domingo, junho 30, 2024

Nome

Gosto muito de elefantes. Sei que são muito inteligentes e fiéis. Mas não sei tudo sobre eles. Não sabia por exemplo que se distinguem e chamam uns aos outros por nomes. Sabiam?

sábado, junho 29, 2024

Mais gente parva

Não são só os turistas que são parvos. Os atletas de parkour também e não só por terem a mania de trepar a edifícios altos sem qualquer protecção: em Itália querem bani-los por completo por terem andado a trepar a monumentos históricos centenários que danificaram, entre estes Património Mundial da Unesco, como Matera, no sul do país, uma das mais antigas cidades em todo o mundo que sempre foram habitadas.

sexta-feira, junho 28, 2024

Adeus, Airbnb

Já aqui falámos sobre a pestilência do turismo em massa, a maneira como afecta as grandes cidades europeias, dando o pontapé aos locais que não têm poder de compra que se assemelhe e lhes permita permanecer no centro. Em Barcelona, onde este problema se tornou enorme, têm havido manisfestações como esta recente na foto. E face à falta de habitação, a autarquia planeia acabar com o dito alojamento local nas áreas residenciais o mais tardar em 2028, deixando de conceder licenças novas e n]ao renovando as actuais. Dessa forma poderão recuperar mais de 10.000 residências para os locais, aumentando a oferta de habitação.
Espero que Lisboa e Copenhaga lhe sigam o exemplo.

quinta-feira, junho 27, 2024

Vinho antigo

E por falar em produtos bem preservados, li que tinha sido encontrado o vinho mais antigo do mundo num túmulo perto de Sevilha, na província romana de Bética: é por certo branco e tem 2.000 anos. Segundo os peritos, foi graças às condições dentro do túmulo, que esteve vedado até recentemente, que o vinho se preservou durante tanto tempo.
Claro que vai ser exposto num museu qualquer, mas não posso deixar de pensar, se ainda sabe a vinho branco que valha a pena consumir.

quarta-feira, junho 26, 2024

Cerejas lendárias

As coisas que se descobrem!...: li há dias que arqueólogos, que andavam a fazer escavações ligadas a um projecto de restauro por ocasião do 250º aniversário dos EUA como país em 2026, tinham descoberto dezenas de garrafas de cerejas perfeitamente preservadas em poços de armazenamento na cave de Mount Vernon, a residência do primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington. Descobrir fruta perfeitamente preservada de há mais de 250 anos é coisa inédita e o Departamento de Agricultura dos EUA está a fazer testes de ADN à fruta encontrada para a estudar a fundo e também a examinar mais de 50 caroços de cereja também encontrados nas garrafas para ver se podem ser plantados com sucesso.
Uma curiosidade sobre o casal Washington, George e Martha, é que adoravam cerejas, quer ao natural como estas cujo trabalho de preservação claramente é de alta qualidade, quer em conhaque. E outra é que aquele famoso cocktail com uma cereja, o Cherry Bounce, é receita de Martha. E é óbvio que a lenda de George Washington ter cortado a cerejeira à machadada não passa de uma lenda, a fruta está aí à vista.

terça-feira, junho 25, 2024

Cérebro de amamentar e...

Na Dinamarca é muito conhecido o termo “cérebro de amamentar”, aquele processo que assola as mães quando dão à luz e que lhes afecta as capacidades cognitivas, para que se concentre na tarefa essencial – tomar conta do seu recém-nascido – dando menos prioridade a tudo o resto.
Não sabia porém, que os cérebros dos homens também sofrem modificações neurobiológicas, se bem que mais subtis que, mas semelhantes às das mães, quando se tornam pais. Pelo que diz acontece uma redução de 1-2% na sua massa cinzenta. Ao mesmo tempo que aumenta a actividade cerebral nas áreas ligadas ao processamento social e emocional e com ela um aumento na ocitocina, a hormona do amor e ligaões emocionais, e reduz-se a actividade nas áreas envolvidas no egoísmo, uma adaptação para assegurar que os pais reconheçam e reajam às necessidades e emoções dos filhos.
Engraçado, não é?

segunda-feira, junho 24, 2024

Netos únicos

Li há dias um artigo interessante em forma de carta, em que uma avó agradecia pelo empréstimo de um neto. De cada vez. O que parece ser uma excelente ideia: quando eu era miúda, desde que me lembro de ser gente, não tive avós, pelo menos não envolvidos na minha vida. Mas tinha os meus pais, e uma tia que nos levou a passear uma ou duas vezes durante a minha infância, o que dá para traçar o paralelo.
A ideia que a avó dava no artigo era passar 2 ou 3 dias com um neto só, prestando atenção só a esse, como se fosse neto único; dizia que os enriquecia a ambos de uma forma que não acontece quando vai para lá o maralhal todo de irmãos. Eu tinha três irmãos, todos mais novos do que eu, e as duas vezes que a minha tia nos levou de passeio, levou-nos a todos. E quando os meus pais nos levavam ao parque, por exemplo, também era sempre a todos em grupo. O que todas as vezes resultou em que a atenção toda fosse para os mais pequenos, claro. Ou seja, precisamente a mesma coisa que lá em casa, o que não fez dos passeios nada de especial em relação a estreitar laços. E acreditam que nunca, nem uma vez sequer, fiz nada sózinha com um ou ambos os meus pais? Ia sempre o maralhal atrás. Até em viagens de estudo lá da minha escola, em que os pais eram encorajados a participar para dar uma mão, da vez que foram (salvo erro ao Portugal dos Pequeninos em Coimbra) levaram os meus irmäos atrás.
Que mania.
Que pena.

domingo, junho 23, 2024

Noite de S. João
Hoje é a noite de S. João, assim chamada por celebrar o nascimento de S. João Batista. É uma noite cheia de tradições por toda a Europa, mas talvez mais especial na Escandinávia, onde o sol só se põe bastante tarde nesta altura do ano, lá para as 11 e tal da noite, criando assim uma atmosfera mágica, uma mistura perfeita de luz e escuridão. Aliás, não há nenhuma tradição que me encha as medidas como a noite de S. João. Ao longo das praias acedem-se fogueiras enormes e celebra-se a vitória da luz e da vida em relação às trevas, o triunfo do bem em relação ao mal.
Como não podia deixar de ser, é uma tradição originalmente pagã, que foi cristianizada e que antigamente celebrava o solstício de Verão. Acreditava-se que era um dia mítico, em que quer as forças do bem, quer as forças maléficas da natureza estavam particularmente activas. Para aproveitar as primeiras, colhiam-se ervas com propriedades terapêuticas. Para afastar e proteger das últimas, acendiam-se fogueiras, um ritual que se mantém até hoje. E em cada fogueira queima-se um boneco em forma de bruxa para simbolizar a partida das forças malignas para bem longe. É portanto uma celebração tremendamente positiva e que me emociona sempre. Deixo-me levar pela atmosfera festiva, pelos estudantes que acabaram o liceu e parecem todos contentes e aliviados. E gosto de pensar que daqui a nada vêm as férias de Verão!
Hoje para não fugir à regra, vamos fazer um piquenique na “nossa” praia. Se estivesse em Portugal, comeria sardinha assada e saltaria por cima da fogueira; da Dinamarca, as fogueiras são bem maiores e contentamo-nos em olhar para elas ou dançar à sua volta, entoando a canção da praxe sobre o espantar das trevas e a vitória da vida e da luz.
Boa noite de S. João para todos!
 
O Santo António já se’acabou
O S. Pedro ’stá-se’acabar
S. João, S. João, S. João dá cá um balão para eu brincar...
(foto: da noite de S. João o ano passado, vida de praia)

sábado, junho 22, 2024

Bagunça

Era uma vez um tempo em que os turistas tinham pernas e palmilhavam Lisboa, acima e abaixo. Com o aumento descomunal destes, parece que perderam a capacidade de andar. Ou então não sei o que explica a invasão de veículos de animação turística, os ditos Tuk Tuk, barulhentos e poluentes que só eles durante os primeiros muitos anos, até por obrigatoriedade os tornarem eléctricos. A invasão entretanto continua e acumulam-se nos bairros mais populare. Bem, a foto fala por si. O sítio é o Miradouro da Senhora do Monte na Graça, em Lisboa. Onde os moradores já não aguentam tanta confusão e querem que se proiba a circulação destes veículos motorizados. Mas a associação do sector turístico de Lisboa diz que não é solução. E porque não: quando vou a Lisboa palmilho a cidade a pé; se é bom para mim, porque hão-de os turistas chatear os locais? E um bónus: entram em forma de forma gratuita.

sexta-feira, junho 21, 2024

A casa

Há casas interessantes. Esta do século XX na Ericeira foi remodelada com um mínimo de alterações para preservar o estilo modernista e os materiais originais – calcário, madeira, telha – e ao mesmo tempo aproveitar melhor o espaço exterior e a vista para o mar, que estava bloqueada por anexos, tal como reorganizar o interior aumentando a sala e a cozinha e mudando a escada para uma de caracol, que integra melhor o moderno antigo e o moderno moderno. Também abriram a casa ao pátio com janelas maiores na sala que dão acesso ao mesmo.

quinta-feira, junho 20, 2024

Solstício 
E aí temos o solstício de Verão, o dia do ano em que se dá início ao Verão no hemisfério norte e em que os dias são mais longos que as noites, em que a luz é mais permanente que as trevas. Esperemos que o tempo fique a par do calendário e que o Verão também se torne mais permanente durante os próximos meses, depois de um Inverno longo e frio e uma Primavera instável.
Bom Verão! 🌞

quarta-feira, junho 19, 2024

Fama

De momento os mirtilos que apanhamos aqui são da Zambujeira do Mar, mas bem podiam ser de Sever do Vouga. Que pelos vistos foi posto no mapa graças à sua produção de mirtilos, que tem aumentado graças às condições naturais da zona muito propícias à sua cultura e que contribuem para o seu sabor único. E onde até realizam a Feira Nacional do Mirtilo, já na sua 10ª edição, de 29 de Junho a 2 de Julho. Há actividades para os profissionais com palestras técnicas e actividades lúdicas como concertos de música – não percam o da Carolina Deslandes dia 28 – e actividades para toda a família como viagens de comboio turístico, a apanha do mirtilo nas plantações deste, animação para os miúdos, etc. E os obrigatórios comes e bebes, claro.


terça-feira, junho 18, 2024

O amor nao tem idade

Apresento-vos Gertrude, um flamingo fêmea (uma flaminga, portanto...?) de 70 anos de idade, o que já de si é um fenómeno, vivendo os flamingos em média 30-40 anos. Gertrude também se destacou por nunca ter posto um ovo. Até recentemente ao ter-se enamorado de Gil, um flamingo de 37 anos. Namoriscaram lá à maneira deles (vénias, danças, saudações de asas), no início de Maio ela fez um ninho. E lá acasalaram e ela pôs o seu primeiro ovo. E esteve sentada sobre ele durante 10 dias na reserva onde vive em em Penthorpe, Reino Unido. Entretanto ao 11º dia levantou-se e abandonou ovo não incubado, que precisaria de mais 15-20 dias pra eclodir.
Valeu pela tentativa. Talvez para a próxima esteja mais receptiva a continuar os instintos maternais até ao fim da gestação.

segunda-feira, junho 17, 2024

Bancada
Quero mostrar-vos a minha bancada de cozinha, que andava há que tempos para tratar. Sexta é que foi: foi lixada, limpa e oleada. E ficou toda catita outra vez, modéstia à parte.
(foto: vida de praia)

domingo, junho 16, 2024

Papa louco?
Se o Papa não é louco, pelo menos ou tem sentido de humor ou quer ter: convidou 105 humoristas de todo o mundo, entre eles 3 humoristas portugueses, Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques e Maria Rueff, para se encontrar com ele no Vaticano. Supostamente para estabelecer o diálogo entre a Igreja Católica e aquele ramo da cultura popular. O encontro foi anteontem. E o que é que terá saído dali? E será que o RAP conseguiu conter-se de lançar piadas do estilo “conhecem aquela da freira que...”? E quem será o próximo ramo da cultura popular que o Pontífice achará engraçado de abraçar?

sábado, junho 15, 2024

Biólogos loucos

Os biólogos são das pessoas que mais dão largas à alegria, quando encontram por exemplo uma espécie nova. Como há dias, quando a carcaça de um peixe-lua... perdão: não de um peixe-lua comum, mas de um peixe-lua trapaceiro (também chamado peixe-lua de capuz) de quase uma tonelada e 2 metros de comprimento, deu à costa no Oregon, EUA. E o entusiasmo deveu-se a pensarem, que esta espécie vivia exclusivamente nas águas temperadas do hemisfério sul, ao largo das costas do Chile, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Entretanto já foram avistados na costa oeste dos EUA, da Califórnia a sul ao Alasca a norte.
Esta carcaça em particular tem atraído multidões à praia.

sexta-feira, junho 14, 2024

Escaladas - ou mais sobre leis 
Marcin Banot, um dito influencer polaco gosta muito de escalar – e como bom influencer sem grandes talentos para além de obviamente se identificar com o Homem-Aranha, de fazer alarido para se promover – e já escalou diversos monumentos. Mais recentemente a Ponte D. Luis no Porto e um edifício de 30 andares na Argentina. E também já foi apreendido pelas autoridades várias vezes, porque pelos vistos é ilegal escalar edifícios públicos.

quinta-feira, junho 13, 2024

Leis
 

Não sei se sabiam – eu não sabia – que, pelo menos na Dinamarca, há leis que regulam dar-se o nome a um recém-nascido; sobre que tipo de nome sabia (não pode ser ofensivo para a criança), mas não fazia ideia que os pais têm que lhe dar um nome antes da criança fazer os 6 meses. E soube, porque li ontem, que um casal jovem tinha sido multado por não ter conseguido ainda chegar a acordo sobre o nome do filho que tiveram no Outono. E se não assentarem o nome até 1 de Agosto voltam a pagar multas, desta vez mais altas e mensais até lhe darem o nome.
Um compromisso sairia mais barato: davam-lhe um nome cada, e a criança podia decidir mais tarde que nome prefere, José og Manuel og ambos.

quarta-feira, junho 12, 2024

Santo António 
Festeja-se o Santo António de Lisboa ao serão de 12 de Junho e a dia 13, que é o seu dia, marcando a data do falecimento do padroeiro da cidade por excelência. Dá nome a uma igreja neoclássica supostamente eregida no seu sítio natal. Pela careca devia de ser franciscano. E é em seu torno que temos os arraiais de Santo António, os casamentos de Santo António e sei lá que mais.
Dispenso as noivas, mas não me importava de me poder juntar às festas, nem que fosse só pelas marchas, bailaricos e as sardinhas no pão... se estas não custassem 5€ ou mais 😊

terça-feira, junho 11, 2024

Discriminaçao com raz
ão de ser
Li há dias sobre um restaurante em Sevilha que só contrata empregados dos 45 anos para cima. Porque na experiência do dono, os mais jovens não querem aprender. E não se comprometem; entram tarde e saem cedo. E da última vez que contratou um mais jovem, a pessoa assim que recebeu o salário, não voltou a pôr lá os pés e não deu cavaco a ninguém.
Compreeendo-o perfeitamente, porque é também essa a minha experiência. E ele nem mencionou pôr baixa por tudo e por nada.

segunda-feira, junho 10, 2024


Milagre

Lembram-se daquela música ”ó tempo, volta para trás”? Por enquanto é impossível. O mais próximo que temos são os resultados de uma equipa de investigadores do Instituto Babraham, no Reino Unido, e do Instituto Gulbenkian de Ciência, que conseguiram rejuvenescer as células da pele 30 anos!.. Como conseguiram estes génios reverter os efeitos do tempo e reprogramar as células para não só parecerem mais novas mas também funcionarem como células mais novas, por exemplo na maneira mais rápida como regeneram depois de uma ferida? Sei que o processo envolve colagénio (as moléculas vermelhas na foto), um tipo de molécula que temos nos ossos, tendões e ligamentos e que fazem com que seja produzido mais colagénio, mas o processo em si é muita areia para a minha camioneta. E dará para rejuvenescer as células várias vezes sem consequências nocivas para a saúde?

domingo, junho 09, 2024

Baleias à vista!

Li há dias que tinham sido avistadas pelo menos 6 baleias ditas baleias-comuns (Balaenoptera physalus) no canhão de Lisboa a 24 e 25 de Maio. Não sei ao certo que área do porto de Lisboa é, mas os biólogos não acharam o fenómeno fora de comum e afirmam que estes avistamentos têm vindo a aumentar desde 2019. É que como o próprio nome indica são baleias que se vêem com regularidade por todo o mundo. E porque as águas do canhão de Lisboa têm uns 200-300 metros de profundidade e são ricas no krill e sardinhas de que estas baleias de 18-27 metros de comprimento se alimentam.
Pois eu acho mesmo assim que apanharia um choque se visse baleias na costa lisboeta; já golfinhos sempre os houve so Sado, mas baleias...

sábado, junho 08, 2024

Caça ao tesouro

Quem, como eu, cresceu com o universo do Pato Donald, não acha o que vou passar a contar nada de especial; tudo é possível no universo do Pato Donald. Já em Nova Iorque nem por isso: James Kane e Barbie Agostini já desde o tempo da pandemia que andavam à procura de um tesouro perdido nos lagos da cidade. Munidos de uma corda com um íman iam à “pesca”. E encontraram todo o tipo de lixo no fundo dos lagos, desde computadores e telemóveis a placas de sinalização. Até que um dia encontraram um cofre com 92 mil euros. Uau, hã?! Por azar, o cofre estava destruído e a maior parte das notas danificadas. Mas não deixa de ser um grande tesouro o resultado desta pesca magnética.
E terminando com um comentário à história de ontem, não me digam que este lixo todo se “extraviou”...

sexta-feira, junho 07, 2024

Outra vez o plástico

Graças a mais uma desgraçada directiva europeia, agora as tampinhas vêm agarradas às garrafas de plástico com menos de 3 litros (ou seja: quase todas!). E, pelo menos na Dinamarca, não só à garrafa de uso único, como era suposto, como as garrafas que se entregam nas lojas a troco de dinheiro e que como tal raramente vão parar à natureza, e as embalagens de leite etc. E é uma chatice; abri-las é fácil, mas tentar beber com aquilo ali pendurado mesmo à frente do nariz é incómodo e voltar a fechá-las também tem que se lhe diga, o que já foi problematizado até no Wall Street Journal.
Dizem que esta imposição é para reduzir a poluição plástica no ambiente, tentando assegurar que as tampinhas em vez de se “extraviar” sigam juntamente com as garrafas para o ecoponto amarelo (na gíria o plasticão) para seguirem para a reciclagem. Mas por essa ordem de ideias proibiam os cigarros, cujos filtros são a maior fonte de contaminação plástica no nosso planeta. E as tampas não se “extraviam”, isso é um eufemismo; tal como as beatas dos cigarros, são descartadas para o chão de propósito.
Tenho dito.

quinta-feira, junho 06, 2024

Gás hilariante

Conhecem por certo o gás hilariante, que pode ser usado como alternativa à narcose. Também chamado ácido nitroso (fórmula química N2O), não é tão badalado como o CO2 ou o metano, mas é o terceiro gás que mais contribui para reter o calor na atmosfera, ou seja para o efeito de estufa, e a agricultura emite-lo em grande escala. E vão ser as bactérias que consomem enormes quantidades de gás hilariante que hão-de  salvar o planeta: investigadores noruegueses têm andado a testar as melhores bactérias para este efeito e descobriram que a estirpe bacteriana CB-01 é a que mais cresce e a que melhor sobrevive no solo, propriedades únicas se nos queremos ver livres de tanto gás nitroso quanto possível. Como? Junta-se as bactérias ao adubo, aduba-se o terreno e pronto, elas vão devorando as moléculas de gás uma a uma, reduzindo as emissões de ácido nitroso em 94%!. E no seu consumo de N2O vao ao mesmo tempo libertando resíduos orgânicos inofensivos que em si enriquecem e fertilizam o solo para a agricultura, como o azoto.
Se querem conhecer os detalhes mais a fundo, publicaram um artigo na revista Nature.

quarta-feira, junho 05, 2024

Sabedoria popular 

Abomino a dita sabedoria popular, porque de sabedoria, de uma forma geral, tem muito pouco. Por exemplo a de não se poder tomar banho ou ir ao banho durante a digestão. Não faço refeições pesadas, mas se as fizesse, o mais provável é que ficaria tão cheia, que nem me apeteceria ir ao banho mas espojar-me algures, fazer uma sesta talvez. Mas caso tivesse vontade e energia ia mesmo ao banho, porque não há qualquer prova nem empírica (já o experimentei várias vezes e não me fez mal nenhum) nem científica de que afecta a digestão.

terça-feira, junho 04, 2024

Beleza

De certeza que já ouviram aquela de que o que é importante é a beleza interior. E não é mentira; concordo plenamente até. Só que no nosso mundo costuma ser a aparência física que se realça e domina quase tudo. Entretanto li há dias sobre Top Women da Bélgica, um concurso de beleza em que quem vence é precisamente pela melhor beleza interior. Este ano houve 60 participantes dos 23 aos 64 anos de idade, que durante 9 meses tinham participado num programa de aceitação própria e o título foi atribuido a uma mulher de 38 anos de idade.
“Uma mulher que está bem na sua cabeça, bem no seu corpo, é uma mulher que é simplesmente fantástica.”, afirma a fundadora da Top Women, a ex-modelo Nathalie de Reuck, que se deu conta de que o que fazia no seu antigo emprego era, mais do que tudo, destrutivo para muitas mulheres, que já de si têm complexos de inferioridade em relação ao seu corpo.

segunda-feira, junho 03, 2024

Miniflorestas 

Mais uma excelente iniciativa, ainda no âmbito da jardinagem: um grupo de voluntários está a criar uma minifloresta de 2.500 metros quadrados num parque de Lisboa. E quer replicá-la por toda a Lisboa e arredores.
Esta iniciativa está aberta à participação a todos.
...
Por que esperam? 😊

domingo, junho 02, 2024

Plantar árvores 

Uma óptima notícia: o Estado português vai subsidiar com até 160 euros por hectare para se plantar árvores. Isto para conservar a biodiversidade florestal, os solos e para armazenamento de carbono, que as florestas absorvem em muito maior quantidade do que pensava, tornando a dita catástrofe climática pendente muito menos provável, do que se tem vindo a alarmar, aliás.
Adoro óptimas notícias!

sábado, junho 01, 2024

Dia Mundial da Criança
“Todas as crianças, absolutamente sem qualquer excepção, serão credoras destes direitos, sem distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de sua família.
A criança gozará proteção especial e ser-lhe-ão proporcionadas oportunidades e facilidades, por lei e por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade”  (da Declaração dos Direitos da Criança da UNICEF, 1959).

Comemoramos o Dia Mundial da Criança. É um dia especial que assinala a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, que em princípio assegura – a todas as crianças sem excepção direitos básicos como a protecção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração, oportunidades de desenvolvimento a todos os níveis através de amor e afecto e educação, liberdade de expressão e até a oportunidade de brincar. Digo em princípio, porque o caminho ainda é muito longo até se ver isto em prática na vida de todas as crianças; daí ser importanto continuar a marcar este dia.
Um óptimo Dia Mundial da Criança!