terça-feira, setembro 30, 2025

Mais Outono
Tenho uma amiga que gosta muito de abóboras - outro claro sinal de Outono - e de pintar com aguarelas; tem muito jeito 🍁🎃🎨
(foto: Rita Paulo)

segunda-feira, setembro 29, 2025

Outono
Como é que eu sei qu já é Outono sem olhar para a data? É só olhar para o céu e ver as migrações da passarada.
(foto: vida de praia)

domingo, setembro 28, 2025

Concerto

Há que tempos que não vou a um concerto. Não me importava nada que o próximo fosse com os Michael Learns to Rock, uma banda dinamarquesa dos anos 90 com enorme sucesso internacional, em particular na Ásia.

sábado, setembro 27, 2025

Pipoca e limpeza

Se eu trabalhasse com limpezas, tinha notado esta pipoca logo no primeiro dia…
… passou uma semana no chão do meu escritório no emprego…
(foto:,vida de praia)

sexta-feira, setembro 26, 2025

Cores e
gerações

Qual é a tua cor favorita? Eu em tempos preferia o lilás ou roxo e continua a ser uma das minhas cores favoritas. Entretanto li há dias que isto das cores favoritas tem que se lhe diga. E há sempre quem destoe, mas que a nossa cor favorita mostra a que geração pertencemos; segundo o historiador francês Michel Pastoureau, as cores não são fruto da natureza nem da nossa percepção mas são um produto da sociedade e que esta lhes atribui certos significados consoante a época. Como tal, as cores acabam por ser um de indicador muito visual da mudança de década para e do conjunto de valores que cada geração tem.
Se seguirmos esta segmentação, a geração dos meus pais, os ditos babyboomers (assim chamados porque nasceu muita gente no pós-guerra e aí até aos anos 60), prefere as paletas tradicionais com tons neutros e pastel – e a geração X ( a minha nascida entre 1965 e 1980) idem, mas com inspiração dos verdes, castanhos e ferrugem dos anos 70. Já a geração Y – os ditos millenials, nascidos entre 1980 e meados da década de 90 preferem o cor-de-rosa, símbolo de leveza e optimismo. E a geração Z (nascida entre meados de 90 e 2010) adoram o amarelo ousado, que contrasta tão bem com o cor-de-rosa clarinho dos millenials, o roxo e mais recentemente o verde, devido à preocupação ecológica. Finalmente a geração AlfA, que nasceu a partir de 2010 está dividida entre os tons naturais e as cores artificiais do mundo digital.

quinta-feira, setembro 25, 2025

Almoço de sonhos
Por acaso não me importava nada que isto fosse o meu almoço 🍣 😋 Não é... hoje é só fruta e legumes e tostas com queijo magro, e pouco mais...

quarta-feira, setembro 24, 2025

Cuidado com as notícias

De há uns tempos para cá que evito ver/ ler notícias todos os dias; e aconselho outros a fazer o mesmo: tirando uma ou outra excepção os noticiários e jornais não relatam senão desgraças, problemas, potenciais desgraças, imagens de sofrimento, estimativas exageradíssimas de tudo o que de mal se poderá passar; enfim, um negativismo selectivo e ímpar, que não faz nada bem à saúde e bem-estar mental. Tinha este pressentimento há muito tempo, e agora a ciência dá-me razão: pelo que li, só o ver cabeçalho negativo atrás de cabeçalho negativo sem se debruçar sobre os detalhes é suficicente para modificar o nosso cérebro de forma devastadora. A investigadora e professora catedrática de psicologia clínica, medicina e saúde pública da Universidade da California, Irvine, Roxane Cohen Silver descobriu depois dos ataques terroristas de 11/9 que até 3 anos depois de terem seguido notícias sobre os ataques terroristas, as pessoas que mais seguiram essas notícias apresentavam mais problemas físicos e mentais. Isto porque a exposição mediática altera a nossa reacção ao stress: o nosso organismo já de natureza está peparado para reagir a perigos em nome da sobrevivência. E cabeçalhos ameaçadores surtem o mesmo efeito, libertando cortisol e adrenalina, duas hormonas que nos preparam para reagir às ditas ameaças. E contínua exposição a cabeçalhos tais mantêm o sistema activo e alerta, em vez de deixar o corpo descansar, como seria o caso tendo cessado a situação de perigo eminente. E estando o sistema continuamente activo, desgasta e perturba a nossa forma de reagir ao stress, pode causar ruminações e preocupações desnecessárias, ansiedade, pesadelos, até insónias; já para não falar no sistema de recompensa do cérebro, fazendo com que aquelas coisas que normalmente apreciamos perdam o interesse. E o interesse vira-se para as catástrofes – uma pessoa começa a procurá-las na internet (ao que em inglês se chama "doomscrolling"), se não aparecerem primeiro assim que se acende o computador nas notícias de úiltima hora. Para alguns torna-se uma dependência, como qualquer outra droga.
Por isso cuidado. Evitem as imagens mais perturbantes e traumatisantes. Deixem o corpo e o cérebro descansar.

terça-feira, setembro 23, 2025

O amor

Li há dias uma crónica em que o autor referia com grande admiração os seus pais, casados há 50 anos; mais  propriamente o discurso que o pai tinha feito à mãe: «amo-te mais hoje do que te amava há 50 anos atrás». O que é necessário para conseguir passar uma vida inteira juntos e requer uma escolha diária, uma vez que apaixonar-se é fácil, mas ficar juntos é a parte difícil; a primeira acontece, a segunda depende de uma decisão mútua. Diariamente. Principalmente quando se está numa inevitável fase má, de crise, de doença, de meias a cheirar a chulé.

segunda-feira, setembro 22, 2025


Suite Natureza
Olhem esta bonita Suite Natureza com sauna e spa ao ar livre ✨🩵 A estadia no Henne Strand Resort inclui alojamento, espumante, snacks, tapas, vinho tinto e pequeno-almoço.

domingo, setembro 21, 2025

Mais competições
Uma competição mais deliciosa que se vai realizar em Treviso, em Itália, em Outubro é o Campeonato Mundial de Tiramisu, aquela deliciosa sobremesa com palitos la reine embebidos em café e licor com creme e cacau por cima, que muito a propósito ali nasceu. E que procuram juízes para provar e julga quais são os melhores. E eu que não gosto nada de Tiramisu...
... eu, quero! Eu quero! Eu quero!  

sábado, setembro 20, 2025

Competição

Desde que eu era miúda que se realizam competições de cubo mágico, ou Rubiks, por ter sido inventado pelo húngaro Erno Rubik. Mas com o tempo têm vindo a tornar-se cada vez mais avançadas. Em Agosto deste ano uma das competições internacionais pôs o concelho de Oliveira de Azeméis (distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto ) no mapa e envolveu 10 provas, entre elas de velocidade, de diversos formatos do cubo mágico (nem todos em forma de cubo; há por exemplo o Pyramix, que como o próprio nome indica é em forma de pirâmide) e só de uma mão e uma dita pequena maratona de speedcubing, que contam para os rankings da Associação Mundial de Cubing (WCA). Sessenta e cinco “cubers” entre os 9 e os 56 anos,  de 6 países encontraram-se nesta 3ª. edição desta modalidade, que já com duas mão é difícil até dizer basta.
E para não dizerem que em Portugal não temos craques, Pedro Azevedo, um jovem local e co-fundador da Associação Portuguesa de Speedcubing, que organizou esta competição, foi o único português a participar no campeonato mundial da modalidade em Seattle, nos Estados Unidos, este Verão, e entrou para o Top 100 na categoria de "Megaminx" (disputada com um dodecaedro) e para o Top 200 dos cubos 2x2 (com duas peças por face) e "Skewb" (cujas peças deslizam num eixo diagonal). Campeão!

sexta-feira, setembro 19, 2025


Maçãs
Não há nada como uma mação sumarenta e crocante. E está na época delas 🍎

quinta-feira, setembro 18, 2025

Escapada

Já se ouviu falar de malta escapilir-se da prisão. Mas nunca tinha ouvido falar de uma fuga de um lar: há dias três freiras octogenárias, Bernadette, Regina e Rita, fugiram do lar e com a ajuda de um chaveiro e uma antiga estudante do convento, conseguiram voltar para o convento, no castelo Goldenstein, em Elsbethn, nos arredores de Salzburgo, na Áustria, onde viveram toda a vida e onde preferem acabar a vida.
O voto de obediência deve ter terminado com a reforma 😊

quarta-feira, setembro 17, 2025

Amizades de ave
Por falar em aves, sabiam que elas criam laços de amizade entre si? Pelo menos foi o que escreveu a revista Nature, tendo estudado o comportamento dos estorninhos, que se entreajudam com a expectativa de que o favor acabará por ser retribuído. Até as aves fazem cunhas 😊
(na foto: um estorninho-soberbo, Lamprotornis superbus)

terça-feira, setembro 16, 2025

Orquídeas

Gosto muito de orquídeas e sei bastante sobre o seu cultivo e cuidado e que existem em quase todos os continentes (até a norte do Circulo Polar Ártico; só não as há na Antártica, que não é clima para plantas) com uma diversidade incrível – calcula-se que haja 29.500 espécies de orquídeas (o triplo do número de espécies de aves, se formos comparar. Não fazia ideia, porém, que são de origem antiquíssima. Pelo que li, uma investigação levada a cabo pelo Royal Botanic Gardens Kew em parceria com investigadores na América Latina, Austrália e Ásia actualizou a sua árvore genealógica, que mostra que se desenvolveram ao lado dos dinossauros durante 20 milhões de anos. E não originalmente na Austrália, como se pensava, mas no hemisfério norte, há 85-90 milhões de anos. Para o efeito foram utilizados dados de captura de genes de alto rendimento produzidos no Royal Botanic Gardens Kew como parte do projecto Plant and Fungal Tree of Life (PaFToL), combinando com sequências de ADN já publicadas de muitas espécies de orquídeas. Mas as orquídeas que temos hoje em dia “só” originaram há uns 5 milhões de anos no Panamá e Costa Rica. Extinguiram-se os dinossauros, mas as orquídeas sobreviveram, demonstrando uma maior capacidade de adaptação às alterações climáticas da altura.

segunda-feira, setembro 15, 2025

Quase sem comentários
Ele aspira a casa, ele lava a loiça, ele passa a ferro.
- Ela: «Voltaste a comprar uma porcaria duma guitarra, não voltaste??»
Quando há comportamentos estranhos, há que desconfiar 😂

domingo, setembro 14, 2025

Sesta e cafeína
Cresci numa cultura de bicas e sestas e nunca pensei no paradoxo de tomar a obrigatória bica de depois de almoço, seguida de uma sestazinha. Supostamente o café mantém-nos acordados. Mas e nessas circunstâncias?
Bem, a ciência interessou-se pelo fenómeno a que chamam “cafeine nap” (red.: sesta cafeinada). E pelo que li, há pessoas em que tomar um café antes da sesta dá ao cérebro uma injecção extra de energia, que só um café ou só uma sesta não dariam. E esta, hein?
Funciona da seguinte forma: a sensação de sono advém da adenosina, um neuromodulador que se vai acumulando no cérebro à medida que as células queimam energia durante o dia, ligando-se a receptores especializados, os A1, A2A, A2B, e A3, que regulam, entre outras funções, o sono. Estas ligações inibem a actividade neural e fazem-nos sonolentos. A cafeína antagoniza a adenosina, bloqueando os tais receptores; uma vez bloqueados não permitem que a adenosina se ligue a eles, e em vez da actividade cerebral abrandar, as células do cérebro continuam activas e mantêm-nos alerta.
As sestas e a cafeína “reiniciam” o cérebro: as sestas limpam-no da adenosina e a cafeína bloqueando-a. Combinadas são, portanto, uma arma poderosa, se a sesta for breve, idealmente menos de meia-hora, que é o tempo que leva o efeito da cafeína a fazer-se sentir. Foi o que um estudo recente revelou: 200 mg. de cafeína antes de uma sesta de 30 minutos reduziam a fatiga e melhoravam o desempenho cognitivo.
Claro que o que o corpo quer sempre é equilíbrio, e à medida que a cafeína bloqueia os receptores de adenosina, o corpo gera mais para compensar, o que exige quantidades mais elevadas de cafeína para conseguir o mesmo efeito. Daí termos de evitar beber café demais.

sábado, setembro 13, 2025

Especial
Olhem este hotel tão peculiar, que aposta no luxo e bom-receber: o Maison Peculière é num prédio de 1542 no Largo de São Domingos, na zona histórica do Porto e funciona à porta fechada; só quem fez reserva é que topa que é um hotel. Nada podia ser mais tranquilo para os clientes.

sexta-feira, setembro 12, 2025

Confiança 

O cúmulo da confiança vè-se na Dinamarca, at«e nas grandes cidades: alguém tem um produto da horta ou conveccionado pos si, põe à venda no passeio À porta de casa com o preço e informações sobre o pagamento e as pessoas passam por lá, levam e pagam, mesmo não estando ninguém ali a controlar.

quinta-feira, setembro 11, 2025

Solo

Adoro ir ao cinema, mas não sei se sózinha ia. E muita gente tem este tabu e se não tem com quem ir, não vai. O que é parvo, seu sei. É como ir almoçar – ou pior ainda – jantar fora sózinho.
Adorei por isso a nova iniciativa de alguns cinemas na Dinamarca: às Quintas o BIG BIO convida a matiné para quem vai sózinho e um incentivo em forma de 20% de desconto no bilhete. Outras vantagens: vês o filme que queres sem interrupções ou compromissos e não partilhas as pipocas com ninguém 😊

quarta-feira, setembro 10, 2025

Mais superidosos

Voltando a um dos meus temas favoritos, os superidosos, apresento-vos a Jeannie Rice, que aos 77 anos recentemente correu a maratona de Boston e com as suas 4 horas, 27 minutos e 17 segundos, um dos seus tempos mais lentos, aliás, ainda assim bateu o recorde mundial em todas as distâncias de corrida do seu grupo etário feminino (75-79 anos) e até alguns homens do mesmo grupo etário. Tem portanto o físico e a forma de uma mulher de 25, o que está a ser motivo para uma investigação sobre qual será o seu segredo. Quando chegarem a uma conclusão, eu que não posso com uma gata pelo rabo, quanto mais correr um quilómetro sequer, quero saber 😉

terça-feira, setembro 09, 2025

Regras italianas 
1) Nunca pôr a massa em água fria, cozinha-se em água a ferver
2) Nunca partir o esparguete
3) Não pôr natas na carbonara
4) Não comer pizza com garfo e faca
5) Não pôr parmesão no peixe
6) Não escoar a àgua da massa e passar por água
7) Não pôr ketchup na massa
8) Não pôr ananás na pizza
9) Comer a massa "al dente", não cozinhá-la demais
10) Não pôr frango na massa nem na pizza
11) Não pôr gelo no vinho
12) Não beber cappucino depois do meio-dia.

Foram os italianos que inventaram e eles é que sabem. Concordo com todas 😁

 

segunda-feira, setembro 08, 2025

Ginástica mental

Há imensos estudos que apontam para os benefícios das palavras cruzadas e actividades semelhantes para manter afiadas as capacidades cognitivas e evitar o mais possível o seu declínio.
Mas manter o cérebro em forma é muito mais complexo do que isso, palavras cruzadas só não basta: tem que se continuar a puxar pela molécula em todos os aspectos da vida, manter-se activo fisica e socialmente, continuar a aprender coisas novas, evitar maus hábitos alimentares, etc. O que os tais estudos muito possivelmente demonstram é a correlação entre fazer palavras cruzadas e a boa saúde cerebral, ouseja: quem tem boaq saúde cerebral tem tendência a fazer este tipo de actividade; este tipo de actividade não é necessariamente a causa das boas funções cognitivas. Faz sentido?  


domingo, setembro 07, 2025

Mistério

Adoro mistérios e há-os cada vez menos. Já aqui abordámos o artista de rua Banksy cuja identidade é tão desconhecida como as suas obras são provovadoras e inovativas. Muita especulação já houve sobre se será este ou aquele. E agora um detective privado espanhol diz ter provas, de que Bansky na realidade é o peudónimo de Robin Gunningham, nascido em Bristol em 1973. As provas:
- em 2009 foi criado para um site na internet o domínio “L3ANSKY.COM” registado em nome de Robin Gunningham
- Robin Gunningham em certa altura usou o pseudónimo artístico Robert Banks. Pouco tempo depois de Robert Banks sair de circulação, apareceu o Banksy.
- Há documentação fotográfica de obras originais de Banksy em propriedades vinculadas directamente a Robin Gunningham.
- Robin Gunningham vive numa casa superprotegida e cheia de câmaras, um bunker, numa pequena aldeia a 30 quilómetros de Bristol – para quê se nem sequer é famoso? Terá receio de se tornar famoso, quando fôr confirmado que é  deveras Bansky, antecipando a atenção toda dessa forma?
- eu diria que a prova das provas é uma do tipo Clark Kent/ superhomem: quando o Clark Kent – que na realidade é o Superhomem – está presente, o Superhomem nunca está e vice-versa, o que prova que são uma e a mesma pessoa; da mesma forma aposto que o Robin Gunningham e o Banksy, se fossem os dois convidados para a mesma festa, nunca apareceriam ao mesmo tempo 😉
(foto: uma das mais recentes desvendadas obras de Bansky, em Londres)

sábado, setembro 06, 2025

Mulher
Nos dias que correm há tanta parvoíce e tabus disfarçados de abertura e aceitação. Por exemplo não se poder falar de o que é realmente uma mulher, um tema que pôs a autora J.K. Rowling em apuros, porque se atreveu a dizer que mulher é uma pessoa que menstrua (ou já menstruou). Ui, o que ela foi dizer..., despertando a crítica de quem acha que quem se sente mulher é mulher (um aspecto, entretanto, que ainda gostaria de perceber, uma vez que eu fui mulher toda a minha vida e ainda não sei como é sentir-se muler, mas enfim...)
No meio disto tudo celebro o bom-senso do Supremo Tribunal do Reino Unido, que recentemente decidiu, que o termo "mulher" se refere exclusivamente ao sexo biológico. Ponto final. Qual Certificado de Reconhecimento de Género, qual quê? E sei que a J.K Rownling celebra comigo. Como comentário ao assunto na rede social X escreveu o seguinte a acompanhar uma foto sua a fumar uma cigarrilha: «To those celebrating the fact that I'm smoking a blunt: it's a cigar. Even if it decided to identify as a blunt for the purposes of this celebration, it would remain objectively, provably and demonstratively a cigar.» (trad.: «Para quem está a celebrar o facto de eu estar a fumar um charro: é uma cigarrilha [Rowling chama-lhe charuto]. Mesmo que decidisse identificar-se como um charro para efeitos desta celebração, continuaria a ser objectivamente, comprovadamente e demonstradamente uma cigarrilha» 😊

sexta-feira, setembro 05, 2025

Gelados caseiros

Se eu soubesse que estes gelados caseiros não sairiam mal como os da minha infância, e, que se chupava o sumo, perdia o sabor e ficava só o gelo amargo, para meu grande descontentamento, até me deixava inspirar.
Aqui deixo a receita do Jamie Oliver:
 
Ingredientes:
1 banana pequena madura
1 caneca de frutos vermelhos frescos ou congelados (150 g)
1 caneca de leite (300 ml)
3 colheres (de sopa) de iogurte natural
1 colher de sopa de mel líquido
6 folhas de hortelã
 
Preparação:
1.º Descasque a banana e coloque-a no liquidificador com os frutos vermelhos, o leite, o iogurte e o mel.
2.º Adicione as folhas de hortelã e triture até obter uma mistura super homogénea.
3.º Divida a mistura por 8 formas de gelados e coloque um palito em cada uma. Coloque os gelados nas formas no congelador durante pelo menos 4 horas ou até ficarem firmes.

quinta-feira, setembro 04, 2025

Polvo

Sabia que os polvos são um dos animais mais inteligentes do planeta? Enquanto escrevemos isto, são capazes de transformar 60% da sua massa cerebral genética, o chamado RNA, o que os torna extremamente fáceis de aprender e adaptáveis ​​ao ambiente.
Eu adoro polvos! Inspiram-me 🐙

quarta-feira, setembro 03, 2025

Geometria
Convém evitar três acidentes geométricos na vida:
- círculos viciosos
- triângulos amorosos
- e pessoas quadradas

Nem é preciso dizer mais nada 😂

terça-feira, setembro 02, 2025

Crias
As crias de animais  são quase todas giras, mas adoro particularmente os elefantes bebés. Olhem só estas ternuras de várias toneladas. Mais alguém gosta? 
(foto: Beverly Joubert, National Geographic)

segunda-feira, setembro 01, 2025

Oxford
Quando um dia fôr a Oxford, se gostasse de coisas subterrâneas, instalava-me numa pequena acomodação chamada The Netty, uma antiga casa de banho pública vitoriana, aí está, subterrânea, de 1895, que foi recuperada e transformada em alojamento com duas suites, um hotel boutique, vá. Para o encontrar, tem de descer ao subsolo da rua de St. Giles através de uma estreita escadaria. Mantiveram intactos os azulejos originais, as sanitas de cisterna alta, os lavatórios de aço inoxidável e acrescentaram o conforto contemporâneo e pequenos toques mais luxuosos como o papel de parede, tapeçarias e cabeceiras da cama em veludo. Promete uma experiência intimista.