terça-feira, setembro 19, 2006

Sentimentos puros
Conhecem a impressão de um sentimento na sua mais pura forma, não diluido por convenções e regras? Alegria extrema que eleva e expande a realidade, frustração completa ou tristeza tão profunda que até faz doer o corpo inteiro? Creio que nascemos com esta capacidade de sentir ilimitadamente, brutalmente, mas à medida que crescemos e somos educados, os nossos sentimentos selvagens são domados, conformados para que nos tornemos seres sociais e sociáveis, e com os anos é raro os sentimentos atingirem o topo da escala.
Ontem porém sucumbi à raiva pura: os músculos estavam todos tensos, o maxilar forçadamente cerrado, as lágrimas quase a brotar, os olhos por pouco não emitiam faíscas. Senti-me como uma panela de pressão prestes a explodir. Aconteceu a caminho do emprego. Um trajecto que normalmente leva 25 minutos demorou mais de uma hora devido a obras públicas de longa duração e lentos resultados, que condicionaram o número de faixas abertas à circulação até haver apenas uma. O trânsito movia-se minimamente. Respirei fundo e contei até 10 – cem vezes! As frases que me saiam por entre dentes dirigidas aos ouvidos surdos dos demais condutores, que não me estavam a ouvir por ir de janela fechada, eram cada vez mais coléricas e agudas: “Vá lá, pá, avança!” “Vá lá, atraso de vida!” “ VÁ LÁ; grande MONGO, está verde para nós!” “Pôrra, pá, não tenho o dia todo, ó MELGA!” O volante foi o único a receber a violência escalada da minha fúria louca, apliquei-lhe um par de murros. Só faltou buzinar, o que não serviria qualquer função numa situação daquelas, senão talvez dar largas à minha frustração. Contive-me e não buzinei.
Já não me julgava capaz destes sentimentos fortes, intensos, indomáveis, desta agressividade sem rédeas. Afinal bastou uma hora ao volante numa situação de trânsito absolutamente parado. Nem sequer a música do meu programa matinal favorito de rádio ajudou nestas circunstâncias.
Pela minha rica saúde, hoje terei de encontrar um trajecto alternativo para evitar emoções demais para uma manhã só.

5 Comments:

Blogger papel químico said...

fui, como sabes, durante alguns anos, refém da estrada mais movimentada da europa (pelo menos é o que dizem - a mais encalacrada da europa não duvido que seja). acabei por desenvolver estratégias para combater esses sentimentos. uma delas era ouvir audiolivros no carro. cheguei ao cúmulo de desejar que houvesse um pouco mais de trânsito para chegar ao fim de um capítulo/de uma parte interessante.

19 setembro, 2006 12:42  
Blogger Vida de Praia said...

Foi exactamente isso que me senti: refém! Sei que esse estado diário de sequestro foi uma das razões principais para vossa mudança, mas como conseguiste aguentar tanto tempo?! Ah... obrigada pela proposta construtiva anti-stress, vou experimentar.
Comigo costuma resultar ir a ouvir música e a cantarolar, mas ontem passei-me! Hoje ajudou, mas também "só" demorei 40 e tal minutos a chegar... ; P

19 setembro, 2006 15:18  
Blogger tikka masala said...

Essa dos audiolivros é excelente! Eu lembro-me de tu, papel, me recomendares essa excelente forma de aproveitar o tempo que se passa no trânsito e aconteceu-me o mesmo, ou pelo menos estar tão envolvida na história que nem dei pelo tempo que passei nas filas. E tive a maravilhosa oportunidade de ouvir os contos do Roald Dahl narrados por uma excelente voz britânica, um mimo!! Vida de praia, não percas essas filas e aproveita-as da melhor maneira!...

19 setembro, 2006 23:11  
Blogger papel químico said...

tenho de actualizar os meus audiolivros - são quase todos em cassete! mas tenho aqui a cantora careca lida pelo próprio ionesco que vos posso emprestar.

20 setembro, 2006 01:57  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada às duas. Vou seguir o vosso conselho - aproveitar melhor o tempo e as filas, ao mesmo tempo domando as emoções mais violentas : )
Duas palavras sobre "a cantora careca" e o Ionesco?

20 setembro, 2006 06:58  

Enviar um comentário

<< Home