quarta-feira, junho 30, 2010

Oooops!…
Até há poucos dias faltava-me um bom exemplo para o famoso ditado que diz que a emenda é pior do que o soneto. Entretanto ouvi uma nas notícias que não podia ilustrá-lo melhor. Primeiro algum material de fundo: há uns anos atrás veio à baila que Peter Brixtofte (na foto), um presidente municipal dinamarquês tremendamente popuplar no seu município por usar os fundos municipais para boas causas como por exemplo mandar todos os reformados uma semana de férias para as Ilhas Canárias com as despesas todas pagas, tinha tido despesas de representação exorbitantes, tendo por exemplo gasto demais em bons vinhos e jantares à conta dos munícipes – o que não é caso raro na política, infelizmente; mas os meios de comunicação social tanto exploraram o assunto e tanto o tornaram bode expiatório, ignorando e abafando outros casos flagrantes semelhantes, que ele acabou por ser investigado e incriminado e está a cumprir pena de prisão por abuso de pasta etc. e tal.
Entretanto anteontem disseram nas notícias que a comissão de inquérito ao seu caso, cujas investigações já se arrastam há 8 anos e ainda não estão terminadas, e que consiste de 4½ pessoas ao soldo do Ministério da Justiça, tem custado 800.000 coroas dinamarquesas (110.000 €) por ano só em renda – porque estes 4½ parasitas precisam de 433 metros quadrados num dos endereços mais caros de Copenhaga para conduzir os seus inquéritos??? – e um todo de 46 milhões de coroas (6,5 milhões €) . (E – acrescente-se – sem recriminação nenhuma da parte do jornalista!...)

Quem é que está a abusar afinal...? A emenda é claramente pior do que o soneto!

terça-feira, junho 29, 2010

Espanha-Portugal
E por falar em zarolhos, não me importava nada que os espanhóis não estivessem a ver bem hoje à noite quando defrontarem Portugal nos oitavos de final. Vamos ver o jogo no mesmo sítio de Sexta (um cafézinho em Copenhaga) com a mesma amiga e vamos estar rodeados de tugas cá residentes e um ou outro dinamarquês a apoiar Portugal.

Força, Portugal! Cris-ti-a-no! Cris-ti-a-no! O tal de Torres não é nada :-D

segunda-feira, junho 28, 2010

Novas tecnologias
Li há dias que um grupo de estudantes de informática dinamarqueses inventou um novo sistema de comando para computadores; um chamado source gazetracker (traduzido é tipo monitor de fonte de olhar), que é um aparelho que regista a posição e movimentos dos olhos frente ao ecrã apenas com a ajuda de um programa gratuito que se vai buscar a um site e uma webcam. A ideia é então poder dirigir o computador com os olhos.

Agora... coitado do computador se lhe calhar um dono zarolho... será que não fica confuso? ;-D

domingo, junho 27, 2010

Pois claro!
Mas eu não vos disse que a histeria da gripe A só ia dar raia? Ora bem: há dias li no jornal que as autoridades da saúde finalmente tinham chegado à conclusão de que aquela conversa da pandemia e da morte certa de milhares e milhares de pessoas afinal tinha sido isso mesmo: uma histeria infundada, um exagero descomunal, que acabou por custar uma fortuna em vacinas que foram encomendadas. Só na Dinamarca encomendaram um milhão de doses mas só 235 pessoas escolheram ser vacinadas.
Só as farmacêuticas e os meios de comunicação social, que contribuiram grandemente para espalhar o pânico, é que ganharam com isto... talvez os últimos merecessen receber a conta.

sábado, junho 26, 2010

Dieta produtiva
Uma dietazinha faz sempre bem, mas há dias
li que na Finlândia tomaram iniciativa para tornar as dietas ainda mais produtivas: 14.000 finlandeses inscreveram-se numa campanha, a “gordura para melhorias”, a decorrer durante os próximos 3 meses; em que por cada quilo que perderem será doado um x a ser investido directamente no sistema escolar do Nepal.
Espero que percam peso às quiladas ;-)

sexta-feira, junho 25, 2010

Ai ai ai… Portugal! Portugal! Portugal!
O jogo de hoje à tarde promete aquecer: Portugal defronta o Brasil. Por um lado estou um tanto ou quanto nervosa e apreensiva; por outro lado estou confiante, uma vez que o Brasil não tem estado a jogar nada neste Mundial.

De qualquer das formas há que apoiar os nossos meninos: Portugal! Portugal! Portugal!
(foto abaixo: EPA)

quinta-feira, junho 24, 2010

Mais café
Como já devem ter notado, não perco uma oportunidade de cantar os louvores ao café, essa bebida fantástica a vários níveis. Portanto aqui vai mais uma: li há dias que novas pesquisas vindas de Inglaterra demonstraram que a cafeína tem um óptimo efeito se uma pessoa trabalha de noite ou em vários turnos, não só mantendo-nos alerta mas por conseguinte ajudando-nos a cometer menos erros.

Só trabalho de dia, mas olha: que venha mais café! :-D

quarta-feira, junho 23, 2010

S. João
Adoro a noite de S. João: uma noite em que se espantam os fantasmas e as trevas do corpo e alma ao ar livre com música e canto e bom astral, à volta da fogueira. Depois do jantar vamos dar um saltinho até à praia, onde como é costume vão acender várias fogueiras. Espero que dê para fazer pão de escuteiro (feito de uma massa simples que coze enrolada num pau em poucos minutos) ali na brasa de uma delas outra vez este ano.

(foto: Helle Harms)

terça-feira, junho 22, 2010

O milagre do Mundial
Não sei se viram o jogo de ontem entre os nossos meninos e a Coreia do Norte. Eu não vi, porque deu às 13:30, mesmo mesmo na hora do expediente. E que festa futebolística que eu perdi – pelo menos ao vivo, que lá equipada ia eu e a malta amiga fez questão de me manter a par do resultado, por sms, Facebook e até um ou outro colega passou pelo gabinete a dar a notícia de mais um golo, e mais outro, e mais outro. O jogo acabou 7-0 a favor de Portugal, tendo 6 dos golos sido marcados após o intervalo. Eu esperava uma vitória, mas não uma vitória tão soberba e absoluta, uma vez que tinha visto a excelente prestação da Coreia do Norte frente ao Brasil na semana passada. Nem a chuva nem o ruído ensurdecedor dos vuvuzelas nos conseguiram parar. Raul Meireles abriu o contador, seguiram-se Simão, Hugo Almeida e Tiago nos espaço de apenas 7 minutos; e nos 10 minutos finais Liedson, que tinha acabado de entrar, Cristiano Ronaldo e para finalizar novamente Tiago.
A equipa de todos nós está de parabéns!!! E agora só falta (de preferência) darmos baile ao Brasil na Sexta-feira para passarmos aos oitavos de final ;-D

segunda-feira, junho 21, 2010

Verão
Hoje chega oficialmente o Verão: quase tempo de férias, calor, roupa leve, sandálias... mas será que alguém informou os elementos? Espero bem que sim, que até aqui têm andado meio desatinados com as estações...
(foto da “nossa” praia)

domingo, junho 20, 2010

Qual liberdade de expressão?
E por falar em coisas inacreditáveis: não sei se já se tinham apercebido, que nos Estados Unidos, o país que costuma de se gabar da tal “freedom of speech” estipulada na sua Constituição, afinal não há liberdade de espressão. É triste mas é verdade: a legendária Helen Thomas de 89 anos de idade foi recentemente forçada a demitir-se do cargo de jornalista na Casa Branca, cargo este que já tinha ao serviço do Hearst News Service desde o tempo de J.F.Kennedy, porque fez comentários negativos em relação a Israel. Disse que deviam “basar” da Palestina. E não só se demitiu como ainda teve de vir pedir desculpa publicamente pelo seu comentário honesto mas pouco politicamente correcto.

Como ia dizendo: é triste, muito triste mesmo para a democracia :-(

sábado, junho 19, 2010

Apoio psicológico preventivo
Lembram-se do Darth Vader, aquela poderosa criatura malévola e negra com aparentes problemas respiratórios da Guerra das Estrelas? Pois bem, recentemente li o parecer de colegas psiquiatras franceses, que, sem mais do que fazer pelos vistos, se puseram a tecer sentenças sobre esta figura da ficção científica: afirmavam que Darth Vader jamais se teria tornado o senhor das trevas se tivesse feito psicoterapia. Porque segundo as suas pesquisas o Darth Vader tinha um destúrbio de personalidade, o chamado borderline. E até publicaram um artigo sobre o assunto no normalmente conceituado periódico científico Psychiatry Research.

I don’t believe this!...

sexta-feira, junho 18, 2010

«Uma salada de tomate, por favor»
Sabiam que há uns séculos atrás, quando o tomate foi introduzido na Europa, não se podia pedir uma salada de tomate? Não por causa da sua escassez mas porque se pensava que os chamados “pommes de amour”, como foram apelidados na altura, eram venenosos e tinham propriedades tão afrodisíacas, que só se podia dar uma dentadinha.
E engraçado demais!

quinta-feira, junho 17, 2010

Vitóóóóória!
Lembram-se daquele filme de 1981 com o Sylvester Stallone, ”A Fuga para a Vitória”? Com isto do Mundial de futebol a decorrer presentemente lembrei-me dele. É um daqueles filmes que sempre adorei em criança ou pré-adolescente (talvez por ser um dos filmes predilectos do meu pai) sobre um grupo de prisioneiros num campo de concentração nazi durante a Segunda Guerra que acede a participar num jogo amigável com a equipe alemã. Não me lembro porquê, mas estavam imensos craques europeus e americanos internados nesse campo, entre eles o Pelé, que marca uns bons golaços contra os alemães. Se bem me recordo a ideia do lado alemão era pura propaganda, e da parte dos aliados fugirem através de um tunel previamente cavado durante o intervalo, mas acabam por não o fazer, ganhando uma vitória moral perante os olhos do mundo, ganhando assim a sua liberdade. Ou coisa do género.

Um excelente filme sobre futebol e heróis que merece voltar a ser visto.

quarta-feira, junho 16, 2010

Parou
Eu pensava que os dinamarqueses não eram tão fanáticos pelo futebol como os portugueses, mas afinal... li ontem no jornal que quando a Dinamarca começou a disputar o seu primeiro jogo do Mundial contra a Holanda anteontem, os telefones da polícia pararam de tocar. Porque a malta estava toda – inclusive os bandidos?... – colada ao ecrã. E só voltaram a tocar outra vez quando o jogo terminou.

Futebol: eis uma arma potente contra o crime, ou quê? ;-D

terça-feira, junho 15, 2010


Primeiro jogo
Hoje Portugal defronta a Costa do Marfim no seu primeiro jogo no Mundial. Não ligo a Costa do Marfim a uma nação com grandes tradições futebolísticas, logo espero que Portugal entre no campeonato com o pé direito e lhes dê uma cabazada, para ajudar à moral... à nossa, claro :-D
Força Portugal!

segunda-feira, junho 14, 2010

Recompensas
É um facto cientificamente comprovado que recompensar um comportamento é mais eficaz do que qualquer castigo em relação a promover e facilitar o mesmo. Mas acho que há que pensar bem no que assinala a recompensa em si. Ora bem, digo isto a propósito de uma campanha que está a ser levada a cabo pelo Departamento Rodoviário dinamarquês, que acha que se conduz a demasiada velocidade nas autoestradas de cá e que por conseguinte quer fazer o pessoal respeitar os limites de velocidade. Para esse efeito lançaram uma campanha em que uma pessoa se matricula no site deles, autorizando a que seja instalado um programa no telemóvel que permite o registo de velocidade durante um mês inteiro. Quem apresentar a condução mais certinha abilita-se a um prémio: o direito de conduzir um BMW 320d durante 6 meses e 6.000 coroas dinamarquesas de diesel para o abastecer. BMW este que deve acelerar com uma facilidade enorme… qual é então a moral da história? ;-D
(foto: JP)

domingo, junho 13, 2010

Ó Sarah, pá!…
Já se disse muito sobre a óbvia falta de abilidade e capacidade intelectual da candidata republicana à vicepresidência dos Estados Unidos, Sarah Palin; mas até aqui não me tinha manifestado por não estar muito a par do que afirma e advoga. Entretanto li há dias que veio arrotar postas de pescada sobre a catástrofe ambiental no Golfo do México e não me consegui conter: então não é que afirma que a BP não teve culpa nenhuma do enorme derrame de petróleo, que está a poluir a zona e que já fez vastos estragos e vítimas entre pelicanos e outros representantes da vida animal selvagem na área. Não: diz que quem tem a culpa são os extremistas do ambiente, que forçaram a coitadinha da BP e outras petrolíferas a deixar de explorar petróleo em terra para o fazer no mar.

Duh? Realmente a capacidade intelectual da candidata republicana à vicepresidência dos Estados Unidos, Sarah Palin parece deixar muito a desejar...

sábado, junho 12, 2010

Dia Mundial do Não-Tabagismo
Dia 31 de Maio foi celebrado o Dia Mundial do Não-Tabagismo da WHO, o World No Tobacco Day. Entre as várias iniciativas levadas a cabo em Copenhaga alguém se lembrou de pôr umas banquinhas em que os fumadores podiam trocar um maço de tabaco por morangos frescos.

Excelente iniciativa! :-D

sexta-feira, junho 11, 2010

Mundial de futebol
Hoje começa finalmente o Mundial de futebol na África do Sul; 32 países qualificados, só pode sair um vencedor. E não quis deixar de passar por cá para desejar boa sorte aos nossos meninos! São os meus votos que saiam daí campeões. Por-tu-gal! Por-tu-gal! Por-tu-gal!
(Ok: e boa sorte também para a Dimamarca! ;-D)

quinta-feira, junho 10, 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Tenho de confessar que o dia 10 de Junho não diz tanto como por exemplo o 25 de Abril: nunca percebi muito bem o que se celebra nem a sua razão de ser. Enfim: era porém o único dia em que a Embaixada de Portugal em Copenhaga tomava a inicitiva de reunir a comunidade portuguesa cá residente no casarão oficial do embaixador para uma pequena recepção. Nunca cheguei a apanhar um único dos escassos rissóis de camarão ou pastelinhos de bacalhau, mas sempre achei engraçado reunir-me lá com a malta portuguesa amiga e ter oportunidade de conhecer compatriotas novos cá residentes.
Este ano – por vários motivos, entre eles o facto de que não ir malta minha amiga e não menos a atitude súbita do sr. embaixador actual de não extender o convite a menores de 21 anos (ainda me hão-de explicar este limite completamente absurdo; afinal de contas a idade da maioridade já passou aos 18 há muuuuuito tempo!...), que chocou a comunidade lusa cá residente – declinámos o convite para a recepção. Srs. e sras. Contribuintes em Portugal: os vossos filhos/netos/sobrinhos/afilhados já não são bem-vindos em solo português financiado por vós, uma vez que tinha de haver lugar para o corpo diplomata estrangeiro e afins. E isso não me dá nenhum motivo para celebrar :-S


***
Entretanto um grupinho de bacanos portugueses que cá conheci recentemente tomou a iniciativa de reunir a malta e celebrar o dia com uma jantarada nada oficial e aberta a todos, por isso vamos até lá hoje à noite :-)
(foto: vida de praia, tirada na recepção oficial em 2007)

quarta-feira, junho 09, 2010

Adeus buracos!
Recentemente referi aqui a mais recente arma contra a cárie: uma espécie de verniz que selaria os buracos, ajudando o dente a combater os ataques e a restituir-se. Nestas coisas uma arma é bom, um arsenal é melhor e há dias li sobre outra maneira de combater o problema: um grupo de cientistas americanos da University of Rochester descobriu que a bactéria da cáries está envolta numa camada protectora, uma membrana feita de gordura, que evita que entre em contacto directo com o ácido com que ataca os dentes. Entretanto descobriram o código genético que permite demolir a membrana e sem esta protecção quando a bactéria lança ataques de ácido contra os dentes é ela mesma atacada pelo seu próprio ácido.

Adeus buracos, olá cárie kamikaze ;-D

terça-feira, junho 08, 2010

Afinal!…
Vejo sempre os pais sempre em pânico a mandar os miúdos ir para a rua correr e saltar e jogar à bola em vez de passarem os dias encafuados a jogar no computador. Porque supostamente mexer-se seria mais saudável do que estar sentado ao computador. Lamento desapontar quem pensa assim, mas afinal não é verdade: segundo um estudo oficial (patrocinado não sei por quem, confesso…) recentemente vindo da Suécia entrevistaram 2.900 adolescentes em sobre os seus hábitos de tempos livres e de computador e concluiram não haver qualquer relação entre jogar muito no computador e má saúde; aliás os jovens que jogavam mais no computador eram mais saudáveis até que os outros em alguns parâmetros como por exemplo menos stress e uma ingestão menor de bebidas alcoólicas.

E esta, hein? :-)

segunda-feira, junho 07, 2010

Saber ou não saber – eis a questão
Costuma-se dizer com algum desânimo e arrependimento “ai, se eu soubesse o que sei hoje…” sobre as experiências mais duras e por vezes dolorosas, que tanto exigem de nós. Bem sei que ter filhos traz muita alegria à maioria das pessoas, mas convenhamos que também é árduo e por vezes difícil, dependendo das circustâncias. E o que será que aconteceria se entretanto fosse possível ver o futuro? Será que impediria alguém de embarcar na aventura de ter filhos?

Várias autarquias dinamarquesas parecem ter tido esta teoria, uma vez que recentemente lançaram uma campanha para mostrar as realidades de ser-se mãe adolescente às adolescentes com uma ideia mais romântica do que implica ser-se mãe adolescente. Compraram para o efeito robots na forma de bebés que se comportam precisamente como bebés verdadeiros e portanto permitem simular uma situação de maternidade e que as raparigas podem levar para casa durante uns tempos: choram a qualquer hora do dia ou da noite, precisam que se lhes mude as fraldas e que se lhes dê o biberão várias vezes ao dia etc. e tal.
Uma experiência interessante que em muitos casos pelos vistos tem tido o resultado desejado – o adiamento dos planos de maternidade nas mais jovens, que caem em si e se apercebem da tamanha responsabilidade que é ter um bebé.

domingo, junho 06, 2010

Porquê???
Quem me conhece já sabe que se há uma coisa que eu considero ridícula é dar nomes extravagantes às crianças. Pois se já de si ser-se criança envolve imensos desafios – conseguir a aceitação dos colegas e posicionar-se em relação aos mesmos, por exemplo, para quê potencialmente dificultar-lhes a vida ainda mais dando-lhes nomes que francamente tornam facílimo virem a ser marginalizados e ridicularizados? Tais como “Cosima Violet” (o nome do bebé da Claudia Schiffer que está para nascer brevemente), “Poppy Honey”, “Daisy Boo” e “Petal Blossom” (filhas do Jamie Oliver), “Bluebell Madonna” (filha da ex-Spice Girl Geri Halliwell) ou “Pilot Inspektor” (filho do actor Jason Lee).
Mas é que não há paciência!

sábado, junho 05, 2010

Interdição
Os dinamarqueses bebem muito. Os ingleses bebem mais. E as inglesas então...ui! Li há dias que uma tal de Laura Hall de apenas 20 anos de idade recentemente ficou interdita de entrar em todos os pubs de Inglaterra. Tantas vezes se deve ter embebedado e uma das vezes de tal maneira que ficou toda descontrolada e a polícia acabou por ir buscá-la. Daí foi levada a tribunal e por estipulação do juiz viu a sua entrada em qualquer pub inglês ou galês interdita tal como está proibída de comprar bebidas alcoólicas.
A pena não foi nada leve, he he he, mas talvez resolva o problema... e talvez devesse servir de inspiração para mais casos semelhantes… à saúúúúúde! :-D

sexta-feira, junho 04, 2010

Genialidade ou loucura
Não sei se alguma vez notaram que certas pessoas tremendamente inteligentes e criativas também podem ser um tanto ou quanto excêntricas. Mas deixem-me dizer-vos que em termos de química e mecânica cerebral não parece haver grande diferença. Este fenómeno foi estudado recentemente por um grupo de cientistas suecos ligados à Karolinska Instituttet em Estocolmo, que ao comparar scans dos cérebros de pessoas psicóticas e pessoas apenas criativas notaram as óbvias mas talvez ao mesmo tempo surpreendentes semelhanças: falta a ambas aquele filtro que ajuda a dirigir e arrumar sensações e informações, tornando o pensamento menos linear e mais livre e desinibido.

Da próxima vez que chamarem maluco a alguém pensem bem se não estarão na presença de um génio ;-D
(pintura de Salvador Dali: Persistence of Time)

quinta-feira, junho 03, 2010

Amor à distância
Já experimentei ter um namorado à distância em tempos e deixem-me dizer-vos que não foi sucesso nenhum. Não foram as perpétuas saudades nem as missivas quase diárias que salvaram a relação. Hoje estou casada e vivo com o meu marido e não quereria outro tipo de relação, mesmo apesar das mensagens românticas que trocamos quando um ou outro se ausenta temporariamente.
Enfim, nem toda a gente é como eu – e se fosse eu daria em doida, he he he – e parece que isso de relacionamentos amorosos à distância é o que está a dar. Segundo um estudo levado a cabo pela Ohio University e publicado no Journal of Social and Personal Relationships as relações à distância são de um modo geral mais duradouras do que relações em que há mais proximidade geográfica. Supostamente porque não se tem aquelas discussões sobre as trivialidades domésticas, o que torna possível idealizar a relação; e porque é romântico cada vez que se voltam a ver.

quarta-feira, junho 02, 2010

Dos and don’ts laborais
Há já bastante tempo que não vou a uma estrevista de trabalho, mas recordo-me de – e intuitivamente sei – que há princípios básicos de vestuário e comportamento essenciais se uma pessoa quer que a coisa corra tão bem que acabe por ser contratada. Mas pelo que li há pessoas que pelos vistos não sabem – ou não querem saber – destas regras de conduta neste tipo de situação: que aparecem numa estrevista de boné, de gravata com motivos humorísticos ou T-shirts com figuras da banda desenhada (se não fôr pior...), com um decote enorme, brincos vistosos, muita maquilhagem ou perfume em doses industriais. Com o cabelo por pentear ou a barba por aparar. Ou simplesmente cheios de piercings e/ou tatuagens visíveis.
...
What’s wrong with these people??? Não quererão arranjar trabalho...?

terça-feira, junho 01, 2010

Dia Mundial da Criança
É o Dia Mundial da Criança e hoje faz 60 anos. É um dia especial porque se celebra a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, que entre outras coisas assegura – se infelizmente não na prática, pelo menos na teoria – a todas as crianças sem excepção direitos básicos como a protecção social e “oportunidades a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal, em condições de liberdade e dignidade”; o direito a ter uma boa vida e privacidade; o direito a um nome e nacionalidade; o direito a gozar dos benefícios da previdência social e à alimentação, recreação e assistência médica adequadas às suas necessidades; o direito a amor, afecto e compreensão; o direito a receber educação gratuita para que desenvolva as suas aptidões e a ampla oportunidade de brincar e de se divertir; o direito de se exprimir livremente; o direito a protecção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração e contra actos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. “Criar-se-á num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes”.
Um óptimo Dia Mundial da Criança!