ele.

7 Comments:

Blogger papel químico said...

muito estranho! essa história despertou a minha veia de sherlock holmes. acho que vou comprar o tal dicionário...

14 setembro, 2006 12:03  
Blogger Vida de Praia said...

É estranho, não é?!... Espero que consigas desvendar o mistério, Sherlock : )

14 setembro, 2006 13:41  
Blogger papel químico said...

entretando podes ir consultado um dicionário online: www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

14 setembro, 2006 21:45  
Blogger tikka masala said...

Incrível... talvez dê um filme com o Tom Hanks, o que acham?

14 setembro, 2006 23:59  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela dica do dicionário online, papel químico. Eu tenho usado a Infopédia da Porto Editora, mas vou tentar o teu que de certeza é ainda melhor.
Tikka: como sempre tens sugestões geniais. Sim, o Tom Hanks como detective de códigos do Davinci Code tem de entrar em acção no 'Mistério do Dicionário Marreco e do Editor Desaparecido'! Já estou a ver o pessoal a fazer fila nas bilheteiras ; )

15 setembro, 2006 07:05  
Blogger tikka masala said...

E se tiveres dúvidas que o dicionário não resolve, aconselho-te a fazer uma pesquisa ou mesmo a perguntar no http://ciberduvidas.sapo.pt

17 setembro, 2006 11:08  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela dica, Tikka. Começarei por lhes pôr a dúvida sobre o pseudodicionário de português e o seu alegado editor ; )

17 setembro, 2006 13:59  

Enviar um comentário

<< Home