segunda-feira, junho 22, 2026

Verão!
É Verão! Começou ontem às 12:25 com o solstício, altura em que o sol esteve no seu ponto mais alto no céu, e foi o dia mais longo do ano, que aqui foi de 17 horas e 32 minutos. O sol nasce aqui às 04:26 e põe-se às 21:58. As temperaturas condizem com a época, entre 22 e 25 graus. Fi-nal-men-te! ☀️😎
(foto: vida de praia)

domingo, junho 21, 2026

O tempo 
O tempo por estas bandas pode ser incerto, até de Verão. Está muito bem sol e de repente vem um aguaceiro. O tempo é como é.
- os miúdos: "olha, olha, ele tem piscina própria (no carro)!"
- ele: "fui apanhado por um aguaceiro forte" 😁
Bom Verão!

sábado, junho 20, 2026

Extravagância

O arquitecto espanhol (catalão talvez…?) Antoni Gaudi é conhecido pelas suas obras extravagantes. A mais conhecida é La Sagrada Família. Esta, a Casa Batlló, também em Barcelona, bate-las todas aos pontos: não é igreja, nem é habitação, é as duas coisas numa só. Com a fachada ondulada, o telhado que parece ter escamas como alusão a lendas locais com dragões, o uso de bocadinhos de mosaicos, os pilares que parecem ossadas,  as varandas em forma de máscaras, tudo é original. Aliás, duvido até que haja uma única parede direita ou um canto tradicional. 
Mobilar uma casa assim é que devem ser elas…

sexta-feira, junho 19, 2026

À espera 

Com o Verão ainda não instalado, para além dos 2 morangos no meu morangueiro, ainda ando à espera DAQUELES morangos bons...

quinta-feira, junho 18, 2026

Basófias

Ontem não vi o primeiro jogo de Portugal no Mundial, mas pelo que me disseram foi um jogo aborrecido de solteiros e casados, como se costuma dizer. E não teve nada ver com "estamos de rumo à taça", como estas imagem ilustra, um empate de 1-1 com uma nação sem futebol como o Congo... já estão com as basófias do costume.

quarta-feira, junho 17, 2026

Fluorescência

Alguma vez pensaram, porque é que há animais que são fluorescentes? De esquilos e insectos a peixes e outras criaturas marinhas. Segundo li o propósito essencial da fluorescência é... a reprodução: para atrair parceiros. Mas para reproduzir-se é preciso sobreviver. E pensando nos predadores que têm e na necessidade de se esconder destes para sobreviver, não deve ser lá muito prático luzir no escuro, reflectindo os raios ultravioletas, antes pelo contrário. Que dilema.

terça-feira, junho 16, 2026

Viva Cabo Verde!
Viva Cabo Verde, que ontem no Mundial defrontou Espanha e saiu de lá com um empate a 0, o que praticamente é uma vitória, ou pelo menos a segunda melhor coisa depois desta 😁