segunda-feira, setembro 11, 2006

Transição
O Verão fez as malas e deixou-nos definitivamente, deixando a moradia com as portas abertas para o Outono, que já se está a instalar. É nas pequenas coisas que se nota a transição: o orvalho que cobre tudo de manhã cedo. Os bandos de pássaros em formação batendo a retirada. Já não se ouvem os gritos estridentes das andorinhas, que foram fazer as suas acrobacias para outras paragens. O zumbido irritante dos insectos silenciou-se. O vento tornou-se uma presença mais ou menos permanente, que me despenteia e ondula levemente a superfície da água. A praia está praticamente deserta. O mar arrefeceu, já só convida a molhar o pé – ou aos mergulhos dos verdadeiros vikings, os banhistas de Inverno, que nadam de corpo inteiro, mas nunca mais de 2-3 minutos nesta altura do ano. Só se vê um ou outro barco à vela solitário. O céu mostra-se sarapintado de nuvens mesmo quando está o mais azul possível. Os casacos já entraram em circulação e as sandálias vão a caminho do fundo do armário até à próxima estação estival.
Ontem ainda vim de sandálias e blusa de manga curta, mas tenho um casaco na mala, para não ser apanhada desprevenida. E um par de meias.
O Outono também tem os seus encantos (que de momento não me vêm à memória...), mas não me importava de ter tido mais um mesinho de Verão. Ou dois.
Por fim visto o casaco e calço as meias e deixo o sol aquecer-me o rosto.

8 Comments:

Blogger papel químico said...

eu tb estou em negação! não queria que o verão acabasse já. sinto que comecei agora a desfrutá-lo verdadeiramente.

11 setembro, 2006 12:50  
Blogger Vida de Praia said...

"If only we could turn back the clock..." (Johnny Hates Jazz)
Eu também todos os anos ando em negação nesta altura do ano, sempre desagasalhada, até apanhar uma bruta constipação, que me chama para a realidade.

11 setembro, 2006 13:57  
Blogger papel químico said...

pois é. e eu que queria tentar potenciar o meu bronzeado (que só eu noto) durante estes dias, mas o vento e as nuvens só atrapalham. é que, mesmo que só apareçam por alguns instantes, são geralmente os que tenho livres para tentar torrar mais um bocadinho.

11 setembro, 2006 14:37  
Blogger Vida de Praia said...

Boa sorte nesse teu projecto potenciador de bronzeado semi-visível! Enquanto há vida, há esperança ; )
Eu desde miúda que sonho com um aspirador gigante de nuvens - seria tão prático... não percebo como não foi ainda inventado...

11 setembro, 2006 15:31  
Blogger tikka masala said...

Como não tem vem nada à memória?! Então e essa linda foto, quem a tirou?
A beleza do Outono está no teu post e nos passeios que podes dar por aí, que deves ter belas paisagens naturais para apreciar... sortuda!

11 setembro, 2006 23:18  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, tens razão, costumamos ir dar passeios a sítios lindos com bosques multicromáticos - levo-te lá se alguma vez cá vieres no Outono. Quando escrevi este post só me vinha realmente à memória sua a beleza, mas senti a necessidade de protestar por ele chegar tão cedo...

12 setembro, 2006 07:06  
Blogger papel químico said...

eu, para já dispenso o cheiro a castanhas assadas... e daí...

12 setembro, 2006 21:26  
Blogger Vida de Praia said...

Eu também gosto muito de castanhas assadas, mas não há pressa nenhuma...

13 setembro, 2006 08:26  

Enviar um comentário

<< Home