sábado, dezembro 31, 2016


Boas entradas! 
Hoje é dia de festa: estamos a poucas horas de 2017. E a nossa entrada vai ser luso-dinamarquesa, com uma boa mistura de pessoal de uma nacionalidade e outra, algumas até do Cacém, a minha cidade vizinha lá em Portugal! :-) 
Boas entradas!

sexta-feira, dezembro 30, 2016


Os pauzinhos
Quando vou buscar sushi nunca trago pauzinhos, mas como com pauzinhos; só que reciclo. Uma excelente coisa, pois li há dias que os pauzinhos são um peso para o ambiente, particularmente para as florestas do sudoeste da Ásia, de onde eles vêm: 4 milhões de árvores são abatidas todos os anos para produzir os 57 biliões de pares de pauzinhos descartáveis que se usam anualmente no mundo inteiro. Para além de que os coitados que os produzem trabalham em condições deploráveis semelhantes a escravatura.

quinta-feira, dezembro 29, 2016


As botas 
O Cristiano Ronaldo é indiscutivelmente o melhor jogador do mundo, graças a muito esforço, disciplina e dedicação. E às suas botas: segundo li as botas de cores garridas exacerbam a autoestima, e uma boa autoestima melhora o teu jogo, enquanto que as botas pretas normais lhe parecem lentas e ele quer sentir-se rápido :-)

quarta-feira, dezembro 28, 2016


Antihidrogénio 
Devo desde já confessar que o campo da física nunca foi o meu lado forte; muita coisa é abstracta demais para a minha cabeça. Especialmente quando começam a falar de anti-coisas: anti-matérias, por exemplo. E mais recentemente antihidrogénio, que supostamente é a antítese do hidrogénio ou o seu reflexo reverso: enquanto que o hidrogénio consiste de protões (+) e electrões (-), o antihidrogénio consiste de antiprotões (-) e (não adivinharam) positrões (+). Se se juntam supostamente desintegram-se e fundem-se, criando energia. 
Hã...? 
Adeus, prémio Nobel :-D

terça-feira, dezembro 27, 2016


Uma pessoa melhor
Eu sabia que era uma excelente pessoa. E agora sei o porquê: é ver filmes românticos que me tornou assim. Isto segundo um artigo publicado recentemente: parece que pessoas que vêm filmes românticos têm um sentido moral, de carinho, de lealdade e de justiça mais apurado do que as que preferem ver filmes de acção. Investigadores da University at Buffalo, nos EUA pediram a 87 estudantes que vissem um ou o outro tipo de filme e os que foram expostos a filmes românticos tornaram-se mais carinhosos, enquanto que exposição a filmes de acção pareceu surtir o efeito oposto.

segunda-feira, dezembro 26, 2016


Aranha 
Quem não viu os filmes do Harry Potter talvez fique um nadinha à nora com esta: foi descoberta uma nova aranha na India que pela forma sui generis que tem, parecida com o chapéu de Gryffindor, da casa de Griffindor na Escola de Magia de Hogwarts, recebeu o nome Eriovixia gryffindori. 
A Eriovixia gryffindori é uma criatura misteriosa, que é activa de noite na mata dos bosques indianos esconde-se e faz-se passar por folhas murchas durante o dia. 
(foto © Indian Arachnology)

domingo, dezembro 25, 2016


Boas Festas! 
Só passei por aqui para vos desejar Boas Festas e um Feliz Natal! Espero que o passem na companhia das pessoas de que mais gostam.

sábado, dezembro 24, 2016


Noite de Natal
E finalmente chegámos ao dia da noite de Natal. E como já sabem para além da companhia o que mais me apela não são o jantar nem as prendas nem os hinos mas a melhor sobremesa do mundo! :-D

sexta-feira, dezembro 23, 2016


Fééééééérias! 
Este ano o Natal calha no fim-de-semana, por isso não compensa muito em termos de férias, mas como tirámos 2 dias de férias no prolongamento do mesmo vamos er umas miniférias. Também não é nada mau.

quinta-feira, dezembro 22, 2016

Dançar é viver
Não percebo nada de passos nem de coreografias pré-estabelecidas, mas adoro dançar. E segundo li dançar é tremendamente saudável. Para além de ser um óptimo treino para queimar calorias e fortalecer os músculos e contribuir para melhor equilíbrio e coordenação motora, também ajuda a ficar com uma postura melhor. E se dançamos com outras pessoas sentimo-nos automaticamente mais ligadas a elas, mais em sintonia, ficamos de bom humor e mais equilibrados também mentalmente :-)

quarta-feira, dezembro 21, 2016


Bater palmas em coro 
Já aqui referimos a oxyocina, mais conhecida pela hormona do amor, que para além de ser essencial para criar laços, por exemplo entre pais e filhos e entre namorados, interpretar os sentimentos de outrem e diminuir ansiedade e stress, de uma forma geral fortalece o sentimento de comunidade. Pois segundo um estudo publicado por investigadores do Center for Music in the Brain da Universidade de Århus na Dinamarca recentemente publicado na revista Scientific Report, isto tem ainda mais implicações: ajuda-nos a bater palmas de forma mais sincronizada com os demais. Testaram isto dando oxytocina em forma de spray a alguns participantes no estudo e os que tinham inalado a hormona eram melhores a bater palmas sincronizadas.

terça-feira, dezembro 20, 2016


As cores
Segundo li, já não precisamos de sociólogos para revelar a que classe social é que as pessoas pertencem; basta ver a sua preferência cromática. Segundo um estudo em que usaram 5 canetas de feltro de duas cores só, quatro verdes e uma côr-de-laranja, 72% dos participantes da classe trabalhista escolheram uma das canetas verdes, enquanto que os participantes da classe média (58% destes) tinham mais tendência a escolher a côr-de-laranja.
A explicação, no entanto, não se refere necessariamente às côres em si, mas talvez ao facto de a classe trabalhista ser pró-maioria e a classe média gostar de sobressair; se só houvesse uma caneta verde e quatro laranja, imagino que tivessem escolhido precisamente a verde.

segunda-feira, dezembro 19, 2016


Os introvertidos e as compras 
Se há coisa que eu detesto é ir às compras. E quando vou ter logo uma empregada entrometida à perna a perguntar se preciso de ajuda. Se eu precisar de ajuda digo. Acho por conseguinte genial que uma cadeia de lojas coreana tenha inventado cestos das compras onde assinalas logo se precisas ou não de ajuda: quem leva um com o letreiro verde é deixado em paz, quem leva um com o letreiro laranja é logo abordado.

domingo, dezembro 18, 2016


4º Domingo de Advento  
E chegámos ao último Domingo desta época de Advento. E o dia em que penso fazer os bolos-rei da praxe ;-)

sábado, dezembro 17, 2016


Series 
Não vejo séries. E pela lógica que li há dias não devia ter assunto para conversa – é que segundo li muita gente (entre 30-50%) só se põe a ver séries no Netflix, HBO etc. para ter team para conversar com outros, que também vêm séries para ter tema de conversa. 
Absurdo...? ;-)

sexta-feira, dezembro 16, 2016


O óleo de menta 
Li há dias que o óleo de menta é uma substância extraordinária: entre outras propriedades, cheirá-lo diminui a fome e dá energia, ingeri-lo ajuda a acalmar o intestino grosso irritado e massajá-lo nas têmporas diminui as dores de cabeça consideravelmente.

quinta-feira, dezembro 15, 2016


 
O amor 
Quem tem passado por Paris já se deparou concerteza com os cadeados que casais de namorados penduram nas pontes do rio Seine com promessas de amor eterno. E com esta brincadeira já vamos em mais de 1 milhão de cadeados ou 65 toneladas de metal (!) que está a trazer as pontes à beira do colapso. Por isso agora estão ser removidos pelas autoridades e vão ser vendidos os cadeados a quem quiser uma recordação da cidade do amor e as receitas, que se prevêem vir a atingir os 100.000€, vão para uma boa causa: o trabalho de solidariedade para com os refugiados. Podia dizer-se que é mais uma manifestação de amor. 
(fotos: Jacky Naegelen og John Schults © Scanpix)

quarta-feira, dezembro 14, 2016


Na Europol também é Natal
Uma pessoa aqui a pensar que na Europol é tudo muito sério e afinal...: segundo a agencia noticiosa Ritzau têm um calendário online no Facebook e no Twitter daqueles em que se abre uma janelinha com a data todos os dias com os 24 criminosos mais procurados nos diversos países da UE. Dia 7 foi a janelinha dinamarquesa.
Uma maneira divertida de tentar apanhar criminosos :-D
(foto: Chesnot © 2016 Chesnot)

terça-feira, dezembro 13, 2016


A higiene do sono 
Para assegurar uma boa noite de sono há que criar bons hábitos e evitar os maus: por exemplo é essencial ter o quarto bem arejado antes de dormir, evitar ver televisão, estar ao computador e ver o telemóvel à hora de deitar, é bom praticar desporto, mas não muito tarde, evitar o álcool e a cafeína e de uma forma geral os líquidos em grandes quantidades à noite, evitar a nicotina,  evitar ir de barriga cheia ou vazia para a cama, evitar as comidas picantes, os doces e o chocolate à hora de deitar e não deitar-se com a luz acesa.

segunda-feira, dezembro 12, 2016


As pevides

Há muito tempo que não como pevides, mas devia: segundo li aquele aperitivozinho da nossa infância é supersaudável: as pevides são ricas em magnésio, que fortalece os ossos e melhora a circulação sanguínea, fytosterol, que reduz o colesterol, proteínas e fibra, que nos deixam saciados durante bastante tempo, e L-tryptofano, um ácido de amino que nos deixa de bom humor.

domingo, dezembro 11, 2016


3º Domindo de Advento 
E acendemos hoje a terceira vela. As compras natalícias estão praticamente acabadas e as prendas quase todas compradas :-) 

sábado, dezembro 10, 2016


Mais intelligente – 5 
O mais espantoso nesta estatística toda é que quem fume e beba álcool para relaxar e quem beba álcool regularmente parece ser mais inteligente do que os demais... näo faz sentido, mas parece que é assim.

sexta-feira, dezembro 09, 2016


Mais intelligente – 4 
Também há quem ache que pessoas com opinião política mais para a esquerda são mais inteligentes que as de outras observâncias. E o mesmo se pode dizer das que têm mais tendência para preocupações em relação às que se estão a lixar. E das que têm bom sentido de humor.

quinta-feira, dezembro 08, 2016


Mais intelligente – 3 
Se és alto e magro também tens grande probabilidade de ser mais inteligente do que a média. Um estudo publicado na revista Neurology em 2006 revelou que quanto mais larga a cintura mais reduzidas são as capacidades cognitivas da pessoa. E outro estudo levado a cabo entre rapaziada de 11 anos de idade revelou que as crianças que se sairam pior em testes cognitivos eram as que tinham maior probabilidade de vir a tornar-se obesas. E um estudo da Universidade de Princeton demonstrou que crianças que se tornaram adultos mais altos tinham um IQ mais alto do que crianças mais baixas e em adultos também ganhavam mais dinheiro.

quarta-feira, dezembro 07, 2016


Mais intelligente – 2
Outros pârametros relevantes têm a ver com o lugar no grupo de irmãos, os primeiros meses de vida e a preferência de mão: se és o mais velho de um grupo de irmãos há a grande probabilidade de seres mais inteligente que os demais (não é  novidade, he he he). Melhor ainda se foste amamentado. E se és canhoto, o que ao mesmo tempo te acpacita a conseguir usar várias competências cognitivas ao mesmo tempo.

terça-feira, dezembro 06, 2016


Mais inteligente – 1
Sabes como é que descobres se és mais inteligente do que a média sem te submeteres a um teste? Há vários parâmetros interessantes.  Por exemplo: se aprendeste a tocar um instrumento em miúdo há grande probabilidade de seres bastante inteligente. Pesquisas já demonstraram que a capacidade de tocar um instrumento ajuda as crianças a desenvolver-se de forma positiva e apenas no primeiro mês de aulas de música a inteligência melhora a olhos vistos.

segunda-feira, dezembro 05, 2016


Património mundial 
Parece que a UNESCO não impõe limites ao que passa a ser considerado património “imaterial” mundial: o fado já lá está e agora querem para lá mandar a falcoaria portuguesa. A falcoaria??? Nem eu me tinha apercebido nestes anos todos que a falcoaria era uma coisa particularmente portuguesa ou interessante...

domingo, dezembro 04, 2016


2º Domingo de Advento 
E lá se acendeu mais uma vela nesta contagem decrescente natalícia e já temos mais algumas prendas compradas.  E já bebemos mais um bocadinho de vinho quente com especiarias :-)

sábado, dezembro 03, 2016


Imaginação natalícia 
A árvore de Natal deste ano no Terreiro do Paço está muito gira, muito imaginativa.

(foto:  Alexandre de Sousa)

sexta-feira, dezembro 02, 2016


Greve 
Bem sei que todo o assalariado tem direito a fazer greve, mas detesto greves; não sei se chegam com a elas a onde querem em termos de reivindicações, mas servem sempre para chatear quem nenhuma culpa tem – os utentes.
Entretanto há dias li que nos EUA os motoristas da Uber pensam entrar em greve. Reivindicam salários melhores. Hahahahaha: então estes gajos trabalham numa firma altamente ilícita e ainda se queixam? Quem me dera que outros elementos de profissão ilegal seguissem o exemplo e fizessem greve: os traficantes de drogas, por exemplo, ou os larápios ;-)

quinta-feira, dezembro 01, 2016


Melhor 
Paul Pava, um artista plástico dinamarquês, inventou um conceito ainda melhor do que o Black Friday emprotesto contra este: amanhã tudo o que tem no atelier-loja é grátis para quem quiser ir buscar. Chamou ao conceito Give Away Friday e espera que se alastre ao mundo inteiro  :-D