quinta-feira, setembro 07, 2006


O mundo politicamente correcto
Quando eu era miúda o Lucky Luke andava sempre de cigarro na boca e o Tintin era descaradamente racista em relação aos africanos (se não se lembram, voltem a ler o “Tintin no Congo” na sua versão original. É uma obra-prima da cultura imperialista e colonialista europeia do século passado). Nas novas edições do Lucky Luke ele agora já deixou de fumar (apesar de continuar a andar com um saquinho de tabaco atrás! Para quê?) e anda sempre com uma erva seca ou palha na boca. E o Tintin deve ser tão colonialista e politicamente incorrecto para os dias que correm, que não terá certamente remédio possível, daí duvido que voltem a editar novos albuns.
Lembrei-me deste assunto a propósito do Tom e Jerry a quem já não é permitido aparecer a fumar cigarros, charutos ou cachimbo no canal infantil Boomerang. Nem sequer me lembrava que havia cenas deles de charuto na boca – vejam só o que me denegriu e afectou a mente!... Ainda não se sabe que cenas irão ser censuradas; mas se começam a censurar o Tom e Jerry para os pôr a par do tempo em que vivemos, mais vale a pena acabarem com o desenho animado em causa de uma vez por todas, porque se bem me lembro há n cenas de violência gratuita, n cenas em que o Jerry desrespeita o Tom e é atrevido e rouba queijo, etc – todos estes certamente maus exemplos para as mentes infantis e puras das nossas crianças…
E já agora que estamos numa de limpeza, porque não abolir as brincadeiras de índios e cowboys que certamente têm a sua inspiração no genocídio dos povos indígenas na America do Norte nos séculos XIX e XX? Se fôrmos a ver haverá sem dúvida muitíssimo no mundo da miudagem por onde limpar... o engraçado é escolherem começar pelos desenhos animados e bandas desenhadas que, segundo saiba, não tiveram impacto significante no meu desenvolvimento psicológico. Mas vou lá eu saber...

6 Comments:

Blogger tikka masala said...

Se é verdade que me choca hoje a violência dos desenhos animados do Tom & Jerry (sabiamente exposta no paralelo "Itchy and Scratchy" que os filhos dos Simpsons adoram), o facto é que eu adorava esses desenhos animados quando era pequena e nunca fiz mal a uma mosca.
Até acharia bem que houvesse algum cuidado na selecção dos conteúdos da programação infantil, mas não é preciso ser muito inteligente para perceber que essas medidas (como tirar o cigarro da boca ao Lucky Luke) são para nos atirarem areia para os olhos. Ou então quem faz a selecção dos conteúdos a abolir tem problemas mentais. Porque aquilo que passa como "politicamente correcto" muitas vezes transmite mensagens escandalosas de péssimas condutas (egoísmo, chantagem emocional, frivolidade, hipocrisia, suborno, etc.) que certamente são muito mais nocivas para as formação da mentalidade das crianças do que verem um cigarro na boca de um boneco que representa um adulto (ou um animal).

07 setembro, 2006 17:20  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada por um excelente comentário! Eu também sempre adorei o Tom & Jerry e outros desenhos animados do nosso tempo de miúdas, que hoje cada vez mais se tem tendência a banir do mundo infantil em nome do ser-se politicamente correcto, quando haveria tantas coisas muito mais importantes de abolir do que estas bagatelas exteriores. Eu começava pelos Simpsons que têm maus exemplos a dar com um pau! E continuaria pelos Teletubbies, aquelas criaturas asexuadas e aparentemente deficientes mentais, que só andam aos saltos e aos abraços e não ensinam nada de construtivo aos putos. Também não me importava de abolir os desenhos animados japoneses, que têm tendência a ser verdadeiramente violentos quer fisicamente (sangue a jorrar, corpos desmembrados etc) quer psicologicamente (mortes insólitas e doridas etc e tal).
Acho portanto que a tua hipótese de que quem está na posição de seleccionar deve ter problemas mentais não fugirá muito à verdade : ) Ou isso, ou normalmente estão com os copos nos dias de reunião...
Conheces por acaso as "Politically Correct Bedtime Stories do James Finn Garner? Fazem uma óptima caricatura a este tema e ao nosso tempo de absurdos.

07 setembro, 2006 19:46  
Blogger papel químico said...

acho que uma dose de loucura e agressividade qb é saudável e estimula a imaginação, desde que seja bem canalizada.
uma vez traduzi um documentário sobre criatividade onde se dizia que uma forma de estimular o pensamento criativo é, por exemplo, ter discussões mentais com um inimigo ou alguém de quem não gostemos.
eu experimentei : ) além de dar gozo e poderes dizer tudo o que realmente te apetece, esvazias um pouco a agressividade que sentes e estimulas o teu lado maquiavélico por alguns momentos.
vejo as perseguições desenfradas do tom e a esperteza do jerry dessa forma: como coreografias engenhosas e imaginativas e não como exercícios estéreis de violência.
mas ainda há programadores infantis muito bons: os desenhos animados da dois são excelentes, por exemplo.
não sei se é assim tão estúpido tirar o cigarro da boca do lucky luke. estive a ler umas coisas sobre mensagens subliminares e fiquei confusa. eu tb não me tornei uma pessoa cheia de vícios e falhas de carácter por estar exposta aos desenhos animados com perseguições e personagens fumadoras, mas em inglaterra duas crianças raptaram e mataram à pacanda um menino de três anos porque viram uma coisa parecida na televisão e acharam que ele não morria. fico muito baralhada com este tipo de coisas em sem qualquer tipo de certezas.

07 setembro, 2006 21:34  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, papel químico, por um comentário que me deu que pensar. Concordo que este é um tema difícil, porque ninguém sabe ao certo os efeitos a curto e longo prazo dos estímulos a que estamos expostos, e se há certas mentes que talvez tolerem menos sugestão que outras, como os tais putos naquele episódio horrível a que te referiste.
Gostei da ideia de ter duelos mentais com o adversário; aliás é uma coisa que já faço há muito tempo, porque normalmente nas situações em que os defronto ao vivo nunca me vêm à cabeça as palavras certas e tenho essa mesma experiência de satisfação absoluta de me poder desforrar mentalmente depois : )
Estou contigo: não toquem no Tom & Jerry! Parecendo que não, são desenhos animados educativos e imaginativos. Suponho que haja coisas bem piores a que as crianças hoje estão expostas, como o mencionou a Tikka.

08 setembro, 2006 12:22  
Blogger tikka masala said...

Depois de ter lido os vossos comentários, gostava de acrescentar duas coisas: primeiro, os Simpsons são desenhos animados para adultos e não devem ser vistos pelas crianças (embora o horário escolhido para serem transmitidos e a secção em que se encontrem no vídeo clube não sejam os mais adequados. Eu acho que aquilo é altamente educativo, mas não para crianças.
Em relação aos maus exemplos, uma coisa é o cigarro do Lucky Luke e outra muito diferente é a pancadaria a que os miúdos assistem. De facto, o Tom & Jerry pode dar a entender aos miúdos que bater com um martelo na cabeça de alguém não faz estragos. Mas eles são ANIMAIS e isso ajuda a criar a distância necessária. O Lucky Luke é adulto, e é por isso que fuma. Para mim, o que é mais grave é porem CRIANÇAS a fazerem coisa perigosas nos desenhos, porque isso já torna muito provável que se identifiquem com o protagonista. Estou a pensar numa série que dá agora, em que a miúda se atira da janela em todos os genéricos iniciais, sendo confortavelmente amparada por uma peça de roupa que está estendida uns andares mais abaixo.

10 setembro, 2006 00:39  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada por mais uma contribuição valiosa para este post. Concordo contigo em tudo menos em relação aos Simpsons, mas é porque me irritam e os acho impróprios para consumo. Gostos...

10 setembro, 2006 08:47  

Enviar um comentário

<< Home