terça-feira, janeiro 27, 2026

Chegada à Lua
A 20 de Julho comemora-se a chegada da primeira missão, a Apollo 11, com humanos a bordo à Lua em 1969. Diz-se que o astronauta Neil Amstrong foi o primeiro a pisar a superfície lunar no dito Mar da Tranquilidade a 21 de Julho às 2h56 GMT, seguido de Buzz Aldrin. Mas já se sabe quem lá chegou antes dos americanos...
- os vikings
- e o Tintin, claro 😁

segunda-feira, janeiro 26, 2026

Papel de parede eléctrico

Em Portugal rapa-se frio todo o Inverno e uma pessoa fica com frieiras dentro de casa, porque normalmente há um só calorífero, na sala, e mesmo assim só se está bem encamisolado, com meias grossas debaixo de uma manta; e o resto da casa é um gelo. Ir à casa de banho, por exemplo é um drama, tendo-se de atravessar um corredor gelado; o percurso faz-se a correr. E só se consegue dormir com mil mantas, pijama de flanela, lençóis idem e uma botija de água quente, que na minha infância arrefecia durante a noite e acordava-se com  os pés frios.
Já aqui mencionei há mais de um ano que na Escócia tinham desenvolvido uma solução inovadora, supostamente económica, eficiente e ecológica até para aquecer a casa e reduzir a humidade: papel de parede eléctrico! Financiado pela Scotland Beyond Net Zero, uma associação de universidades que faz a pesquisa científica em matérias sustentáveis e desenvolvido graças a uma parceria das Universidades de Glasgow e Strathclyde, a Câmara Municipal de Glasgow e a Associação da Habitação do Oeste da Escócia este papel de parede, que reveste o tecto cuja tecnologia consiste em grafeno impresso num papel de parede de uma fracção de milímetro de espessura e tiras de cobre em cada extremidade, que irradiam infravermelhos, que propagam o calor na divisão tem estado a ser testado em 12 prédios habitacionais mais antigos e mal isolados por lá. E pelo que dizem é uma forma rápida de aquecer a casa: em dois minutos está-se bem. O controle remoto é a partir do telemóvel. 
Voltei a mencionar isto, porque que eu saiba Portugal ainda não adoptaram quaisquer medidas para ajudar as pessoas a tiritar menos dentro de casa... verdade? Então, de que é que estamos à espera???

domingo, janeiro 25, 2026

Ovos
Adoro ovos, mas faço-os sempre da mesma maneira: cozidos. Já estava a precisar de inspiração 🥚😊

sábado, janeiro 24, 2026

Manuscrita

Ontem foi o Dia Internacional da Escrita à Mão, uma faculdade ou arte da qual ainda gosto muito. E que,pelo que li, se vai perdendo cada vez mais: já se disse praticamente adeus às cartas, poucos e cada vez menos são os que escrevem diário, tiram apontamentos em cadernos, etc. Os putos se escrevem apeeontamentos è ao computador ou tiram fotografias ao que está no quadro ou na sessão de slides em  powerpoint. E com possibilidade das assinaturas digitais, daqui a nada nem isso se faz à mão.
Será que este hábito em desuso de pegar num lápis ou caneta e escrever desaparecerá completamente como a técnica dos hieroglifos no Egipto?

sexta-feira, janeiro 23, 2026

Na teoria

Na teoria muitas vezes as coisas parecem melhor do que são na realidade, como no caso da serpente cujo amigo acha que qualquer um tem bom aspecto num skateboard… mau conselho 😊

quinta-feira, janeiro 22, 2026

Mal-entendidos
Quão importante é a comunicação clara e inequívoca para que não surjam mal-entendidos irritantes 😂

quarta-feira, janeiro 21, 2026

Ainda mais nostalgia
E não posso falar da Rua Sésamo sem falar do Dartacão, um dos meus grandes heróis dos anos 80 e uma das minhas histórias de ficção predilectas, uma adaptação dos livros dos 3 Mosqueteiros em que os mosqueteiros são retratados como cães.
Lembram-se das músicas? "Dartacão Dartacão correndo grandes perigos...! "E o amor da Julieta é o Dartacão..." e várias outras.

terça-feira, janeiro 20, 2026

Mais nostalgia
Lembram-se do Egas e do Becas? Em Hamburgo, pelos vistos, adoram A Rua Sésamo, uma das séries de fantoches épicas da minha infância. Ao ponto de porem as suas figutas nos semáforos em dois cruzamentos perto da estação de televisão NDR. A nova regra a partir de agora é: Bei Bert bleibst du stehen, bei Ernie kannst du gehen (Pare com o Egas, com o Becas, pode atravessar). 

segunda-feira, janeiro 19, 2026


Nostalgia

E da A-Team original lembram-se? A série dos anos 80 sobre aquela equipa criativa que conseguia superar as missões mais incríveis e perigosas com coragem, esperteza e disfarces.

domingo, janeiro 18, 2026

De volta

Não sei se se lembram do frenesim que houve ali nos anos 80-90 com os Tamagotchis, aqueles brinquedos que consistiam numa figura de um animalzinho que tinha de ser cuidado e alimentado ou morria, começando no Japão, claro, e que que posteriormente se alastrou a outros países. Entretanto nunca me atrevi a ter um para evitar quer ter de cuidar dele dia sim dia sim – para isso teria arranjado um animal de estimação a sério – e acima de tudo para evitar o drama de ficarem mal e morrerem.
Enfim, tudo isto para vos dizer, que o Tamagotchi está de volta, começando no Japão, claro.

Boa sorte… mas depois não digam que não vos avisei, se o “bicho” não sobreviver e entrarem em crise.

sábado, janeiro 17, 2026

Cabeçalhos enganosos

Li há dias no jornal “Urina de cães na rua passa a dar multa até 300 euros em Barcelona” e fiquei toda contente; já não era sem tempo – é um nojo e uma falta de civismo as pessoas levarem os cães à rua para fazer necessidades. Afinal não vai ser bem assim: a partir de 15 de Fevereiro vão é ter de diluir a urina dos cães nos passeios com uma garrafinha de água com vinagre ou arriscam-se a multas de até 300 euros. E idem quem não recolher os dejectos dos animais das vias públicas. Mas infelizmente com a excepção dos cães de assistência.
Ou seja: vai ficar tudo na mesma…

sexta-feira, janeiro 16, 2026

Mais

Mais frio e mais amor - eis o melhor aquecedor do mundo 😍😃

quinta-feira, janeiro 15, 2026

Mais neve

A neve continua, as férias to Topo Gigio na neve também. é bonito, mas felizmente vem aí tempo menos frio.

quarta-feira, janeiro 14, 2026

Mais Barbies politicamente correctas

Como se não bastasse já uma Barbie gorducha, uma Barbie com diabetes, uma Barbie em cadeira de rodas, uma Barbie com síndrome de Down, em nome da santa inclusão a Mattel acambam de lançar mais uma Barbie Fashionista: a Barbie com autismo, para alertar para mais um a das deficiências invisíveis e criar uma boneca em que as crianças com autismo se possam retratar. Entretanto para o fazer, a meu ver, criaram um chlichê: tem os olhos ligeiramente virados para um dos lados, para reflectir a tendÊncia das pessoas com autismo de evitar contacto visual directo com os outros, os braços e os pulsos são dobráveis, para permitir movimentos repetidos que alguns têm tendência a fazer para expressar entusiasmo ou processar informações; vem com um vestido às riscas lilás de corte mais largo para minimizar o desconforto do contacto entre o corpo e o tecido que muitos têm e que é a côr usada na consciencialização para a Perturbação do Espectro do Autismo; vem com uns auscultadores cor-de-rosa que permitem reduzir os ruídos exteriores (que perturbam muitas pessoas com autismo); um fidget spinner (um disco que roda entre os dedos, que ajuda a reduzir o stress e ansiedade); e um tablet (cor-de-rosa, claro) com alguns símbolos que facilitam a comunicação.
As Barbies não precisam de crirar os típicos padrões irrealistas de beleza (magras, loiras com umas pernas até às orelhas), mas tentar retratar todo o tipo de irregularidades à regra vai enjoar. Nem oito nem oitenta...

terça-feira, janeiro 13, 2026

Lembram-se?
Nos anos 80 adorámos ver a temporada atrás temporada da série televisiva americana Fame, sobre a vida de alunos e professores da High School of Performing Arts, em Nova Iorque, foi transmitida de 7 de Janeiro de 1982 a 18 de Maio de 1987. Até parecia que todos queríamos ser artistas e bailarinos 🩰💃🏻😁

segunda-feira, janeiro 12, 2026

Café da manhã

Sim, o café matinal é importante. E o amor partilhado logo de manhã também 😍

domingo, janeiro 11, 2026

A pirâmide 

Os americanos acabam de inverter a pirâmide alimentar, sugerindo que se deve comer mais carne de vaca. Vamos lá a ver: tem sido um exagero a demonização das vacas em nome do clima, e eu gosto muito do meu bife. Mas tudo com moderação. 
Entretanto quem vai sofrer são as vacas 😁

sábado, janeiro 10, 2026

Primeiros socorros

Sabiam que não somos só nos os humanos que prestamos primeiros socorros? Pelo que li, os chimpanzés, pelo menos no Uganda, na floresta de Budongo, não só limpam e tratam as suas próprias feridas como as dos outros membros feridos da comunidade.
E a meu ver têm a vantagem de ajudar em vez de ficar só a olhar tipo mirones – ou pior: a filmar com o telemóvel 😉

sexta-feira, janeiro 09, 2026

Frio

E pelo que percebi, em Portugal também se rapa frio de momento...

quinta-feira, janeiro 08, 2026

Neve
De momento o tempo aqui é isto... ☃

quarta-feira, janeiro 07, 2026

Exposição
Há que tempos que não vou a uma exposição. Se fosse um destes dias escolheria uma de pinturas do século XVIII-XIX, como a da Dama na praia de Karrebæksminde, de 1898 de L.A.Ring (acima). Ou a das Sardinheiras no parapeito, da Olga Meisner-Jensen (abaixo), que calculo ser da mesma época.

terça-feira, janeiro 06, 2026

Neurodivergência”
Ai, como eu detesto os termos politicamente correctos pseudoinclusivos como o da dita “neurodivergência”, que abrange os diagnósticos da moda como o autismo, a dislexia e o PHDA. Falam em ditos “superpoderes” e meras diferenças no desenvolvimento neurológico em vez de falar em deficiências. Em “neurodiversidade” e cérebros que funcionam de forma diferente do que a sociedade considera “típico” (ou “neurotípico”). Mas o que é isso afinal? Porque afinal de contas todos os cérebros funcionam de forma diferente, todos captamos a realidade através dos nossos sentidos de forma única. E quem tem problemas mentais como a depressão e a esquizofrenia também diverge da dita norma, tanto ou mais do que os que se intitulam de “neurodivergentes”. Se o intuito é reduzir o preconceito e a discriminação em relação às pessoas ditas “neurodivergentes”, há que dar-lhes atenção e cuidados especiais ou tratá-las como iguais com o potencial de se adaptar a um mundo, que afinal de contas, não serve à risca para ninguém?

segunda-feira, janeiro 05, 2026

Direitos e deveres

Não se pode falar de direitos sem falar de deveres. Por exemplo, se queres ser respeitado, como tens direito, tens de respeitar os outros. Se queres que os outros tratem bem as tuas coisas, tens de tratar bem o que é dos outros. E é uma dualidade essencial que também que se ensinar às crianças: ai queres ser ouvida? Então ouve os outros sem os interromper. Tens direito de participar nas actividades escolares, mas tens que esperar pela tua vez para falar. Tens o direito de brincar no recreio e nos teus tempos livres, mas tens o dever de trabalhar na aula, de fazer os trabalhos de casa para o dia seguinte e de colaborar em pequenas tarefas domésticas como arrumar os teus brinquedos.
Faz todo o sentido.

domingo, janeiro 04, 2026

Ginasticar

Ao menos a UE não pode sobrepor taxas a quem faz ginástica ao ar livre, sem qualquer afiliação clubista. Como o NASA Mike, aliás Michael Comberiate, engenheiro aposentado da NASA (daí a alcunha) que viaja o mundo e faz o pino onde quer que chegue; as mãos no chão e os pés no ar e zás! Já passou por mais de 250 países e territórios e já conta mais de 105.000 pinos. Aos 77 anos e mesmo após em período de doença grave, ainda está ali em forma 😊
E como quem faz o pino em público atrai atenção, tem dado inúmeras oportunidades de conversar e fazer amigos pelos sítios por onde passa.

sábado, janeiro 03, 2026

Cretinagem de Bruxelas

A UE deve consistir de uma cambada de cretinos, que não dá valor à saúde física e mental das suas populações. Ou não teriam acabado de passar uma lei que torna obrigatório sujeitar ao IVA em tudo quanto seja exercício físico e aulas de música, de dança e de olaria, por exemplo. Graças a mais esta lei idiota de Bruxelas, os europeus vão-se tornar intelectualmente uns pigmeus em péssima forma física.

sexta-feira, janeiro 02, 2026

Caridade

Fala-se muito dos excessos da época natalícia. E muito pouco de actos de caridade também a ela ligados. Como a iniciatica do bar Sem Cerimónias, em Alvalade, que mais uma vez abriu a 26 de Dezembro para receber as suas sobras de Natal que qualquer pessoa quisesse entregar, para depois distribuir por pessoas mais carenciadas.
A campanha chamou-se “Natal Sem Cerimónias e Sem Desperdício” e contou com a parceria com a ReFood para a distribuição.
Bem ajam!

quinta-feira, janeiro 01, 2026

Bom 2026! 

Hoje começamos mais um ano novinho em folha. Que 2026 seja muito bom, e que se resolva pelo menos um conflito dos grandes uma vez por todas.