segunda-feira, junho 02, 2008

Ovos de T-rex
Quem não se lembra de ter ficado todo arrepiado com as cenas do Jurassic Park em que o Tiranossauro Rex fazia a sua dramática entrada, arrasando tudo à sua volta e ameaçando os dinossauros mais pequenos e fracos, no melhor estilo de bully (matulão mau)? Ok... pelo menos eu fiquei com os cabelos em pé. Lembro-me de me ter considerado uma sortuda por não ter vivido na Pré-história, em que perigos destes eram o dia-a-dia e ser engolido por um animal gigantesco era tão comum como hoje ser multado. E de ter pensado que uma besta daquelas merece muito respeitinho.
Entretanto se tivesse tido conhecimento da árvore genealógica do T-rex, teria perdido logo o respeito.Num projecto científico levado a cabo conjuntamente pela Harvard University e o Museum of Comparative Zoology em Cambridge, em que compararam os genes do T-rex com os genes de 21 espécies actuais, foi concluido num artigo publicado na revista Science que as espécies que mais aparentam o T-rex geneticamente hoje em dia são as galinhas e perús (!) e por exemplo não os crocodilos, como seria de esperar. Quem diria que bichos tão estúpidos e inofensivos viriam a ser os herdeiros dos grandes e poderosos tiranos pré-históricos?
Claro que os aviários estão extáticos, porque já toparam a possibilidade de usar estas novas informações em campanhas publicitárias e events para fazer vender mais ovos, e isto sem infringirem sequer qualquer lei dos direitos do consumidor :-)

13 Comments:

Blogger papel químico said...

mas... os dinossauros não existiram *muito* antes de o homem ter aparecido na terra? (perdoa-me a ignorância histórica, mas não vi o jurassic park! :)

02 junho, 2008 09:43  
Blogger Vida de Praia said...

Creio que tens razão, mas neste caso somos duas ignorantes sobre a pré-história, amiga papel ;-)
No Jurassic Park, no entanto, sobrepuseram-se a épocas históricas e cronologias, uma vez que tinham recriado dinossauros apartir de ADN que encontraram em mosquitos conservados em ambre; daí a confusão...

02 junho, 2008 09:55  
Blogger Marcia said...

As coisas que eu aprendo contigo. Nunca mais vou olhar para as galinhas da mesma maneira :)

02 junho, 2008 10:53  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, psipages. É pá, eu sou um autêntico poço sem fundo de sabedoria trivial :-D

02 junho, 2008 11:11  
Blogger ML said...

lol... desencantas cada uma...

02 junho, 2008 11:54  
Blogger Unknown said...

Hoje não tens os dinossauros para te "comerem" a qualquer momento mas, vais na rua e, a qualquer momento pode aparecer um tipo com uma arma para te limpar e nem tempo de dizeres "aíii" tens. Como vês as coisas não mudaram muito desde então :-) Agora gostei de saber que os descendentes são os perús e afins.

02 junho, 2008 11:58  
Blogger Vida de Praia said...

Mas eu já aqui disse que tenho um olhinho especial para o bizarro, maria qualquer coisa... ;-)

Mas aí ainda há ligação à pré-história, helena: os gajos que sacam de uma arma e te querem *limpar*, são uns trogloditas ;-D
Ainda assim preferia ser atacada por um perú... glugluglu :-)

02 junho, 2008 12:10  
Blogger papel químico said...

ah! vou contar essa das galinhas ao homem aranha. ele vai adorar!
:)

02 junho, 2008 20:55  
Anonymous Anónimo said...

Não tarda muito a Vida de Praia está a sugerir que o meu tubarão de estimação descende das sardinhas! :-)

A teoria de que as aves descendem dos dinossauros é investigada desde os anos 70. É referida no inicio do primeiro Parque Jurássico. No terceiro Parque Jurássico foi acrescentada uma modesta espécie de pena à cabeça de um dinossauro (o velociraptor) para reflectir a teoria de que ele tinha penas.

02 junho, 2008 21:32  
Blogger Menina said...

E as galinhas e perus estão em grande ( pelo menos descendem de animais grandes! lol) =D

Beijinhos* óptima semana!

02 junho, 2008 22:08  
Blogger Maria João Resende said...

Bem que eu sempre achei que os perús tinham um ar suspeito! E as galinhas também não me parecem lá muito de confiança ... sempre a andar meio de lado, e a cacarejar, e com aquela expressão profundamente estúpida.
Mas ainda assim, espero bem que não se extingam. Com as vacas loucas, os peixes cheios de mercúrio, o que seria de nós sem os bifes de perú, ou o belo do frango assado??

03 junho, 2008 03:52  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, isto é mesmo uma curiosidade para um Homem-Aranha, papel ;-)

Longe de mim vir para aqui com insinuações sobre o teu tubarão, ó jaime ;-)
Sim, também li isso sobre esta área de investigação, mas até aqui limitavam-se a tentar ver as similaridades entre os dinossauros e os pássaros aparentes a olho nú; a pesquisa em questão tem de revolucionário o ser a nível genético.
Essa da pena na cabeça foi fraquinha... ;-D

Sim, as aves de aviário é que estáo a dar, menina ;-)
Boa semana para ti tb. Bjs.

LOL. Podes crer, optimist - extinguir as galinhas, apesar de débeis e do seu ar de poucos amigos, seria uma tragédia: eu ADOOOOORO frango! :-D

03 junho, 2008 07:17  
Anonymous Anónimo said...

Eu já vi o filme Jurassic Park e adoro dinossauros.
Sou perita neles.

14 dezembro, 2008 20:58  

Enviar um comentário

<< Home