sábado, novembro 30, 2024

O envelhecimento
Até aqui pensava que o envelhecimento era um processo gradual e inevitável. Afinal, segundo a ciência, não é bem assim: parece que o corpo envelhece de repente ou acelera o envelhecimento en certas idades centrais, nomeadamente aos 44 e aos 60, onde de repente aparecem mais rugas, mais dores aqui e acolá, etc. Isto segundo um estudo vindo da Stanford University este ano, que demonstrou que 81% da química das células no corpo se mudificam consideravelmente nessas duas idades específicas. Ninguém sabe é porquê especificamente essas idades. Só se sabe que a explicação não é relacionado com hormonas específicas ao sexo, uma vez que acontece igualmente aos homens e às mulheres. E como não estudaram a influência do estilo de vida, olha, sabe-se lá o que fazer para melhorar a situação...
Sem saber o que fazer, há sempre os conselhos básicos a seguir para uma vida saudável: comer e beber com moderação, fazer exercício físico, tratar da pele, dar prioridade ao sono e reduzir o stress no dia-a-dia.

sexta-feira, novembro 29, 2024

Nham nham

Há que tempos que não como salmão fumado. Estava-me mesmo a apetecer 😋

quinta-feira, novembro 28, 2024

Mensagem em garrafa

Há 26 anos, pelos vistos numa altura em que as escolas não se interessavam minimamente por manter a natureza limpa, Makenzie Van Evk, para um trabalho da escola na 4ª classe atirou uma mensagem dentro de uma garrafa para um lago. Pensou que nunca mais a voltaria a ver e esqueceu-de da mensagem engarrafada por completo.
Entretanto, como a porcaria, mais tarde ou mais cedo, vem sempre à tona, a garrafa com o seu conteúdo voltou a aparecer na sua antiga escola, frequentada pelos filhos. Que sendo da geração que são, devem ser tão woke (politicamente correctos ao extremo, na teoria), que vão ensinar a mãe a não atirar detritos para a natureza 😉

quarta-feira, novembro 27, 2024

A franqueza não compensa

Li há dias que o Burger King Portugal teria de pagar uma indemnização de 4.000€ a um funcionário brasileiro por supostos danos por  insultos e “assédio moral”. Este gestor de turno brasileiro foi chamado de “burro” e “incompetente” pelo director da filial e foi-lhe rescindido o contrato por justa causa.
Ora, se o despedimento por justa causa, o tal funcionário não seria certamente a pessoa mais competente ou cumpridora do mundo. Mas as verdades não são bem-vindas.

terça-feira, novembro 26, 2024

O nojo

O nojo é um dos sentimentos básicos do ser humano, tal como a ansiedade e a revolta. E pelo que li as mulheres reagem mais facilmente com nojo do que os homens. Mas porque será? Pelo que li é uma reacção que contribui para que vivamos mais tempo que os homens, uma vez que revirar o nariz reduz a nossa exposição a comida contaminada e de uma forma geral a virus e bactérias.

segunda-feira, novembro 25, 2024

Amor não tem idade
Apresento-vos este casal amoroso, Bernard Snyder e Jo Cartwright de Austin, Texas. Ambos perderam os seus esposos depois de quase 70 anos de casamento. Ele viu-a num restaurante, dirigiu-se a ela e perguntou, se ela por acaso gostaria de começar a jantar com ele, já que ele não aprecia jantar sózinho. Ela aceitou. Ele convidou-a para o seu 98º aniversário e esperava muito que ela viesse. Ela veio. Apaixonaram-se e casaram aos 98 e 96 anos respectivamente. O amor está no ar e não tem idade💘

domingo, novembro 24, 2024

Citrinos

Adoro citrinos – laranjas de várias qualidades, tangerinas, tângeras, limões, limas, toranjas: do sabor, da consistência, da acidês e saber que são riquíssimos em vitamina C e antioxidantes, o que me protegem das constipações e inflamações. E são tão bonitos!

sábado, novembro 23, 2024

Caminhar

Os “gurus” da saúde não são nada realistas em relação à vida que vivemos e o tempo que temos para fazer exercício diariamente – qual meia hora por dia de treino intensivo ou 10.000 passos? Felizmente que a ciência tem vindo a demonstrar, que todo o exercício conta. E que 75 minutos de exercício por semana, poucos minutos por dia – ou 5.000 passos diariamente – é o suficiente para aumentar a expectativa de vida por vários anos.

sexta-feira, novembro 22, 2024

Pêras do futuro

Li há dias que cientistas belgas estavam a “criar” (leiam: estudar num ambiente controlado e simulado) as pêras do futuro dentro destas cúpulas transparentes que fazem de estufa e que supostamente simulam o clima de 2040 (claro que, como os metereologistas nem o dia de amanhã conseguem prever, sabem lá eles que clima teremos daqui a 16 anos...): dizem que por vir a estar mais calor e virmos a ter precipitação menos uniforme, serão menos firmes e mais doces, ou pelo menos com um maior teor de açúcar. Que sejam um nadinha mais doces vá, mas menos firmes não é nada boa notícia, porque mais facilmente se danificarão durante a colha e armazenamento. Ou danificariam, se uma vez na vida os metereologistas acertassem uma.

quinta-feira, novembro 21, 2024

Frutos secos

Os frutos secos, apesar do alto teor de gordura, são uma fonte de riqueza para a saúde, com a quantidade de vitaminas e minerais que contêm. Diminuem a pressão arterial, reduzem o colesterol, fortalecem os ossos, mantêm os níveis de glicémia estáveis diminuindo o risco de se vir a ter diabetes, diminuem o risco de se vir a desenvolver cancro, contribuem portanto para a longevidade e melhoram as funções cognitivas. As amêndoas são ricas em fibras e as nozes são boas para o sistemas cardio-vascular. E comidas em moderação nem sequer contribuem para o aumento de peso, antes pelo contrário.

quarta-feira, novembro 20, 2024

Um copo à Quinta

Os britânicos são famosos pelas idas ao pub, o lugar onde colegas, familiares e amigos se encontram, tomam um copo e põem a conversa em dia. Ainda há dias li sobre um gupo de amigos bastante especial agora de 80 e poucos anos de idade, que todas as Quintas à noite de há 56 anos para cá que se encontram para tomar um copo. Paul Haynes, Bill Munden, Ken King, Peter Thirlwall, Brian Ayres e Dick Cotton vivem entre Sheffield e Rotherham, em Yorkshire no norte de Inglaterra, e encontram-se no mesmo bar e ficam, geralmente, até fechar. E para a próxima visitam outro bar. Desde 1968 que se contam pelos dedos de uma mão as vezes que perderam a oportunidade de se encontrar. Nem durante a pandemia deixaram de se reunir, mas através do Zoom, claro, o que também perdura depois do confinamento uma vez por mês para manter a ligação com os que moram mais longe. E sempre com bom astral. Os tópicos das conversas foram mudando, o número de canecas de cerveja diminuindo, mas a amizade persiste.

terça-feira, novembro 19, 2024

Bacalhau

Estas férias provei um bacalhau inesquecivemente macio feito nas brasas. Imagino que tenham seguido os princípios essenciais na sua confecção: em primeiro lugar que o bacalhau não gosta nada de água a ferver: já os meses de ser curado em sal lhe dão a primeira cozedura, logo antes de servir só precisa de ser cozido durante pouco tempo e em temperatura baixa (e há quem diga em leite). Se fôr no forno só a 150 graus e no máximo 20 minutos. Caso contrário fica rijo e fibroso e desenxabido E perde o bom colagénio. Uma posta bem cozida é precisamente sedosa e saborosa.

segunda-feira, novembro 18, 2024

Parabéns, Hello Kitty!
A Hello Kitty fez 50 anos a 1 de Novembro. Já existe numa inúmera gama de produtos da personagem japonesa de peluches a lápis, meias, malas, etc. etc., que já gerou 74 milhões de euros. O produtor chama-se Sanrio e afirma que Hello Kitty afinal não é uma gata mas uma menina londrina. Mas será uma menina ou uma gata? A dúvida fica.

domingo, novembro 17, 2024

Trabalho de equipa

Já cá se sabia que os polvos são criaturas extremamente inteligentes. E há quem pense que são solitários. Mas sabiam que os polvos preferem caçar em equipa com peixes? E se os peixes se avantajam, ou aparecem outros peixes oportunistas de fora, os polvos dão-lhes tareia. Foi o que dois investigadores portugueses descobriram passando horas a filmar o comportamento de polvos no Mar Vermelho e na Austrália.

sábado, novembro 16, 2024

Noite

O Outono está claramente instalado: antes 17h começa a escurecer.
(foto: vida de praia)

sexta-feira, novembro 15, 2024

Teste

Na semana passada noticiou-se muito as inundações em Valência. Que emonstraram pelo menos uma coisa: que os carros Mercedes são uns excelentes carros à prova até de inundações, o que certamente nem foi testado na fábrica de início. Um deles, um Mercedes- Benz W123 com quase 50 anos e ainda aí para as curvas tinha ficado submerso durante várias horas e arrancou à primeira! Claro que se tivesse sido um modelo eléctrico já não saía dali...

quinta-feira, novembro 14, 2024

Aurora boreal ou…
A malta anda toda maluca com o fenómeno das auroras boreais, aquelas luzes coloridas predominantemente verdes no céu nocturno e as redes sociais enchem-se de fotos das mesmas. Entretanto alguém se entusiasmou em demasia: uma cidadã britânica de 56 anos de idade viu uma luz intensa vemelha no céu estrelado e pensava ter visto auroras borais em Inglaterra e partilhou nas redes sociais. Entretanto foi-se a descobrir que eram apenas luzes LED usadas numa fábrica de produção de tomate em Suffolk. 

quarta-feira, novembro 13, 2024

Piggy

Uma pessoa chega a um canil e escolhe um animal abandonado, salvando-o. Não é essa a história aqui: Piggy, é um porquinho que foi abandonado num aeroporto chinês em 2017. E adoptado por uma fotógrafa Feng Li, que passa a vida a fotografá-lo, tendo-se tornado o bacorinho mais popular da China. Vive com ele em Chengdu, mais o marido, quatro gatos e um papagaio num apartamento de 30º andar e já pesa 100 quilos. Uma “família” feliz.
Mas alguém se espanta, como eu....? Como é que se leva um bácoro para o aeroporto? E como é que se mantém um porco já enorme num apartamento?

terça-feira, novembro 12, 2024

Fim
Acabaram-se as férias, que foram excelentes, revitalizantes e, como sempre, souberam a muito pouco. E amanhã já é dia de trabalho.
Até à próxima!

segunda-feira, novembro 11, 2024

Força de vontade

Apresento-vos a Julia Hawkins. Postumamente, claro, uma vez que faleceu este ano. Nascida em 1916, só aos 100 anos é que resolveu começar a correr por desporto. E ainda bateu dois recordes dos 100 metros na sua faixa etária, dos 100 e novamente dos 105 anos. Provando que nunca é tarde demais, mesmo sendo escassa a competição, imagino eu 😉

domingo, novembro 10, 2024

A epidemia da obesidade

A obesidade causada por se comer mal está a tornar-se um problema muito grave e cada vez maior por todo o mundo, trazendo doenças graves – problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até cancro e depressão – e anos perdidos de vida e nem a indústria alimentar nem os políticos ajudam à festa. Só em Portugal vamos a caminho de ter um terço da população nestas condições e começa cada vez mais cedo, com os múdos tantas horas em frente ao compuitador em vez de andarem a correr e jogar à bola. Segundo as estatísticas até já mata mais do que o tabaco. Há campanhas de sensibilização e informação e põem-se taxas e outras penalizações fiscais nos produtos com mais açúcar e gordura, proibe-se a sua publicidade nos horários nobres televisivos, mas claramente não chega para travar a prevalência da obesidade.
Se eu fosse primeira-ministra por um dia proibia os refrigerantes e batatas fritas e racionava os hambúrgueres. Era o fim da McDonald’s 😊

sábado, novembro 09, 2024

Parabéns a nós!
Parabéns a nós por mais um aniversário de casamento, o 33º! Tradicionalmente fazemos um piquenique à beira-mar. Mas logo se vê se estará tempo para isso 🍷😍

sexta-feira, novembro 08, 2024

Tubarão

Parem tudo: em fins de Outubro foi avistado um tubarão-martelo (um Sphyrna zygaena) perto do Farol do Bugio, na foz do Rio Tejo! Ah, ok, não é preciso entrar em pânico: pelo que li a sua presença ali não é fora do comum, mas é raro vê-los. Ufa!... E parece que em Sagres, onde a comida de que gostam –carapaus, rais e tal – é mais abundante até aparecem em cardumes; o que não é difícil, uma vez que esta espécie, como boa vivípera,  pode dar à luz entre 30 a 40 crias de uma só vez.

quinta-feira, novembro 07, 2024

Espólio

Ainda há dias falávamos do tesouro britânico. Mas tesouros há em todo o lado: até Portugal tem os seus. Foi por exemplo em 2008 foi encontrado em muito bom estado o espólio de uma nau mercante portuguesa Bom Jesus naufragada na Namíbia em 1533 a caminho da India: milhares de moedas não só portuguesas, mas também espanholas, venezianas e marroquinas, para além de marfim, diversos artefactos militares e artigos de cozinha. As moedas estão guardadas num cofre do Banco Nacional da Namíbia.

quarta-feira, novembro 06, 2024

Sweet sixteen 

Hoje festejamos a minha sobrinha linda, que já faz 16 anos. Wow! Parabéns, minha querida!

terça-feira, novembro 05, 2024

Padeira

Por detrás de todo o bom pão há um bom padeiro – ou padeiras – e a melhor é portuguesa, sabiam? Chama-se Elisabete Ferreira, tem 46 anos e três décadas de experiência e é a directora executiva do Pão de Gimonde, no município de Bragança. Foi a União internacional de Panificação e Padtelaria (UIBC), que a distinguiu com esse galardão.
Hmmm... este pão tem realmente um óptimo aspecto 😉

segunda-feira, novembro 04, 2024

Parabéns a mim

Hoje faço anos. E não tenho nada planeado. Quero um dia calmo, talvez ir fazer um piquenique com o meu cara-metade. E nada mais.

domingo, novembro 03, 2024

Na cidade do amor

Os Jogos Olímpicos de Paris foram um sucesso. Também no campo do amor: parece que a cidade do amor inspirou a pedidos de casamento – nada menos que 7, incluindo até um casal de atletas português, o lançador de peso Tsanko Arnaudov (que não soa nada português) e velocista Cátia Azevedo. Uns logo a seguir às provas, outros em lugares da praxe como a Torre Eiffel.
L’amour 😍
(na foto: Huang Yaqiong e Liu Yuchen da China, após ela ter ganho a medalha de ouro em badminton)

sábado, novembro 02, 2024

Caça ao tesouro

Li há dias sobre um grupo de 7 amigos em Vale de Chew no sudoeste da Grã-Bretanha que só quis testar um detector de metais para ver se funcionava. Chegaram a um terreno todo enlameado, ligaram a máquina e bip bip bip, deu logo sinal de si: foram descobrir 2584 pennies de prata do tempo da invasão e conquista normanda no século XI. Mal sabiam eles que o terreno tinha pertencido a Giso, bispo de Wells, que para salvaguardar a fortuna a deve ter enterrado ali em 1067-1068. E ali ficou esquecido o tesouro mais valioso de sempre em Inglaterra pelo seu significado histórico, avaliado em 5,1 milhões de euros e que vai ser exposto no British Museum a partir de Novembro. Daí seguirá para Bath (perto de onde foi encontrado) e vários outros destinos até chegar ao Museum of Somerset, onde ficará exposto no Verão de 2026.
Ao abrigo da lei, quando um cidadão encontra um objecto de interesse histórico obrigatoriamente em que o entregar às autoridades. Em contrapartida tem direito a uma recompensa no valor do mesmo. De recompensa Adam Staples e os 6 amigos e o dono do terreno vão portanto receber o valor do tesouro - 5,1 milhões de euros a dividir por eles, metade para os 7 amigos e metade para o dono anónimo do terreno!

sexta-feira, novembro 01, 2024

Fééééérias!

Já não tenho férias desde o Verão e já estava a precisar. Por isso vou tirar uns dias para descansar e suspeito que me vão saber muito bem ☕ 😊