quinta-feira, outubro 05, 2006


As mães deste mundo - parte 2
Até há dias pensava que tinha uma ideia relativamente precisa do que define uma boa mãe. Afinal andava bem longe da verdade; parece haver agora um consenso generalizado no mundo das mães segundo o qual o mais essencial deixaram de ser valores tradicionais como o carinho, o altruísmo ou a paciência, que deram lugar a algo bem mais prosaico e fácil de avaliar: o modelo do carrinho de bebé. Sabiam que o carrinho de bebé assinala ou simboliza quem és como mãe? Clássica, desportiva, com estilo, baratucha, luxuosa, etc, dependendo da marca e do modelo escolhidos. E os detalhes são de grande importância, por exemplo a cor das rodas, e se a cor do veículo condiz com o estilo de roupa da mãe.
Não tenho a certeza, mas imagino que para a criança também deve ser essencial ter um bom começo de vida, estando na mó de cima, tendo a supremacia em relação aos outros miúdos em carrinhos de bebé no parque, como imagino ser melhor para a auto-estima estar ao volante de um Jaguar que de um Mini – e não estou a falar do Cooper, que é todo requintado.
Os meus cunhados vão ter o primeiro filho em Novembro e imagino que devem estar num dilema enorme sobre a imagem que querem dar como pais; como ser desportivo sem perder estilo?
Não tenho filhos, mas para não ficar atrás de ninguém escolhi para ilustrar este post o Roll Royce dos carrinhos de bebé – um Bugaboo Gekko.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

andas muito bem informada : ) o carrinho é muito giro, mas duvido que caiba no porta-bagagens de um carro normal. o estilo não cabe num utilitário.

05 outubro, 2006 13:31  
Blogger Vida de Praia said...

Ando, não ando? É o que faz ter amigos e família da minha geração com filhos e com uma atitude pós-moderna.
Este carrinho parece um brinquedo engraçado. Não tenho a certeza, mas creio ser dobrável para caber num porta-bagagens de um carro normal; espero que sim, senão entramos num sério conflito de estilos... ; )

05 outubro, 2006 15:55  
Blogger tikka masala said...

Acho uma tristeza, desculpem-me, que se pense dessa maneira. Para mim, é apenas mais uma estratégia de marketing para fazer com que as mães pensem que é muito importante comprar um carrinho novo em folha e topo de gama, ou seja, para as fazer consumir. Eu acredito em carrinhos emprestados ou adquiridos nas lojas em segunda mão. E espero que a minha filha nunca caia na asneira de pensar que eu não fui boa mãe por não lhe ter comprado um desses das fotos. No meu entender, a "atitude pós-moderna" não é mais do que consumismo disfarçado pela pretensão da qualidade/originalidade.

09 outubro, 2006 15:29  
Blogger Vida de Praia said...

Tikka, terás de admitir que o Bugaboo é "muita" giro; mas não te exaltes, concordo contigo. Tentei escrever um texto irónico, uma anti-ode à nossa sociedade pós-moderna, que afinal, como dizes, é tão consumista e de modas e valores superficiais como as anteriores, se bem que com disfarces mais refinados como o sentido crítico e a individualidade.
Creio que a tua filhota se vai estar a "borrifar" para que carrinho foi o seu primeiro - desde que possa ter Dolce & Gabbana, Miu Miu, Dior, Armani, Prada, Manolo Blahniks, Jimmy Choos etc e tal quando chegar à adolescência (just kidding) ; D

09 outubro, 2006 22:57  

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