quarta-feira, setembro 06, 2006

Rituais matinais
Não sei se já alguma vez se deram conta da quantidade e variedade de rituais que têm a certas horas do dia. De manhã por exemplo. São hábitos que normalmente passam despercebidos, até um imprevisto nos impossibilitar de trilhar a rotina diária. Como no outro dia em que o despertador não tocou. Acordei confusa e tarde. Saí da cama sem demora, em vez de ficar deitada mais cinco minutinhos como é costume para ganhar balanço para mais um dia. Não lavei o cabelo, ensaboei-me à pressa, nem apreciei sequer o fluxo do jorro de água quente sobre a pele. Sequei-me rapidamente. O tratamento facial teve de aguardar pela noite; o creme hidratante corporal foi aplicado a fugir. Vesti-me. O post desse dia ficou mal composto. Engoli um iogurte e dispensei o café que levaria tempo demais a fazer. Lavei os dentes quase com um pé na rua. Calcei-me, peguei na mala e fui à minha vida, esquecendo-me como é óbvio do pacote do almoço no frigorífico. Do telemóvel lembrei-me mas só por acaso.
O resto do dia pareceu torto, vesgo. Não consegui acertar com o ritmo. Parecia impossível cumprir horários, cheguei com alguns minutos de atraso a duas reuniões. Terá isto sido um exemplo do dito começar com o pé esquerdo? Ou é com o direito? (Nunca atinei com isto do esquerdo e do direito por alguma razão que me ilude ainda hoje...) Parecem pequenas coisas, mas nesse dia apercebi-me da importância de poder começar o dia da mesma forma ritual de todas as manhãs de semana.

8 Comments:

Blogger papel químico said...

a rotina e a previsibilidade são uma espécie de memória ram à qual recorremos para não nos termos de nos esforçar muito ao longo do dia.
cada vez mais me convenço que somos uns computadores um pouco obsoletos, com pouca flexibilidade, pelo menos no dia-a-dia. eu bem que precisava de fazer um upgrade ou mesmo um reset a alguns hábitos matinais muito pouco produtivos que tenho!
o que achei extraordinário foi que, apesar de estares atrasada, ainda conseguiste escrever um post. eu provavelmente teria optado pelo café. e ter-me-ia atrasado ainda mais achando que, pelo facto de não ter ligado o computador, ainda tinha tempo para me perder a olhar pela janela.

06 setembro, 2006 10:51  
Blogger Vida de Praia said...

Um comentário pungente: em certas coisas somos realmente como computadores inflexíveis, com necessidade de poupar energia e esforço, e que uma vez por outra ganham hábitos duvidosos e/ou quase independentes do programador e do utente. Por outro lado estas rotinas previsíveis são também úteis no aspecto de nos darem a segurança necessária para não sentirmos mais caos e ansiedade do que conseguimos tolerar.
Atrasada ou não, tinha de escrever o post matinal diário, senão o dia teria sido ainda mais caótico : ) Mais que um hábito ou rotina, isto é um vício!... ; )

06 setembro, 2006 11:48  
Blogger tikka masala said...

O pior, para mim, é sair com cara de sono. Há dias em que, mesmo que o despertador toque, o corpo se recusa a funcionar em pleno. Os olhos abrem a custo e aparecem uns papos por baixo a acusar a necessidade de voltar para a cama. Depois, quando encontro raparigas de ar fresco e bem desperto, arranjadíssimas e cheirosas (por exemplo a deixar os filhos no infantário, como eu), fico frustradíssima. Afinal, de quanto tempo é que elas precisam para ficarem assim logo de manhã?!

06 setembro, 2006 12:16  
Blogger Vida de Praia said...

Reconheço essa sensação de quase ter de se arrastar, Tikka. É assim que me sinto quase todas as manhãs. O que é esse ar fresco, desperto e cheio de energia? Não conheço... ; S (devem ser aliens essas raparigas cheirosas e aperaltadas que descrevias) Aliás o melhor que podem fazer por mim de manhã é deixarem-me em paz, sossegada a acordar aos poucos, o que nem sempre é possível - e para ti com uma filha certamente cheia de genica matinal, deve ser impossível.

06 setembro, 2006 13:04  
Blogger papel químico said...

pior que isso são as raparigas com ar fresco e cheiroso ao fim do dia! lembro-me que quando tinha reuniões ao fim do dia geralmente sentia-me como uma camisa há uma semana no fundo do cesto da roupa suja e fazia-me imensa confusão como algumas mulheres conseguem ter um ar fresco o dia inteiro, como se tivessem acabado de sair de casa!

06 setembro, 2006 13:55  
Blogger Vida de Praia said...

Pois é: como é possível, meninas?!! Fico cada vez mais convencida de que temos seres alienígenos entre nós para quem isso é possível... ; D
Uma alternativa mais provável é talvez que essas raparigas com ar fresco e cheiroso ao fim do dia ou têm uma energia indomável e inacabável, ou então não fizeram nenhum o dia todo... o que não seria impensável, nem razão de inveja...

06 setembro, 2006 15:18  
Blogger tikka masala said...

Ainda há outra hipótese: foram ao ginásio, tomaram um duche e reapareceram recheirosas como de manhã! (Eu já testemunhei essas espertezas...)

07 setembro, 2006 00:47  
Blogger Vida de Praia said...

Isso é fazer batota!... : (

07 setembro, 2006 09:57  

Enviar um comentário

<< Home