segunda-feira, setembro 30, 2024

Antiguidade

Li há dias sobre o queijo mais antigo do mundo (até à data, claro. Quem sabe se alguém irá dar com um ainda mais antigo...?), que foi encontrado com umas mumias na região de Xinjiang, no Noroeste da China. Tem mais de 3.500 anos, segundo testes de ADN próximo dos 3.600 anos até, este produto coalhado, uma espécie de kefir com bactérias probióticas.
Uma coisa é certa: deve estar fora de data 😊

domingo, setembro 29, 2024

Festival Gastronómico do Ovo

Se gostam de ovos e não têm nada que fazer nos dias 11, 12 e 13 de Outubro, convido-vos a visitar o inédito Festival Gastronómico do Ovo em Ferreira do Zêzere, onde, como o próprio nome indica, o ovo é o grande protagonista. Podem provar vários pratos de ovo – ovos verdes, tagliatelle carbonara com gema de ovos e burrata, lúcio do rio com ovos escalfados, moqueca de ovo, omeletes diversas, claro, e para a sobremesa gelado de doce d’ovos e barcas do Zêzere com ovo.
Viva o ovo!

sábado, setembro 28, 2024

Boas acções

Uma vez por ano Ursula Bannister de 79 anos de idade, dos EUA, sobe a um miradouro no estado de Washington. É um sítio especial para ela; foi ali que espalhou as cinzas da mãe há 23 anos e todos os anos lhe leva flores. Este ano tropeçou e caiu nessa sua caminhada e partiu uma perna. Nesse trilho inóspito teve a felicidade de por lá passarem três rapazes jovens, desconhecidos, Tim Meyer, Troy May e Layton Allen, que se ofereceram para a ajudar e um deles, o Troy, um piloto da Força Aérea americana de 20 anos de idade, ofereceu-se para a carregar às costas. E foi o que fez, durante horas e horas até encontrarem a “civilização” e assistência médica.
Dá esperança na humanidade, não dá? Bem ajam!

sexta-feira, setembro 27, 2024

O Brad... ou não...

Li há dias que no curso de longas investigações cinco homens tinham sido detidos pelas autoridades espanholas por terem seduzido e burlado várias mulheres, uma delas em Granada, por 170 mil euros e outra na Biscaia por 150 mil euros, usando um perfil falso em nome do actor Brad Pitt. E outros dez estão sob olho (ou na linguagem técnica “pendem diligências sobre estas”). Segundo a Guardia Civil as coitadas das vítimas de burla eram escolhidas a dedo por estes cibercriminosos através de uma página de fãs do actor na Internet; estudavam os seus perfis nas redes sociais e iam atrás das que aparentavam ter bens consideráveis e afectivamente vulneráveis, levavam-nas a acreditar que era o actor a comunicar com elas e que tiham criado laços sentimentais com ele, o que facilitava convencê-las a fazer investimentos em projectos inexistentes. Os detidos estão acusados de fraude qualificada, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e participação num grupo criminoso. Falta, é claro serem acusados de causar desgaste emocional.
Entretanto as burladas não devem ser muito inteligentes: 1) porque havia o Brad Pitt de se dirigir a elas pessoalmente? E 2) porque precisaria o multimilionário Brad Pitt do dinheiro delas?

quinta-feira, setembro 26, 2024

Manifestações

Há manifestações que acho mais engraçadas e curiosas que outras. Em Londres está a decorrer uma bem gira, sem dar lugar a vandalismo: o movimento Dad Shift atou às estátuas de homens prominentes bonecos daqueles chorões a fazer de bebés em marsúpios para salientar a importância dos laços entre o pai e o bebé e pedir o aumento da licença de paternidade no Reino Unido, que, de apenas 2 semanas remuneradas a 184 libras (sensívelmente 218 euros) por semana, pelos vistos é a mais modesta da Europa.
(nas fotos as estátuas de John Seward Johnson a apanhar um táxi e de Thierry Henry a festejar um golo marcado, com um bebé num marsúpio: The Dad Shift/ Instagram)

quarta-feira, setembro 25, 2024

As essenciais vespas

Há muita gente que não gosta e tem receio de vespas. Não é o meu caso. E se se tornam chatas, tento enxotá-las sem as matar.
Sabiam que as vespas são essenciais aos excossistemas e à nossa saúde? É verdade: segundo um estudo recente da University College London, as vespas desempenham um papel fulcral quer na protecção das culturas agrícolas, uma vez que, como predadoras, limitam as pragas, para além de polinizarem as culturas, quer no desenvolvimento de medicamentos: o veneno das vespas e a sua saliva tÊm propriedades antibióticas e o veneno da vespa de jaqueta amarela em particular está a mostrar resultados promissores no tratamento do cancro.

terça-feira, setembro 24, 2024

Influente

Apresento-vos Larry Richardson, o gato mais intelectualmente influente do mundo, que este Verão atingiu nem mais nem menos do que 132 citações no Google Scholar, uma vertente mais intelectual do Google. O seu dono Reese Richardson, doutorado em ciências e cujo hobby é descobrir fraudes científicas, achou graça a testar a sua hipótese de que é possível comprar citações online; quanto mais citações, mais se dá crédito a um cientista e mais este é citado, e assim as citações vão-se multiplicando. E foi o que aconteceu: publicaram um ou outro artigo en bases de dados científicas supostamente escritos pelo gato, e começaram a citá-lo e a partir daí não precisaram de fazer mais nada. O seu nome e artigos foram citados 132 vezes, sem ninguém ir investigar a fonte.
Até parece o jornalismo ano 2024: em vez de fazerem investigação, os jornalistas copiam os artigos uns dos outros, e se por qualquer motivo houver um erro na informação, copiam-lo também sem pensar.

segunda-feira, setembro 23, 2024

Fuga
Regressando às tartarugas, há por certo coisas em que são especialistas e coisas que não deviam nem tentar. Como fugir. Stitch, a tartaruga gigante da espécie tartaruga-se-esporas-africana (Centrochelys sulcata) na foto, tentou escapulir-se do rancho dos donos, aproveitando um buraco na cerca. Mas como a tartaruga lenta que é, não chegou muito longe: foi encontrada na auto-estrada a três quilómetros de casa.

domingo, setembro 22, 2024

Outono
E com isto fez-se Outono – hoje, só a partir de hoje e não como o IPMA cá do sítio costuma afirmar, a partir de 1 de Setembro... o equinócio é hoje.
(foto: vida de praia)

sábado, setembro 21, 2024

Supercentenários

Já aqui abordámos o tema da longevidade. Hoje só passei por cá para dizer, que o Japão bate todos os recordes neste aspecto: têm imensos mais que centenários, e o seu número tem vindo a aumentar todos os anos pelo 54º ano seguido; em 1963 tinham 153 centenários, ou cidadãos acima dos 100 até, e hoje são 95.119! A senhora mais idosa, aqui na foto a celebrar os seus 116 anos de vida, é Tomiko Itooka e o senhor mais idoso, Kiyotaka Mizuno, tem 110.
Parabéns a vocês!

sexta-feira, setembro 20, 2024

Acabou-se

A pandemia trouxe consigo uma autêntica revolução no que diz respeito ao mercado de trabalho, com muita gente a continuar a trabalhar de casa durante alguns dias, primeiro por causa de estar confinada, e desde então por ver a clara ligação entre a flexibilidade, perder menos tempo em transportes e a produtividade. Pensámos que com as boas experiências, em que quer as firmas quer os indívíduos e famílias ficaram a ganhar, tinha vindo para ficar, mas agora a firma de vendas online Amazon diz que acabou: quer toda a gente presencialemte no escritório cinco dias por semana a partir de Janeiro.
Compreendo que falte algum espírito de equipa ter o escritório vazio, como este, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra: bem podiam dar uns diazinhos por mês para o pessoal trabalhar de casa.

quinta-feira, setembro 19, 2024

Objecto não identificado

Li há dias que tinha vindo dar à costa na ilha dinamarquesa de Bornholm, entre a Dinamarca e a Suécia, um objecto longo e claramente orgânico não identificado. Que mas tarde se veio a ver que aquelacoisa de metro e meio de comprimento não era nem mais nem menos do que o pénis de uma baleia jubarte. Parece que outros restos da baleia já tinham dado à costa anteriormente, o que ajudu a uma identificação relativamente rápida. Porque daqui parece à primeira vista a tromba de um elefante.

quarta-feira, setembro 18, 2024

Rainha

Parabéns à Nga Wai Hono i te Po Paki de 27 anos de idade, que ascendeu recentemente ao trono do povo maori na Nova Zelândia. Que já elege monarcas desde o século XIX, no tempo da rainha Vitória, precisamente para ter alguém ao mesmo nível que a monarca britânica e poder negociar com os colonizadores britânicos. A eleição e coroação é feita entre todos os líderes tribais e ela é apenas a segunda mulher a ser escolhida para ocupar o trono. O que é histórico e bastante moderno e avançado, se formos a comparar com vários países europeus, onde nunca foi eleita uma primeira-ministra ou uma presidente.

terça-feira, setembro 17, 2024

Proibição
Li há dias que o governo do Reino Unido a partir de Outubro vai proibir os anúncios a junk food na televisão durante o dia (até às 21 horas) e completamente na Internet. O intuito é combater a obesidade infantil, que se tem vindo a alastrar descontroladamente nos últimos anos.
Entretanto a medida não é nova: já no tempo do Boris Johnson tinha sido decidido proibir tais anúncios; só que foi adiada a sua implementação e não aconteceu mesmíssimo nada desde então “para dar mais tempo à indústria para se preparar”.
...
Preparar para quê, se a junk food praticamente se vende a si própria sem qualquer publicidade?

segunda-feira, setembro 16, 2024

Medidas
Nunca hei-de perceber os holandeses: são tolerantes ao ponto da estupidez com tanta coisa que consentem, mas vasos nos passeios não: de há uns tempos para cá, que para evitar a “selva desordenada”, que a polícia de Amsterdão proibiu ter mais de 2 vasos de plantas à porta de casa. Mais do que isso é “praga”. Tudo pode chegar ao exagero e ficar a atravancar, mas digam lá que não é bonito. E sempre é melhor do que mesas de café, letreiros de lojas ou bicicletas a atravancar no passeio.

domingo, setembro 15, 2024

Fotos

Há pessoas obsessivas, mas a Barbara Inweins bate-nos aos pontos: em dois anos fotografou todos os objectos que tem no seu apartamento em Bruxelas – todos os 12.532 – supostamente para nos fazer pensar sobre o minimalismo e escrutinar se há mesmo necessidade de adquirir e consumir tanto. Afirma que adquirir objectos advem do receio de ser-se insignificante e portanto uma forma de manifestar que existimos. Pergunta porque guardamos tanta coisa: por serem necessárias, ou valiosas, ou terem valor sentimental?  Muitas coisas guardamos em armários e gavetas e até parece que não as temos, mas quando mudamos de casa, descobrimos que as temos (da última vez que nos mudámos, para meu espanto, para além de móveis, trouxémos mais de 80 caixotes!). E lança o desafio: se não estivessem guardadas mas ali à nossa frente, será que compraríamos ainda mais coisas?
Chamou a esta série fotográfica Katalog.

sábado, setembro 14, 2024

Hierarquia

E por falar em amor, sabiam que o cérebro discrimina no que diz respeito ao amor? Pois é verdade: segue uma hierarquia de importância e está o mais intensamente activo possível quando se refere ao amor por um filho, em segundo lugar vem o amor por um parceiro, seguido pelo amor por animais de estimação, e mais abaixo pela natureza e por pessoas desconhecidas. Dá para ver nos scans a diferença no nível de activação cerebral ilustrado por mais ou menos cores. E o cérebro não mente.
E aquelas pessoas que dizem que gostam mais dos animais do que pessoas...?
(foto: Juha Lahnakoski)

sexta-feira, setembro 13, 2024

Amor

Quando vou ao supermercado é para fazer compras, à busca de uma boa oferta. Não é para socializar. Mas pelo que li, o supermercado tornou-se a nova arena de encontros amorosos; se se quiser conhecer alguém é ali, entre as 19 e as 20 horas. Nunca tinha dado por isso, talvez por raramente deixar as compras para essa hora já tardia, ou por não estar com o nariz para aí virado. Ou por não frequentar o Mercadona, onde o engate é mais habitual.
E como é que as pessoas que querem ter encontros amorosos sabem quem é que está nessa? Pelo que li através do conteúdo do carrinho, que é uma espécie de “código”, que explicita as intenções do próprio: chocolates (= sinal de algo casual), legumes embalados (= sinal de se procura compromisso a sério), ananases virados ao contrário (=sinal de que procura coisa mais promiscua), bananas na vertical (= assinala interesse); há também o bater no carrinho de alguém na secção dos vinhos (= também assinala interesse), e produtos que assinalam ser-se solteiro como cerveja e batata frita, claro.
...
Nunca mais vou ao supermercado sem ter cuidado e verificar o que tenho no carrinho 😄

quinta-feira, setembro 12, 2024

Bifana XXL

No que diz respeito a comes e bebes ninguém bate Portugal. Recentemente em Vendas Novas, para os festejos dos 62 anos do concelho, até bateram um recorde, tendo feito a maior bifana do mundo. Um recorde possivelmente fácil de bater, uma vez que há poucos países no mundo – se mais algum – onde se fazem bifanas. Mas ainda assim: 15 metros de bifanas com 31 quilos de lombo de porco e feitas por sete casas de bifanas do concelho, cada uma usando a sua receita especial, em colaboração com a panificadora local, que contribuiu com o indispensável pão, cuja confecção levou 52 quilos de farinha. Deu, se não para saciar a malta, pelo menos para a degustação de mil pessoas que lá apareceram nos festejos.

quarta-feira, setembro 11, 2024


Reciclagem floral
Gosto muito de ramos de flores. A Rebecca e a Laura, duas amigas da Virginia, EUA, também. E criaram a Friendly City Florals, uma organização para fins não-lucrativos em que reutilizam as flores dos casamentos e funerais e as oferecem a estranhos na sua comunidade, que precisam de um pouco de alegria e compaixão. Para o efeito aliaram-se com várias instituições como lares de terceira idade, hospitais e hospícios, onde estas flores em segunda-mão recebem novo propósito ao segundo dia.
Outro ganho, como em toda  reciclagem, é que o lixo não se torna logo lixo e os recursos naturais são bem melhor aproveitados. O clima também deve gostar.

terça-feira, setembro 10, 2024

Força

Tenho que voltar a falar do segredo da longevidade. E para isso apresento-vos a britânica Manette Baillie, que aos 102 anos de idade este Domingo que passou, para celebrar o seu aniversário nesse dia, finalmente conseguiu concretizar o seu sonho de saltar de pára-quedas em Beccles, no condado de Suffolk. Bateu o recorde britânico, sendo a pessoa de mais idade a saltar de pára-quedas, mas não o recorde mundial, que é detido por um americano de 106 (!), que saltou o ano passado, nem o recorde entre as mulheres, que pertence a uma sueca de 103 anos de há 2 anos para cá.
Manette deve ter passado por várias coisas mais assustadoras como veterana no pelotão feminino da Marinha britânica no Egipto durande a Segunda Guerra, mas descreveu a sua experiência do salto como um pouco assustadora e a certa altura teve de fechar os olhos.
Para além de ver um sonho concretizado, e de satisfazer o seu gosto pela adrenalina – ou não tivesse ela no seu 100º aniversário feito uma corrida ao volante de um Ferrari e ultrapassado os 200 km/h no Circuito de Silverstone – o intuito do salto foi angariar fundos para três associações suas predilectas, a East Anglian Air Ambulance (transportadora aérea de doentes urgentes, que em tempos lhe salvou o filho depois de um acidente de mergulho), a Motor Neurone Disease Association (que apoia doentes neurológicos) e a associação local Benhall and Sternfield Ex-servicemen’s and Village Club, que também precisava de uma ajudinha.
Para além do apoio e tributo da população local, recebeu uma mensagem de apoio dos príncipes de Gales antes de saltar.
Claro que tiveram que lhe fazer a pergunta da praxe: “qual é afinal o segredo da longevidade?” ao que retorquiu: “é essencial uma pessoa manter-se ocupada, interessar-se por tudo e é preciso procurar sempre algo de novo. Nunca é tarde para viver uma aventura. E é igualmente importante ser-se simpático para os que nos rodeiam e deixar que eles sejam simpáticos para nós. E não se esquecer de festejar.”

segunda-feira, setembro 09, 2024

Fungos

Afinal o plástico não é impossível de decompor: cientistas alemães decobriram que há fungos que se alimentam de plástico. Claro que o melhor é não deitar lixo ao mar, mas há sempre gente porca e plásticos trazidos pelo vento e os tais fungos famintos podem ajudar a reduzir a poluição inevitável dos oceanos. Gostam em particular de poliuretano, que é utilizado para fazer espuma de construção  e sacos de plástico.

domingo, setembro 08, 2024

Anéis Olímpicos

Li há dias que a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, quer que os anéis  olímpicos, símbolo oficial dos Jogos Olímpicos, que foram montados na Torre Eiffel entre o primeiro e o segundo andar para celebrar o evento desportivo na capital francesa este Verão lá permaneçam para sempre. Gostei muito dos Jogos Olímpicos e admiro o espírito olímpico e tal, mas espero que não: não são grande decoração e adulteram o monumento original do século XIX.

sábado, setembro 07, 2024

Abelhas

Não sei se alguma vez pensaram nisto: sendo mais de 60% da dieta das abelhas constituida de açúcares, como é que não têm diabetes? É que têm um metabolismo regulador de açúcares muito mais eficaz do que o nosso e de outros animais. Portanto podem abusar de doces à vontade 🐝 😊

sexta-feira, setembro 06, 2024

Abate

Há filhos e enteados e enquanto que uns animais são protegidos, outros são abatidos sem qualquer mercê, como é o caso dos ursos-pardos na Suécia, onde autorizaram os caçadores a abater quase 500, o que corresponde a 20% destes, na época de caça que começou há dias. Isto apesar de ser uma espécie protegida na UE e de já ter estado quase extinta no século passado, apenas regressando graças a um trabalho enorme de conservação natural. Porque pelos vistos há uma excepção que leva em conta a protecção da segurança pública, coheitas ou fauna e flora naturais. Em 2023 foram abatidos mais de 700. Por este andar não terão ursos suficientes para manter a continuidade da espécie.  
A Finlândia tem uma solução mais humana: tentam atrair turistas que queiram observar ursos, protegendo-los ao mesmo tempo atraindo receitas do turismo de natureza. Não era preferível?

quinta-feira, setembro 05, 2024

Idoso

E por falar em animais, sabiam que o animal terrestre mais velho do mundo é uma tartaruga-gigante-das -seichelles de 191 anos chamada Jonathan? Vive lá para os lados da ilha de Sta. Helena e é muito amiga do veterinário local (também na foto de cima), que a leva a passear. Jonathan é uma celebridade, até tem a sua própria moeda.

quarta-feira, setembro 04, 2024

Animais à solta

O Banksy, aquele artista anónimo misterioso voltou a fazer das suas: desta vez andou a fazer murais de animais por Londres: um com uma cabra-montesa empoleirada num parapeito com pedras a cair, outro com dois elefantes a espreitar de janelas tapadas, outro com três macacos pendurados numa ponte ferroviária e outro com um lobo a uivar para o céu (pensei que seriam quatro, no seguimento dos números). E, como sempre, toda a gente a perguntar-se o que significam, o que deseja comunicar... talvez que de momento tudo está entregue aos animais?

terça-feira, setembro 03, 2024

Manias

Há coisas que se tornam tradição não sei bem como. Por exemplo o tour dos gatos em Mineápolis, nos EUA: de há 7 anos para cá que a malta se reune na rua uma noite e anda de casa em casa a visitar os gatos da vizinhança. O passeio de 3 quilómetros começou por ser uma brincadeira entre uma dúzia de pessoas, mas já atrai centenas de pessoas curiosas. Este ano foi a 26 de Junho e reuniu mais de 500 pesssoas com T-shirts alusivas e cartazes com dizeres tipo “mostrem-nos os vossos gatos” e o do ano que vem já está marcado para 25 de Junho.
Já estou a ver o potencial disto: comes e bebes temáticos, venda de novelos de lã, tendas de souvenirs, etc.

segunda-feira, setembro 02, 2024


Mais moedas

Não são só os heróis da antiguidade que são homenageados em moedas comemorativas; os heróis da música rock também: daqui a 2 dias o Banco de Portugal vai pôr em circulação uma moeda de 5€ para comemorar a carreira dos grandes Xutos & Pontapés! Foi desenhada pelo guitarrista Tó Trips e é a segunda moeda na série dedicada aos músicos portugueses, a primeira foi do Zeca Afonso, claro. Segundo o Banco de Portugal a  moeda terá na cara um campo central com um X, que é primeiro símbolo gráfico da banda, à esquerda da legenda “Rock ‘n’ Roll desde 1979”. Na orla superior esquerda, circundando o X, a legenda “Xutos & Pontapés”, seguida do valor facial e do escudo nacional. Em baixo, na orla inferior direita, cinco estrelas e, no círculo exterior, pequenos pontos dispostos em circunferência. No reverso ou coroa, ao centro, terá a representação de dois antebraços cruzados (um gesto iconográfico da banda), à esquerda, a legenda “Casa da Moeda” e a indicação do autor e à direita a legenda “Portugal” e o ano “2024". Em baixo, ao centro, estarão outra vez cinco estrelas e, no círculo exterior, pequenos pontos dispostos em circunferência
Vão lançar 30.000 unidades de cuproníquel, prata e ouro.
...
Valendo a moeda só 5€ a parte de ouro deve ficar a perder de vista 😊

domingo, setembro 01, 2024

Manuscrito
Ainda sou do tempo em que se escrevia cartas manuscritas e sempre que posso escrevo à mão em vez de ao computador. E pelo que li faz-me bem ao cérebro: quando se escreve à mão estimulam-se mais sentidos e como tal mais partes do cérebro do que escrever ao computador. O que por sua vez estimula a aprendizagem e memória: num estudo japonês de 2021 compararam três grupos, um que fez anotações ao computador, outro que anotarou num tablet com uma smartpen e o terceiro grupo só tinha papel e caneta, e o último grupo foi o que melhor se lembrava do que tinha anotado. O que já está a ser implementado em algumas escolas e liceus, onde os alunos vão passar menos tempo ao computador e mais tempo com caneta e papel, quando por exemplo tiram apontamentos nas aulas.
2-0 a favor da tecnologia clássica 😊