quinta-feira, janeiro 17, 2008

Ao som de harpas
E termos a tendência de tratar os nossos animais de estimação como se fossem seres humanos como nós, alimentando-os como reis para depois os termos de por de dieta como nós, é uma coisa; proporcionar-lhes condições de vida cheias de stress – como as nossas – é outra. E aí é preciso pensar no que fazer para lhes proporcionar o melhor tratamento possível: uma viagem de quinze dias às Bahamas? Um belo banho de imersão com óleos cheirosos, pétalas de rosas, velas e um cálice de vinho tinto? Massagens?
Nada disso. Um estudo americano publicado na Livescience demonstrou que os animais adoooooooooooooram e que reagem tal como nós à música clássica: reduz o stress, diminui o ritmo de respiração e o pulso, fortalece o sistema imunitário, diminui a ansiedade e as dores, dissolve as infiltrações musculares, melhora a digestão e o sono e tem um efeito profiláctico em relação ao cancro.
Portanto se o Bobi começar a parecer-se com o dono, mostrando sinais de stress, o melhor a fazer é portanto po-lo a ouvir a 9a. Sinfonia de Beethoven.
(foto: swisherpens.com)

13 Comments:

Blogger papel químico said...

as vacas também produzem mais leite ao som de música clássica : )

17 janeiro, 2008 11:31  
Anonymous Anónimo said...

Tão queridos esses bichos!

Achas que devo pôr as minhas cadelas a ouvir a banda sonora do Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain? E o meu tubarão de estimação em álcool a ouvir a banda sonora do Jaws?

A Vida de Praia acha que os animais não devem ser tratados como pessoas, mas aposto que punha um urso ou um felino a ouvir o relato de um jogo do Cristiano Ronaldo.

17 janeiro, 2008 12:04  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela interessante informação, papel químico; gostava de poder pensar que a ideia era o bem-estar das vaquinhas, mas cheira-me a cifrões...

Ha, ha, ha, jaime - claro que nunca me passaria pela cabeça pôr os bichinhos a topar o Cristiano Ronaldo. Achas?... Hmmm... ;-)
E eu só disse: música clássica! Se essas outras bandas sonoras da tua predilecção também resultam e no quê, não te sei dizer.

17 janeiro, 2008 12:25  
Blogger Graça said...

Eu já sabia isso!!!!
LOOL
Nunca viste o filme do cão Beethoven?? Ele reage a musica clássica!!!!
Daí o nome!!!
LOOOL

Beijo

17 janeiro, 2008 14:14  
Blogger Marta said...

O meu cão está-se a borrifar se há música ou não!! Para aliviar o stress nada melhor que uma garrafinha plástica vazia para ele morder ( e "esfanicar" completamente... e depois haja quem limpe a sala...).
Já o pássaro, de seu nome Piu, reage não só à música como, por exemplo, ao som da impressora. E resmunga se a música não lhe agrada (só me faltava mesmo isto, porque ele é completamente obsecado em atirar o baloiço para o chão, morder jornal e pôr restinhos dentro da tijelinah da água - que ele supostamente devia beber).

17 janeiro, 2008 14:36  
Blogger Vida de Praia said...

Ah, obrigada pelo esclarecimento, graça; por acaso não sabia - porque não vi esse filme.

Ó marta... é pá... tu conheces algum bom psicólogo de animais?... Não digo mais nada, he he :-D

17 janeiro, 2008 15:47  
Blogger Marta said...

Pois... não conheço... mas tenho dois animais a precisar de tratamento! :D (e quem sabe, eu mesma!!)

18 janeiro, 2008 00:07  
Anonymous Anónimo said...

Marta, o teu cão parece ter personalidade de cachorro. Tenho uma cadela assim. O teu pássaro já parece ter personalidade para aparecer no filme The Birds do Hitchcock. Sem ofensa para o Piu, ele que não me venha dar bicadas por causa deste comentário. :-)

18 janeiro, 2008 00:57  
Blogger Vida de Praia said...

Bem, marta... os entendidos costumam dizer que os animais se tornam como os donos... mas como não sei, prefiro nem pronunciar-me, he he he ;-P

LOL, jaime! Fartei-me de rir com o comentário de génio sobre a personalidade do pássaro: «parece ter personalidade para aparecer no filme ’The Birds’ do Hitchcock» :-D

18 janeiro, 2008 07:17  
Blogger Marta said...

Neste caso, acho que são os donos que são parecidos com os animais, porque quando eu conheci o Froide já ele ia fazer 6 anos :P

18 janeiro, 2008 15:31  
Blogger Vida de Praia said...

Por acaso estava a referir-me ao Piu, que parece ter mais... uh... «ter personalidade para aparecer no filme ’The Birds’ do Hitchcock». Mas onde é que eu já ouvi isto?... :-D

18 janeiro, 2008 17:34  
Blogger Marta said...

O Piu faz amanha 3 meses aqui em casa! :P
Mas deve sair ao "pai"... hehehehe

18 janeiro, 2008 21:39  
Blogger Vida de Praia said...

Claro... ;-D

18 janeiro, 2008 22:40  

Enviar um comentário

<< Home