sexta-feira, maio 31, 2024

Amizades
Sempre tive mais facilidade em fazer amigos homens do que amigas; as raparigas são mais complicadas, fazem joguinhos e intrigas, enquanto que os homens de uma maneira geral são o que demonstram, não guardam rancor e estão sempre ali para o que der e vier. E é pena terem tão má reputação no campo da amizade; pelo menos há quem os veja, especialmente nas relações entre eles, como superficiais e competitivos. Não é nada assim que os meus amigo são e sempre pude contar com eles emocionalmente. E já conheci muitas raparigas sem grande profundidade e competitivas que só elas. Lembro-me de uma no liceu me pôr ao fresco por ter as melhores notas da turma, tendo ela as segundas melhores notas. E se havia duas meninas bonitas na turma...? Uuuuuui!...

quinta-feira, maio 30, 2024

Luxo canino 
Ouviram falar da BARK Air, a companhia aérea que foi criada para transportar animais de estimação, juntamente com os seus donos, claro? A ideia veio do próprio director executivo, que teve dificuldade de transportar o seu cão em vôos de longa distância num avião normal. Na BARK Air tomam em consideração todas as necessidades de conforto dos animais, tendo em conta que muitos animais ficam stressados em viagens de avião: têm um check-in rápido, uma sala de espera com guloseimas para os animaizinhos e a bordo servem desde “champanhe para cães e comida. Tem lugar para 15 passageiros mais os cães, mas para mais conforto só leva máximo 10, e um bilhete de ida para um vôo internacional custa 8.000 dólares para uma pessoa e um cão e os domésticos 6.000 dólares. Começam por ter rotas para Nova Iorque, Los Angeles e Londres, mas alargarão o número de destinos se forem bem sucedidos.

quarta-feira, maio 29, 2024


Pastel de nata ou Lego 
Já de pastéis de nata e de legos gosto mesmo muito. E nada melhor do que juntar o útil ao agradável: a Lego lançou recentemente um pastel de nata feito de legos: tem mais de 11.000 peças e pode ver-se na loja da Lego em Lisboa.

terça-feira, maio 28, 2024

A Tesla

Não gosto mesmo nada da Tesla: para além de usarem mão-de-obra infantil para extrair os minerais necessários para as baterias, e para os extrair usam mercúrio, que acaba por ir contaminar os leitos de água, são gananciosos e mentirosos. Houve um problema enorme com as suspensões e direcções, que tinha, peças defeituosas; a Tesla sabia, mas quando se partiram – o que podia ter causado mortes – culpou os condutores.

segunda-feira, maio 27, 2024

Bondade

Não precisa de explicação, apenas de tradução: o mundo está cheio de gente boa: se não encontras uma, sê uma.

domingo, maio 26, 2024

Restaurante de peixe

Em Copenhaga são poucos os restaurantes que servem bom peixe. Este, o Kroghs, é um dos poucos e um favorito. E que vontade que me está a dar, que ganas, por um almoço de peixe! 

sábado, maio 25, 2024

Canhotos

A maioria das pessoas são destras, quer dizer usam predominantemente a mão direita. Mas 10% da população é naturalmente esquerdina og canhota (digo naturalmente, porque antigamente consideravam os canhotos defeituosos e na escola obrigavam-nos a tornar-se destros e eram castigados até conseguirem). E diz-se que os canhotos de uma forma geral são pessoas inteligentes, o que só posso confirmar vendo  o exemplo de uma irmã minha que o é. Mas como é que uma pessoa fica canhota? Pelo que li, é o cérebro que decide: quando o hemisfério esquerdo é mais dominante para o controlo das mãos, a pessoa é destra, se é o hemisfério direito é esquerdina. O processo de decisão do cérebro é que, apesar de muitas pesquisas, continua um mistério.

sexta-feira, maio 24, 2024

Sacos 
Em nome do ambiente proibiram-se os talheres descartáveis de plástico e ficámos com a porcaria dos idem em bambu, com os quais é praticamente impossível espetar e cortar a comida; e se se consegue uma garfada, fica a saber mais a bambu do que a comida. Agora a UE quer acabar com a fruta já embalada com plástico e promover a fruta a granel e substituir os sacos fininhos de plástico para a fruta por sacos de papel. E para manipular o comportamento dos consumidores, para os forçar a escolher os de papel, daqui a nada os consumidores passarão a pagar uma taxa pelos tais sacos de plástico, como aliás já se paga uma fortuna pelos sacos mais fortes de plástico para as compras. Entretanto quem já viu idas ao supermercado em filmes americanos sabe, que nem é preciso sequer chover para os sacos de papel ficarem furados no fundo e as compras acabarem todas espalhadas pelo pavimento. Será que od eurodeputados não vêem filmes americanos? Ou estão apenas a lixar-se para o povo, dando preferência à ideologia cega acima da nossa qualidade de vida?

quinta-feira, maio 23, 2024

Cidade de chocolate

Li há dias que na província de Xi’an i Shaanxi, na China tinham aberto um novo museu bastante diferente: em vez das exposições normais, retrataram a história da cidade, com os brasöes e tudo o mais, com chocolate preto. Imaginem as toneladas de chocolate usadas para fazer isto tudo – e com o cacao ao preço que está!...
Controlam as temperaturas e humidade para proteger as exposições. Só espero que também tenham pensado em protegê-las dos mais gulosos 😉

quarta-feira, maio 22, 2024

Adeus, pessimismo

Se eu vos dissesse que o mundo está cada vez melhor, apelidavam-me por certo de ingénua ou parva e chamavam-me à atenção de que não é isso que vemos nas notícias. Pois não; mas o problema está nas notícias que buscam e rebuscam e perseveram no mau. É um facto que graças a leis que protegem os trabalhadores, as crianças, as mulheres, mais foco na entreajuda voluntária, enfim, valores mais humanistas que cada vez mais se propagam pelo mundo, o mundo está melhor. E se não acreditam, desliguem as notícias e vejam o que se passa à vossa volta com os vossos próprios olhos.

terça-feira, maio 21, 2024

Detox

E a propósito de tecnologias, ou a propósito de mitos: quem pensa que ficar sem telefone durante um período para “desintoxicar”, está muito enganado. Os peritos não o recomendam, uma vez que o telefone mais que tudo é um meio de independência, de individualidade, de contacto com o mundo e de recreio. Tirem-me isso e fico stressada.

segunda-feira, maio 20, 2024

Máquina
Apresento-vos o Adamastor Furia, o primeiro supercarro português, produto de uma parceria entre o mundo académico e o idem empresarial com o intuito de desenvolver novas tecnologias dentro da paixão automóvel comum a ambos. Pouco pesado (1.100 kg.) e aerodinâmico, graças à construção de fibra de carbono, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, a 200 km/h em 10,2 segundos e até 300 km/h. Feito na Perafita (onde também têm aquele tal restaurante, lembram-se?), em Matosinhos. Exclusivo quer pelo design, quer pelo preço (1,6 milhões de euros antes dos impostos). Vão fazer uma série limitada de apenas 60 veículos, uns para a estrada, outros para a pista. Entretanto a este preço podiam bem contentar-se com a metade... a não ser que consigam atrair o Cristiano Ronaldo e outros bilionários excêntricos.

domingo, maio 19, 2024

Quente e frio

Há quem tenha receio de se movimentar entre temperaturas, pensando que fica mais propenso a ficar doente se fôr repentinamente do frio para o quente e viceversa. Mas recentemente veio-se a ver, que não passava de um mito, e mais: que fortalece a saúde mental e o sistema imunitário e muscular trocar rapidamente entre temperaturas extremas – por exemplo ir da sauna para uma banheira de gelo, ou de um banho gelado de rio para um banho quente, ao que se chama “banhar-se de contraste”. Isto até é oferecido em diversos hotéis e spas por todo o mundo, da Finlândia e Lapónia sueca à Ásia e América do Norte.

sábado, maio 18, 2024

Cães-guia

Continuando entre os nossos amigos de quatro patas, achei interessante ler sobre uma matilha de cães em Akaroa, na Nova Zelândia que foram treinados para procurar golfinhos Hector, que lá são raros. Vão num barco e com o seu apuradíssimo sentido de audição identificam-nos à distância  pelos seus sons (cliques e assobios) com que comunicam entre si. E não latem, por isso não assustam os golfinhos mas estão suficiente alerta para os turistas toparem, que há golfinho à vista.
(fotos: Natasha Bazika)

sexta-feira, maio 17, 2024

Viagens

Os gatos andam sempre a fazer das deles e são fascinados por caixas. Mas a gata Galena, do Utah, EUA, “esmerou-se”: em meados de Abril foi encontrada numa caixa, onde tinha passado 6 dias sem comer nem beber, e a 1.600 quilómetros de casa, na Califórnia; tinha entrado numa caixa com botas, que voltou a ser fechada e levada para os correios para ser devolvida. Os donos, Carrie e Matt, não se aperceberam de que a gata tinha entrado na caixa antes de a fecharem; procuraram a bichana por todo o lado, afixaram cartazes, pediram a ajuda de amigos a procurar e ficaram loucos de preocupação quando as buscas não deram em nada. Já estavam prestes a desistir, quando lhes ligou um veterinário a informar, que a coitadinha da gata, desidratada e esfomeada, mas graças a uma ranhura na caixa tinha tido oxigénio suficiente e tinha sido encontrada viva em Los Angeles ainda dentro da caixa por uma funcionária da Amazon, que a levou a um veterinário para verificar se tinha um chip de identificação. E tinha. Foi reunida com os donos no dia seguinte.
Para a próxima...

quinta-feira, maio 16, 2024

Chove peixe!...

Ouviram falar daquele fenómeno recente no Irão em que choveu peixe? Ou que afinal não aconteceu, mas podia ter acontecido, porque segundo a ciência, é um fenómeno existente, por exemplo quando ventos fortes e tornados os levam e deixam tombar noutro sítio?
Eu gosto de peixe, mas preferia que chovesse com lulas 😊

quarta-feira, maio 15, 2024

Casas-de
-banho

Pode-se dizer muito sobre o governo britânico, mas num ponto fulcral demonstrou tento (e FI-NAL-MEN-TE que alguém o faz sobre este assunto!): insiste em que no Reino Unido as casas-de-banho continuem a ser divididas por género nas escolas, hospitais, restaurantes, centros comerciais e outros sítios públicos que tais. A ministra das Mulheres e da Igualdade britânica afirma que as casas-de-banho ditas neutras negam a privacidade e a dignidade tanto a homens como a mulheres”. Como tal querem acabar com as casas-de-banho ditas neutras. Claro que esta medida está a ser atacada ferozmente pela comunidade transgénero, que, como sempre, se acha discriminada, e grupos LGBT apelidam a proposta de “transfóbica”, como seria de esperar. Pois eu cá sinto-me incomodada se um homem, por muito mulher que se “sinta” entra na mesma casa-de-banho que eu. Porque deixar uma minoria chatear a maioria?

terça-feira, maio 14, 2024

Ovos porque sim
Há muita controvérsia sobre os ovos. Nem sei bem porquê: está mais do que documentado, que os ovos, com as suas vitaminas A, D E e B12, riboflavina e folato e minerais como o ferro, o cálcio, o iodo, o selen e o zinco, fazem bem à saúde. E têm o bom colesterol. Pelo que li os ovos, especialmente ao pequeno-almoço, são essenciais à perda de peso, por terem tanta proteína e poucas calorias e darem a sensação de estarmos fartos, diminuindo a necessidade de comer antes do almoço. Os ovos também fortalecem o sistema imunitário, graças ao alto conteúdo de selen, fortalecem igualmente a memória graças ao aminoácido cholin, e a vista graças à luteína. E o cálcio e a vitamina D fortalecem os dentes e os ossos, claro. O para além disto tudo ajuda a prevenir a depressão também através da vitamina D, que também é essencial à regeneração das células, abrandado o efeito da idade em relação à pele. E não só, mas a lista já vai longa 😊

segunda-feira, maio 13, 2024

Bando dos livros
Já ouviram falar do bando dos livros? Fazendo alusão às histórias do tio Patinhas, trata-se de um bando tipo os Metralhas, mas que em vez de roubar dinheiro, tem andado a roubar livros raros e preciosos, tipicamente primeiras edições, e particularmente de autores russos, como Alexander Pushkin e Nikolai Gogol, de bibliotecas nacionais na Repúblia Checa, Polónia, Lituânia, Estónia, Látvia, Finlândia, Alemanha, Suiça e França. Suspeita-se que os tenham vendido em leilões na Rússia. Têm espalhado o terror no mundo dos bibliotecários, chegando os seus furtos no total a um valor superior a 2,5 milhões de euros. Não é qualquer um que tem acesso a tais obras, que normalmente não estão sequer expostas ao público; eles disfarçavam-se de investigadores literários e pediam para estudar as preciosas obras em questão. E enquanto os bibliotecários estavam distraídos, trocavam os originais por cópias, o que só se notava tarde demais.
Pois, depois de anos de investigações, finalmente foram apanhados pela Europol.
...
Se quiserem posso fazer o manuscrito para o filme.

domingo, maio 12, 2024

Ponte suspensa

Não sou muito dada a vertigens, mas o ser humano não foi feito para alturas descomunais. Ainda assim há quem tenha o fascínio e de propósito desafie os seus sentidos (e este quem não sou eu, porque detesto sentir vertigens e a náusea que dão): quedas de paraquedas, bunijeejumping. E passeios por pontes pedonais suspensas entre enormes ravinas, como esta, a em Sellano, na região da Úmbria, em Itália, inaugurada em fins de Março e que com os seus 175 metros de altura acima do nível do mar dizem ser a mais alta ponte pedonal suspensa da Europa, tão alta como a de Arouca. Chamam-lhe a “Ponte Tibetana”, porque deve fazer lembrar os picos tibetanos e tem 500 metros de cumprimento. E lá muito em baixo o rio Vigi.
...
Socooooorro!

sábado, maio 11, 2024

Flutuação
Desde que aprendi a nadar que adoro ficar a flutuar. Mas não fazia ideia de que há um método terapeutico ao redor da flutuação, que dizem ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e depressão e outras maleitas do foro psicológico. Sessões de uma hora num tanque de flutuação em água quente saturada de sal supostamente é tiro e queda. Sabiam?

sexta-feira, maio 10, 2024

Acção

O que fazer quando se fica com um pneu furado vez após vez? Eu exalto-me, barafusto sózinha; o que não resolve nada.
Apresento-vos o americano Alex Benigno (na foto), que não se contentou com barafustar: já estava tão farto de ter que mudar pneus furados quer no carro quer na bicicleta, que decidiu passar os tempos livres a recolher pedaços de metal da estrada por toda a Atlanta, EUA. Com ímanes na bicicleta já conseguiu recolher mais de 180 quilos de metal.
180 quilos! Mas o pessoal anda a fazer malabarismo com pregos e parafusos ou quê?

quinta-feira, maio 09, 2024

Diamantes são para sempre

Quem não tem dinheiro para comprar ouro e pedras preciosas, contenta-se com pechisbeque. Pelo menos sempre foi assim; agora, pelos vistos fazem-se diamantes sintéticos em laboratório, e diz-se que são de tão boa qualidade que só o melhor joalheiro com as ferramantas adequadas consegue ver a diferença entre estes e os diamantes que levaram milhares de anos a desenvolver naturalmente nas minas. Afinal de contas ambos são prismas de carbono, mas cristalizados e endurecidos de forma diferente, os verdadeiros através de milhares de anos de pressão atmosférica, e os sintéticos através ou da exposição a gás de carbono em calor extremo, o que faz com que as partículas de carbono se concentrem em poucas semanas, ou de partículas de carbono expostas a alta-pressão e altas temperaturas.
Não tenho nenhum diamante, mas se tivesse gostava que fosse um com história milenar.
(foto: Davide Monteleone, Nat Geo Image Collection)

quarta-feira, maio 08, 2024

A sede do saber

Apresento-vos o Luis Francisco Ponce de León Jimenez, um espenhol de 80 anos de idade, que nunca se cansou de querer aprender. Ao ponto de já ter tirado dez licenciaturas diferentes, não por indecisão, mas por curiosodade e sede do saber, e, como tal, ainda continuar a estudar para uma 11ª. O que lhe deve puxar adequadamente pela “molécula”. Excusado de dizer que é o universitário mais idoso de Espanha, uma vez que há muito pouca gente tão curiosa como ele.

terça-feira, maio 07, 2024

Jejum intermitente

A maneira como eu encaro a alimentação é muito pragmática: tudo com peso e medida, evitar os exageros e as modas e sobretudo evitar “receitas” de ditos peritos de alimentação, uma profissão que tem vindo a crescer descomunalmente sem que os seus praticantes, que vivem da ingenuidade dos clientes, sejam verdadeiramente qualificados. Nunca me lançaria em dietas estritas de só poder comer um x número de bagas de uva, ou não poder tocar num determinado alimento, ou fazer dietas malucas e desiquilibradas como a Atkins rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono, ou a outra rica em gordura e pobre no resto.
A mais nova destas modas é a do jejum intermitente, em que só se come em determinadas alturas do dia (por exemplo entre as 7 da manhã e as 7 da noite); tornou-se extremamente popular, mas estudos recentes apontam para os riscos que acarreta para a saúde, em particular doenças cardíacas.
...
Peso e medida. E tento.

segunda-feira, maio 06, 2024

Puxão

O podcast Birras da Mãe voltou a trazer um tema no mínimo controverso: aqueles comentários retrógrados de avós frustrados e enervados com a passividade dos filhos face ao mau feitio e birras dos netos, do estilo “isto não ia lá mais depressa com um puxão de orelhas?”
A resposta é muito simples: não! Todos os puxões de orelhas, tabefes e sovas que me deram só me deram ganas de fazer ainda pior, mas pela calada 😉
E já agora, para quem se esqueceu, os castigos físicos já são ilegais há muito tempo.

domingo, maio 05, 2024

Cocas

Lembram-se dos Marretas, aquela série de fantoches que atingiu enorme popularidade nos anos 80, com o verdíssimo Sapo Cocas (à direita) como a estrela à frente de uma companhia de teatro? Marcou-me muito. E também deve ter marcado quem encontrou este crânio fossilizado (à esquerda) do período dito Pérmico de há quase 300 milhões de anos, tanto que até banho  a criatura anfíbia de Kermitops gratus, em homenagem ao Sapo Cocas (em inglês Kermit). O crânio, não do Cocas, mas do Kermitops gratus, está exposto no Smithsonian Museu Nacional da História Americana.

sábado, maio 04, 2024

Mistérios

Um melro-azul (Monticola solitaruis) tem feito as delícias de ornitólogos nos EUA e dado que falar: desde que Michael Sanchez, um fotógrafo amador captou a sua imagem algures numa praia na costa oeste, no Oregon, que a malta se pergunta como é que a ave nada indígena daquele sítio, mas de lugares com fragas e rochas, lá tinha ido parar.
...
A voar? 😊

sexta-feira, maio 03, 2024

Bluey
Conhecem a série de desenhos animados australiana Bluey, que é transmitida no canal Disney? Nunca a vi, mas já vi os bonecos icónicos. Parece que se tornou extremamente popular, inspirando tema de festas de anos, brinquedos, livros, etc., que rapidamente esgotam nas lojas. Entretanto pelo que li é feito para crianças, mas, pelos vistos, os pais gostam mais do desenho animado do que os filhos...
... portanto não usem a desculpa que só estão a ver por causa dos miúdos 😉

quinta-feira, maio 02, 2024

Árvores

O inigmático artista Banksy voltou a fazer das suas: agora pintou um mural de uma árvore no norte de Londres. Este apareceu da noite para o dia em meados de Março num prédio residencial em Londres, na Hornsey Road, em Finsbury park; bem, não é bem, uma árvore mas umas manchas verdes a fazer de folhas por detrás de uma árvore despida de folhas. E ao lado pintou uma mulher com uma máquina de lavagem à pressão, como aquelas que se usam para lavar passeios, paredes, etc. Suspeitava-se que fossem obra dele e ele confirmou-o.

quarta-feira, maio 01, 2024

Dia Internacional do Trabalhador 
Hoje comemora-se o Dia Internacional do Trabalhador, que é feriado em muito sítio. Na Dinamarca não é feriado, mas se se tem o dia (ou meio dia) livre ou não depende da profissão e contrato que se tem. Antigamente também era um dia livre para mim, mas mudaram-me entretanto o contrato, por isso como já é costume há uns anitos, vou trabalhar.
A luta continua por condições de trabalho melhores e mais dignas.
Bom Dia Internacional do Trabalhador!