terça-feira, janeiro 31, 2012

Ilusões ópticas
Normalmente não vou em ilusões ópticas. Mas li há dias que afinal se calhar até vou; é que ao que parece um estudo americano recentemente levado a cabo conclui que a côr quer do prato quer da toalha influencia a quantidade que ingerimos: se o prato é da mesma côr da comida comemos mais; especialmente se a toalha é de outro tom; se entretanto a toalha é da mesma côr que o prato, temos tendência a servir-nos de uma porção mais modesta, e um contraste maior entre as côres do prato e da toalha levavam, como dito, a que as pessoas se servissem de uma porção maior. A isto se chama o efeito de ilusão de Delboeuf.

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Rescaldo de Janeiro (quase)
Estamos quase a chegar ao fim de Janeiro e ainda só nebvou uma vez e as temperaturas negativas só chegaram há dias. Se bem se lembram o ano passado levámos com neve e gelo desde meados de Novembro até para aí fins de Fevereiro – lindo mas ao mesmo tempo uma chatice no dia-a-dia. Pelas minhas contas já só temos mais um mês de Inverno para ultrapassar e se correr como até aqui estamos safos. Iupiiiiiiiiiiiii!  ;-)
(foto: vida de praia, na sua praia, no ano passado; notem o mar gelado atrás da yours truly!...)

domingo, janeiro 29, 2012

Almocinho
Hoje vêm cá almoçar um casal amigo, os pais da nossa afilahda com a respectiva. E estou a preparar-lhes uma surpresa: bacalhau! :-D E talvez outra coisa deliciosa... ;-)

sábado, janeiro 28, 2012

Sábado
♫♪♫ Saturday night fever... ♫♪♫
Hoje acordei com vontade de dançar, o que é que querem? ;-)

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Castigo
Lembram-se de eu ter mencionado a Coreia do Norte e a sua maneira… sui generis de abordar a vida? Pois bem: houve aquele longuíssimo período oficial de louvor e pranto por ocasião do falecimento do seu antigo ditador, Kim Jong-Il. Pois bem, pelos vistos houve malta que pelos vistos não louvou e/ou pranteou com convicção e entusiasmo suficientes (ou seja. Menos vigorosamente do que na foto, por certo); foram parar a campos de trabalho com sentenças de 6 meses... coitados!

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Malentendidos
Ainda há dias falávamos da mente e preferências masculinas. Continuando mais um bocadinho essa conversa, li há dias que os homens aparentemente têm tendência a entender mal o flirt das mulheres e o quão interessadas elas estão neles. Isto foi testado nos Estados Unidos usando o método de speed dating, em que cada par só tem uma questão de minutos para meter conversa um com o outro, antes de partir para a próxima conversa com outro parceiro; e enquanto que as mulheres de uma forma geral tinham a tendência a sudestimar o interesse dos homens nelas, os homens pelo contrário tinham a tendência a exagerar o interesse delas neles, especialmente o das mais atraentes :-D

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Soluções práticas
Um dos tipos de depressão mais prolíficos no norte da Europa é a chamada depressão de Inverno que advém principalmente da escassez de luz que há por estas bandas durante os meses de Inverno, causando cansaço e letargia. Para além da medicação um dos tratamentos mais eficazes para esta é 1-2 horas diárias passadas em frente a candeeiros próprios, a dita terapia de luz. Mas sempre me pareceu uma seca ter que se estar sentado, mesmo que seja a ler, durante tanto tempo. E quem é que tem vida para isso?
Entretanto vi há dias uma invenção e ainda mais genial, em nada inspirada pela Lady Gaga, que levava em conta a tal chatice: 2 engenheiros civis dinamarqueses inventaram uns óculos de luz com o mesmo efeito. A motivação: um deles fica habitualmente bastante afectado pela falta de luz durante o Inverno mas não tinha tempo para ficar sentado à frente do candeeiro todos os dias. Chamaram à sua invenção Seqinetic, uma combinação da palavra Sol em gronelandês e movimento em grego.
Estes óculos milagrosos podem ser comprados na internet pela módica quantia de 40€.

terça-feira, janeiro 24, 2012

RIP
Más notícias: lembram-se da lendária Chita, a macaca do Tarzan do filme “Tarzan de Ape Man” de 1932? Faleceu recentemente aos 80 anos de idade depois de uma reforma passada no The Suncoast Primate Sactuary na Florida.
RIP.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Disto é que eles gostam
É perigoso generalisar, uma vez que todos somos diferentes e nem todos os homens são de uma maneira e todas as mulheres de outra. Mas achei engraçado o estudo que o site Healthyandbeloved.com se lembrou de fazer para a revista Mens Health. Nele revelaram as 50 coisas de que os homens mais gostam. Entre elas – e passemos à frente as coisas óbvias :-P – figuravam que os deixemos ficar espojados no sofá a ver o jogo de futebol, que não se lhes critique a condução e que não os deixemos às aranhas a adivinhar o que nos vai na mente ;-D

domingo, janeiro 22, 2012

Lógica
Li há dias que um homenzinho nos Estados Unidos há uns anos atrás se queixou à Pepsi de que tinha encontrado um rato morto na sua cola da marca “Mountain Dew”. Ao que os peritos da Pepsi responderam que era impossível, uma vez que um rato ou qualquer outro objecto estranho se dissolve no refrigerante antes até de chegar às lojas.
...
Conclusão 1: Ó meu senhor: vocemecê não tinha rato nenhum a boiar no refrigerante.
Conclusão 2: Ó meu senhor: vocemecê bem podia ter um rato no refrigerante, mas seria impossível de detectar, pois estaria já dissolvido...? ;-)

sábado, janeiro 21, 2012

Tesouro inesperado
Mais ou menos um ano antes de mudarmos de casa a aliança do meu marido desapareceu. Fartámo-nos de procurar e nada. E só na mudança é que fomos dar com ela no cantinho de uma caixa que na altura tinhamos debaixo da cama. Felizmente! Daí consigo imaginar o espanto e a alegria de uma mulher na Suécia que recentemente e muito por acaso voltou a encontrar a sua aliança que tinha perdido em 1995 quando estava a cozinhar: quando foi buscar cenouras à sua pequena horta há dias a aliança vinha encrustada numa delas! Provavelmente a aliança ia entre as cascas de legumes que pôs a compostar para fazer terra ou coisa do género; e ia na terra em que semeou as cenouras.
Incrível!

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Nomes
Já cá se sabe que o que as estrelas fazem o povo mais tarde ou mais cedo copia. Uma tendência que por vezes tem sido desatrosa. Por exemplo no que diz respeito a dar nomes às criancinhas. Vamos a ver os nomes das filhas do Bruce Willis e da Demi Moore, uma chamava-se Tallulah não sei das quantas (e detestava de  tal maneira o seu nome que o mudou legalmente para Lula... o que a meu ver não o melhorou consideravelmente, mas pronto... ;-D) e a irmã chama-se Rumer (?); o Michael Jackson chamou Prince Michael Jackson, respectivamente I e II, aos filhos; a bebé da Maryah Carey chama-se Moroccan Cannon e a do Bryan Adams Mirabella Bunny. E por aí em diante.
Por esta ordem de ideias Kátia Vanessa até nem é mau de todo ;-)

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Ai os nervos…
Li há dias no jornal uma notícia que me deu dores de barriga de tanto rir: então não é que um piloto neozelandês apanhou um tão tremendo susto quando ao aterrar um avião viu um tubarão de metro e meio a pairar no ar que alarmou a torre de controle para o facto? Veio-se a descobrir entretanto que era apenas um balão de hélio de controle remoto na forma de tubarão, uma prenda de Natal bastante popular na Nova Zelândia no ano passado.
Bem sei que o receio nos atordoa e confunde a mente, mas... ;-D

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Livros policiais
Já alguma vez pensaram porque é que os bons livros – e séries – policiais nos fascinam e se tornam best-sellers? Eu, pelo menos, papo-os às colheradas. Segundo li é porque a ficção, mesmo sendo apenas uma simulação, activa o nosso sistema dopaminérgico. A dopamina é um neurotransmissor no cérebro responsável pelo sentimento de desejo, bem-estar e recompensa e como tal envolvido em todo o tipo de dependências; um precursor natural da adrenalina, estimulando o sistema nervoso, causando reacções físicas como o bater acelerado do coração e suor, como se na realidade estivéssemos a presenciar um acontecimento perigoso ou excitante.
É estranho pensar que um orgão tão desenvolvido como o cérebro não consegue discriminar entre fantasia e realidade... mas por outro lado está tudo explicado ;-)
(foto: storytime-vikth.blogspot.com)

terça-feira, janeiro 17, 2012

Vitamina C
Tenho andado constipada e como tal aceito qualquer tipo de conselho para me livrar dos sintomas. Por isso fiquei toda contente quando li há dias no jornal que, depois de muitas discussões a favor e contra, voltámos aquela de que o sistema imunitário precisa de vitaminas, em particular a C, para conseguir combater virus e bactérias. Por conseguinte nos próximos tempos a minha dieta vai consistir principalmente de citrinos, tomate, couve-flor e rucola, alimentos particularmente ricos em vitamina C.
Bye bye, constipação! :-D

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Segunda-feira
Estou a dar início a mais uma semana de trabalho intensivo e uma agenda a abarrotar de consultas e tarefas. E por conseguinte deu-me vontade de espairecer e encetar mais um dia e mais uma semana com a energia das Bangles :-)
♫♪ It's just another manic Monday... ♫♪

domingo, janeiro 15, 2012

Criatividade
Como vos digo às vezes fico boquiaberta em relação ao que os cientistas se lembram de investigar. Há dias li por exemplo que num novo estudo americano tinham descoberto que as pessas mais criativas ao mesmo tempo são as que mais tendência têm para a desonestidade. Provavelmente porque personalidades e maneiras de pensar mais criativas têm uma capacidade extraordinária para legitimar certas e determinadas acções, levando-as m,ais facilmente a ultrapassar as barreiras éticas.
...
Então a contabilidade criativa é mesmo criativa, é isso? ;-)

sábado, janeiro 14, 2012

Cura milagrosa
Quem não se debruçou já sobre um anúncio que prometia uma perda de peso colossal sem qualquer erforço e sem passar fome? Não...? OK, então sou sou eu ;-) Entretanto agora é que vai ser: um grupo de cientistas de várias nacionalidades descobriu recentemente que há uma hormona, a irisina, que é liberta dos músculos na corrente sanguínea depois de um príodo de treino físico intensivo e que é responsável pela aceleração do metabolismo. Isto porque a irisina activa um componente das células de gordura brancas que as faz tornar-se uma espécie de gordura castanha (blagh! :-P), que em vez de ser acumulada como reserva energética é “queimada” logo.
Interessante!

sexta-feira, janeiro 13, 2012

A guerra dos sexos
Já aqui o disse e volto a dizer: os cientistas não deixam de me surpreender! Então não é que finalmente se mentalizaram de que os homens e as mulheres têm personalidades completamente diferentes?! E que encaram os desafios da vida de formas completamente diferentes? Pegaram em 10.000 pessoas e concluiram que há razão para pensar que as mulheres são mais sensíveis, calorosas e ansiosas, enquanto os homens são de uma forma geral mais estáveis emocionalmente, mais alerta e mais dominantes. Num artigo publicado na revista Public Library of Science One anunciaram que só temos um denominador comum de 18%.
E é preciso investigar isto? Não bastaria observar a vida dos casais? ;-D

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Homem-Aranha
Já alguma vez pensaram como seria se algumas das coisas que são possíveis na banda desenhada e outras obras de ficção fossem realmente possíveis? Pois graças à ciência baloiçar de edifício para edifício com uma teia como o Homem-Aranha em breve o será talvez: segundo a BBC um grupo de cientistas americanos da University of Wyoming conseguiu recentemente desenvolver uma espécie de bichos da seda geneticamente manipulados que produzem seda tão forte como teias de aranha aos metros. O que provaram ser impossível pôr as próprias aranhas a fazer já que só produzem quantidades mínimas de teia de cada vez e têm a tendência a devorar-se umas às outras quando se encontram em cativeiro. Já os bichos da seda são pacíficos e têm uma produtividade enorme, mas normalmente produzem uma seda relativamente frágil. Daí o cruzamento genético entre uma espécie e a outra!
A ideia é pôr a nova seda/teia ao serviço de causas nobres como na área dos implantes médicos; mas era giro se aproveitassem para a aplicar em coisas mais divertidas como lianas urbanas ;-D

quarta-feira, janeiro 11, 2012

A “melga”
Lembram-se da funcionária daquela operadora de redes telemóveis que não me largava do pé? Como eu a evitava não lhe atendendo as chamadas (que vinham todas do tal número bloqueado) começou a ligar-me menos. Mas até no Sábado da noite de fim de ano me tentou ligar!... Há pessoas que não percebem uma dica nem que esta lhes caia em cima em peso! E só desistiu quando eu passei o telefone ao meu marido e ele lhe falou rispidamente.
Mas que métodos de venda são estes? Será que alguém se deixa subjugar a tal pressão e acede a fazer uma assinatura? É que duvido que estes métodos sejam eficazes para arranjar clientes!...

terça-feira, janeiro 10, 2012

Desespero
Às vezes dizem-se coisas em desespero que uma pessoa jamais sonharia pôr em prática. Por exemplo quantas vezes já não ouvi mães desabafar que os filhos as levam de tal forma aos arames que só lhes apetece atirá-los pela janela fora, sem que tenham qualquer intenção de o fazer, claro? Entretanto há pessoas normais e há os tarados: há dias li no jornal que um pai japonês um dia estava tão stressado por motivos profissionais que atirou o filho de 1 ano de idade de um 10º andar. Felizmente a criança sobreviveu à queda porque caiu num arbusto bem compacto.
...
A sério: mas o que o gajo estaria a pensar??? Cá para mim “desligou” completamente na altura que cometeu tremenda brutalidade. Há cada um!...
(foto da cena do crime: Eijiro Morii)

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Ó Santa Ignorância!
Como todos sabemos as cabeças mais ocas são as que mais se manifestam. E não há ninguém tão oco nem que se manifeste tanto como um americano. Correndo o risco de generalisar diria até que os americanos são as pessoas mais ignorantes do mundo. O que demonstram pelas suas escolhas (se formos a ver as disposições que fazem vez após vez fora das suas fronteiras), e quando abrem a boca, claro. Recentemente veio por exemplo a lume que uma maioria de estudantes universitários americanos (cada 8 em 10) das áreas científicas que estão convencidos de que a astrologia é uma ciência.
...
Duh?!

domingo, janeiro 08, 2012

Ditador mente!…
Dia 19 de Dezembro faleceu o temido ditator norte-coreano Kim Jong-Il. E os meios de comunicação social – controlados pelas autoridades, claro – embarcaram num projecto de pranto nacional que durou vários dias; ai, segundo eles até as andorinhas choraram pela perda de tão grande homem... NOT!
Mas mentiras vindas do estado já não são novidade nenhuma na Coreia do Norte; desde 1994, quando “tomou posse” que Kim Jong-Il mentiu com quantos dentes tinha na boca acerca de si próprio e das “maravilhas” do seu país. Para vos dar alguns exemplos: sempre disse que a Coreia do Norte tinha armas nucleares, o que pelos vistos não é verdade; era tão atlético que logo a primeira vez que jogou golfe bateu o recorde mundial; e – a melhor ou mais trágica de todas – houve uma altura em que a Coreia do Norte enviou remessas imensas de arroz para África só para criar a impressão de que não havia fome no país... isto com imensos coreanos do norte literalemente a morrer de fome.
Não haviam as andorinhas de prantear... ;-D
(na foto: Kim Jong-Ill a brindar com a ministra dos negócios estrangeiros da altura, Madeleine Albright)

sábado, janeiro 07, 2012

Mais um mascote
O ursinho Knut já lá vai, que descanse em paz. Mas ao que parece os jardins zoológicos alemães não podem viver sem mascotes e por conseguinte já nomearam mais um, desta vez no Zoo de Magdeburg: o macaquinho Mona, que foi abandonado pela progenitora no início de Dezembro e adoptado pela sua tratadora, a Susann Paelecke.
Adorei seguir as peripécias do ursinho Knut. Mas não posso deixar de pensar, que aquilo se tornou um negócio e em qual será o próximo mascote sensacional que eles para lá vão inventar?

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Livro de agradecimentos
Uma das melhores actrizes de todos os tempos, a meu ver, é a Maryl Streep. Até hoje só ganhou dois Oscares – um pelo seu desempenho como actriz secundárias em “Kramer contra Kramer” em 1979 e outro como actriz principal em “Sophie’s Choice” em 1982 – das 16 nomeações que conseguiu ao longo dos anos. Recentemente, muito possivelmente no gozo, mencionou à revista Empire que ponderava em publicar os 14 discursos de agradecimento que não teve oportunidade de usar num livro.
Muito engraçado e tal, mas duvido que um livro cujos 14 capítulos começam com “Quero agradecer à minha mãe, ao meu pai, ao meu canário...” se torne um best-seller ;-D

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Testemunhas
Não é segredo nenhum que me rendo a qualquer filme com o Richard Gere; mas há um em particular que me deu que pensar: no Shall We Dance ele desempenha o papel de um homem casado frustrado que ganha o sabor de viver secretamente começando a frequentar aulas de dança. Uma frase que me comoveu imenso salientava a importância dos relacionamentos de longa data, pois somos as testemunhas uns dos outros – de como vivemos, de como cá estivémos e deixámos uma marca que alguém momentaneamente notou e registou.
Amo o meu relacionamento mais próximo de mais longa data: o meu maridinho que já me acompanha diariamente há mais de 20 anos ♥

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Topa tudo
A minha ideia de predador de pesadelo digno de filme de terror é uma criatura malévola e feroz que vê tudo e, por conseguinte, sabe tudo – e antecipa os teus movimentos até ao mais mínimo pormenor. E pelo que li o estudo de fósseis pré-históricos revelou que já existiu tal criatura na Austrália há 500 milhões de anos: o Anomalocaris (o bicho grande na foto), que vivia no mar, tinha uma visão de 360 graus, garras afiadas e uma boca cheia de dentes tremendamente afiados. E como vivia numa zona em que a maior parte dos outros animais eram mais pitosgas ou mesmo cegos, devia ser o mais potente e perigoso predador da altura.
...
Se calhar ficou extinto por ver tanto que meteu o nariz onde não era chamado ;-D
...
E talvez daí o nome...? :-D

terça-feira, janeiro 03, 2012

Mais saudável
Mas voltando aquela conversa da comida, fala-se muito nos bons velhos tempos em que tudo era melhor e mais salubre, mas li há dias que a nossa geração tem uma alimentação bastante mais saudável do que há 100 anos atrás: consumimos mais fruta, vegetais, carne e peixe, mais proteínas e menos hidratos de carbono do que então e temos uma dieta mais variada e alimentos em melhor estado de conservação. Temos, é certo, uma dieta mais rica em gordura do que há 100 anos atrás mas com menos gordura do que nos anos 50.
Nada mau :-)

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Vocabulário
2011 foi um ano rico em palavras novas – e em português com a porcaria do acordo ortográfico não há senão palavras novas, mas nem é a essas que me refiro X-P; quem não ouviu falar de apps (e com o meu novo “brinquedo” é um termo que se tornou bastante relevante também para mim  ;-D)? E de zumba, o exercício do ano? Já para não falar do GPS, de networke ou de owne. A lista é longa... :-D

domingo, janeiro 01, 2012

Ano Novo
Feliz Ano Novo! :-D
Espero que tenham entrado bem em 2012 e que tenham um ano impecável!