terça-feira, novembro 21, 2006

9 maneiras de atingir a longividade
Já conhecem o meu fascínio por estatísticas e sondagens. Recentemente li uma bastante interessante. E preparem-se, porque estou prestes a revelar-vos o segredo de como atingir a longividade – nem mais nem menos:
1) Não durmam demais: segundo um estudo publicado em Fevereiro de 2002 na conceituada publicação Archives of General Psychiatry, dormir demais reduz a esperança de vida. Os cientistas descobriram que quem durma mais de oito horas por noite tinha uma taxa de mortalidade significantemente elevada. Mas que não se fique a rir quem consequentemente chega a casa de madrugada da borga: estudos demonstraram que quem durma menos de quatro horas por noite corre o mesmo risco. Quem durma entre seis e sete horas por noite tinha a mais elevada esperança de vida.
2) Sejam optimistas – num artigo publicado em Agosto de 2002 na Mayo Clinic Proceedings um grupo de investigadores concluiu pessoas optimistas corriam 50% menos de risco de morrer prematuramente em relação a quem é mais para o pessimista. A explicação mais provável é que quem encare a vida de uma forma positiva é menos afectado pelo stress, melhor preparado para lidar com a adversidade e, por consequência, mais saudável. Para além disso os optimistas têm tendência a ter uma tensão arterial mais baixa, o que provavelmente também vem da maneira como quem pensa positivo reage ao stress.
3) Mais sexo: está mais do que provado que ter sexo regularmente nos mantém saudáveis e por conseguinte aumenta a longevidade. Mas segundo os investigadores na matéria, não é a reacção biológica gerada pelo sexo que nos faz viver durante mais anos, mas sim o facto de quem tem tempo para manter uma relação íntima sofre menos de stress, é mais feliz e mais descansado, factores estes que diminuem a pressão arterial e protegem contra doenças cardiovasculares.
4) Arranjem um animal de estimação: já foi demonstrado que pessoas que têm animais de estimação, em particular cães, sofrem menos de stress, têm uma tensão arterial mais baixa e vão menos ao médico do que as que não têm. O que pode talvez ser explicado por não estarem tão solitárias e depressivas, terem várias oportunidades para rir e dar carinho e terem a possibilidade de fazer exercício físico diariamente.
5) Façam um teste ao colesterol (um dito VAP): uma maneira eficaz de detectar problemas cardiovasculares e apartir disto modificar a dieta e estilo de vida, começar a medicação o mais cedo possível.
6) Tornem-se ricos: quanto melhor o salário, melhor o acesso a alimentação equilibrada e boas condições de habitação, boas vizinhanças e tratamento médico. E a possibilidade de ter uma vida estável e interessante.
7) Deixem de fumar: (já cá se sabia!...) Num estudo recentemente publicado nos Archives of Gerontology and Geriatrics foi concluido que fumar era imcompatível com uma alta esperança de vida e uma terceira idade com saúde e qualidade de vida.
8) Relaxem: num estudo conduzido pela John Hopkins University School of Medicine em 2002 foi observado que homens com o mais alto nível de agressão como reacção ao stress corriam três vezes mais o risco de desenvolverem problemas cardiovasculares comparado com homens cujas reacções eram menos agressivas. Isto pela ligação entre agressividade e a pressão arterial alta.
9) Consumam antioxidantes – toca a comer canela, alcachofras, feijão, cravos-da-india e groselhas e outros frutos silvestres que combatem os efeitos nocivos dos radicais livres, corpos cuja natureza química instável acelera o efeito da idade nas nossas células (fonte: forbes.com).
Daqui a 100 anos vão-me agradecer : )
(fotos: Nkhare @pbase.com e Tara Shriner @pbase.com)

4 Comments:

Blogger papel químico said...

eu tento, mas a premissa número seis não é nada fácil : )

21 novembro, 2006 16:57  
Blogger Vida de Praia said...

Pois... também acho. Uma pessoa não chega ali e diz: "ok, tenho um plano: agora vou enriquecer! Fixe! E tal."

21 novembro, 2006 20:02  
Blogger papel químico said...

pois... se calhar o que me falta é mesmo um plano
; )

21 novembro, 2006 21:35  
Blogger Vida de Praia said...

Um plano e o gene do tio Patinhas : )

21 novembro, 2006 22:07  

Enviar um comentário

<< Home