quarta-feira, novembro 13, 2024

Piggy

Uma pessoa chega a um canil e escolhe um animal abandonado, salvando-o. Não é essa a história aqui: Piggy, é um porquinho que foi abandonado num aeroporto chinês em 2017. E adoptado por uma fotógrafa Feng Li, que passa a vida a fotografá-lo, tendo-se tornado o bacorinho mais popular da China. Vive com ele em Chengdu, mais o marido, quatro gatos e um papagaio num apartamento de 30º andar e já pesa 100 quilos. Uma “família” feliz.
Mas alguém se espanta, como eu....? Como é que se leva um bácoro para o aeroporto? E como é que se mantém um porco já enorme num apartamento?

terça-feira, novembro 12, 2024

Fim
Acabaram-se as férias, que foram excelentes, revitalizantes e, como sempre, souberam a muito pouco. E amanhã já é dia de trabalho.
Até à próxima!

segunda-feira, novembro 11, 2024

Força de vontade

Apresento-vos a Julia Hawkins. Postumamente, claro, uma vez que faleceu este ano. Nascida em 1916, só aos 100 anos é que resolveu começar a correr por desporto. E ainda bateu dois recordes dos 100 metros na sua faixa etária, dos 100 e novamente dos 105 anos. Provando que nunca é tarde demais, mesmo sendo escassa a competição, imagino eu 😉

domingo, novembro 10, 2024

A epidemia da obesidade

A obesidade causada por se comer mal está a tornar-se um problema muito grave e cada vez maior por todo o mundo, trazendo doenças graves – problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até cancro e depressão – e anos perdidos de vida e nem a indústria alimentar nem os políticos ajudam à festa. Só em Portugal vamos a caminho de ter um terço da população nestas condições e começa cada vez mais cedo, com os múdos tantas horas em frente ao compuitador em vez de andarem a correr e jogar à bola. Segundo as estatísticas até já mata mais do que o tabaco. Há campanhas de sensibilização e informação e põem-se taxas e outras penalizações fiscais nos produtos com mais açúcar e gordura, proibe-se a sua publicidade nos horários nobres televisivos, mas claramente não chega para travar a prevalência da obesidade.
Se eu fosse primeira-ministra por um dia proibia os refrigerantes e batatas fritas e racionava os hambúrgueres. Era o fim da McDonald’s 😊

sexta-feira, novembro 08, 2024

Tubarão

Parem tudo: em fins de Outubro foi avistado um tubarão-martelo (um Sphyrna zygaena) perto do Farol do Bugio, na foz do Rio Tejo! Ah, ok, não é preciso entrar em pânico: pelo que li a sua presença ali não é fora do comum, mas é raro vê-los. Ufa!... E parece que em Sagres, onde a comida de que gostam –carapaus, rais e tal – é mais abundante até aparecem em cardumes; o que não é difícil, uma vez que esta espécie, como boa vivípera,  pode dar à luz entre 30 a 40 crias de uma só vez.

quinta-feira, novembro 07, 2024

Espólio

Ainda há dias falávamos do tesouro britânico. Mas tesouros há em todo o lado: até Portugal tem os seus. Foi por exemplo em 2008 foi encontrado em muito bom estado o espólio de uma nau mercante portuguesa Bom Jesus naufragada na Namíbia em 1533 a caminho da India: milhares de moedas não só portuguesas, mas também espanholas, venezianas e marroquinas, para além de marfim, diversos artefactos militares e artigos de cozinha. As moedas estão guardadas num cofre do Banco Nacional da Namíbia.

quarta-feira, novembro 06, 2024

Sweet sixteen 

Hoje festejamos a minha sobrinha linda, que já faz 16 anos. Wow! Parabéns, minha querida!

terça-feira, novembro 05, 2024

Padeira

Por detrás de todo o bom pão há um bom padeiro – ou padeiras – e a melhor é portuguesa, sabiam? Chama-se Elisabete Ferreira, tem 46 anos e três décadas de experiência e é a directora executiva do Pão de Gimonde, no município de Bragança. Foi a União internacional de Panificação e Padtelaria (UIBC), que a distinguiu com esse galardão.
Hmmm... este pão tem realmente um óptimo aspecto 😉

segunda-feira, novembro 04, 2024

Parabéns a mim

Hoje faço anos. E não tenho nada planeado. Quero um dia calmo, talvez ir fazer um piquenique com o meu cara-metade. E nada mais.

domingo, novembro 03, 2024

Na cidade do amor

Os Jogos Olímpicos de Paris foram um sucesso. Também no campo do amor: parece que a cidade do amor inspirou a pedidos de casamento – nada menos que 7, incluindo até um casal de atletas português, o lançador de peso Tsanko Arnaudov (que não soa nada português) e velocista Cátia Azevedo. Uns logo a seguir às provas, outros em lugares da praxe como a Torre Eiffel.
L’amour 😍
(na foto: Huang Yaqiong e Liu Yuchen da China, após ela ter ganho a medalha de ouro em badminton)

sábado, novembro 02, 2024

Caça ao tesouro

Li há dias sobre um grupo de 7 amigos em Vale de Chew no sudoeste da Grã-Bretanha que só quis testar um detector de metais para ver se funcionava. Chegaram a um terreno todo enlameado, ligaram a máquina e bip bip bip, deu logo sinal de si: foram descobrir 2584 pennies de prata do tempo da invasão e conquista normanda no século XI. Mal sabiam eles que o terreno tinha pertencido a Giso, bispo de Wells, que para salvaguardar a fortuna a deve ter enterrado ali em 1067-1068. E ali ficou esquecido o tesouro mais valioso de sempre em Inglaterra pelo seu significado histórico, avaliado em 5,1 milhões de euros e que vai ser exposto no British Museum a partir de Novembro. Daí seguirá para Bath (perto de onde foi encontrado) e vários outros destinos até chegar ao Museum of Somerset, onde ficará exposto no Verão de 2026.
Ao abrigo da lei, quando um cidadão encontra um objecto de interesse histórico obrigatoriamente em que o entregar às autoridades. Em contrapartida tem direito a uma recompensa no valor do mesmo. De recompensa Adam Staples e os 6 amigos e o dono do terreno vão portanto receber o valor do tesouro - 5,1 milhões de euros a dividir por eles, metade para os 7 amigos e metade para o dono anónimo do terreno!

sexta-feira, novembro 01, 2024

Fééééérias!

Já não tenho férias desde o Verão e já estava a precisar. Por isso vou tirar uns dias para descansar e suspeito que me vão saber muito bem ☕ 😊