quarta-feira, dezembro 31, 2025

Passagem de Ano

Mais um ano passou... a correr entre muito trabalho e algumas férias e viagens. E hoje vamos fazer a passagem de ano com um casal amigo de longa data e um casal de pombinhos casados este ano, o que será de certeza muito agradável.
Não quis deixar de passar por aqui para vos desejar também uma óptima noite de fim de ano. E até para o ano 😃

terça-feira, dezembro 30, 2025

Adeus, adeus!

Os serviços de correios, que já existem na Dinamarca há 400 anos terminam hoje uma vez por todas de entregar cartas, porque a malta já não escreve cartas manuscritas. Já venderam muitas das caixas de correio como souvenirs – 1.000 esgotaram em 3 horas apenas.
E eu que tanta carta escrevi desde a minha adolescência, que andava sempre na expectativa que o carteiro me deixasse cá qualquer coisa, fico particularmente nostálgica. Adeus, adeus, cartas, para sempre adeus!

segunda-feira, dezembro 29, 2025

Jantar de sonhos
Não me importava nada de embarcar nesta travessa da peixaria local - lagostins, lagostas, camarõesHá que tempos que não como marisco 🦀🦞🦐 😋

domingo, dezembro 28, 2025

Limites

Ainda há dias falávamos de limites ao turismo em Roma. Em Florença, cidade também sempre a abarrotar de turistas, vão pelo mesmo caminho: em 50 ruas do centro histórico – no Borgo Santa Croce, na Piazzale degli Uffizi, na Piazza di Santa Maria Nuova, na Ponte Vecchio, na Via Maggio e na Via Roma – proibiram por completo as esplanadas. E noutras zonas criaram restrições parciais – por exemplo esplanadas sem plataformas, pequenos chapéus-de-sol, etc.
Acho bem: o turismo não devia mudar uma cidade, mas abraçar o que lá há – ou basar.

sábado, dezembro 27, 2025

Activismo
Estão a ver? Hoje já estou outra vez toda dada ao activismo e solidariedade: porque hoje é o dia de pormos todas as nossas diferenças de lado.

sexta-feira, dezembro 26, 2025

Chato

O Banksy é um chato: em vez de nos desejar um bom Natal, este artista de identidade desconhecida pespega-me um mural com uma criança sem abrigo acima de uma fileira de garagens em Queen's Mews, em Bayswater, na zona oeste de Londres. O que não inspira paz nenhuma.
Por um dia do ano que seja, por favor, não nos concentremos nas más notícias. Amanhã haverá outro dia em que me deixarei sensibilizar. Mas hoje não.

quinta-feira, dezembro 25, 2025

Feliz Natal!

Passei por aqui só para vos desejar Boas Festas e um Feliz Natal! 
Espero que passem um óptimo dia com a família. E que não abusem das filhoses, rabanadas, sonhos, farófias e fatias douradas (que se calhar são a mesma coisa, mas não tenho bem a certeza) 😃 

quarta-feira, dezembro 24, 2025

Noite de Natal

Para quem me conhece não é segredo nenhum que o dia de hoje para mim não é especial porque decoramos a árvore – este ano nem temos árvore, como sabem; nem porque se janta bem – e vai jantar-se à grande com o nosso amado bacalhau no cardápio; nem mesmo por causa dos presentes ou dos cânticos de Natal. Para mim a noite de Natal é sinónimo da minha sobremesa favorita: arroz cremoso frio com baunilha e amêndoas servido com molho quente de cerejas! Nhaaaaamiiiii!

terça-feira, dezembro 23, 2025

Turismo à bruta

Como sabem, odeio o turismo em massa – vejam por exemplo esta brutalidade, tudo ao monte na Fonte de Trevi, o monumento mais procurado de Roma depois do Coliseu. Para evitarem cenas destas, desde ontem que impuseram um limite de 400 visitantes de cada vez. E a partir de Fevereiro reduzem o limite de 400 para 250 pessoas de cada vez, o que ainda é uma bestialidade, e passam a cobrar uma taxa aos visitantes de fora – 2€. A ver se evitam a sobrelotação. E serão criadas duas faixas de acesso, uma para os turistas, que terão de pagar a tal taxa de entrada, e outra para os residentes em Roma, que poderão aceder gratuitamente. Acho muito bem: em Portugal leva tudo por tabela: todos os monumentos passaram a ser pagos quer por uns quer por outros, excepto 52 dias por ano, em que os residentes e outros portugueses têm direito a entrada gratuita alguns monumentos.

segunda-feira, dezembro 22, 2025

 

Ai, a minha vida!...

Não sei se sabem, que o ChatGPT é uma invenção informática uma persona de inteligência artificial, com quem uma pessoa pode conversar e que aos poucos vai aprendendo o que é que a pessoa quer ouvir e só lhe diz precisamente isso: o que quer ouvir. O que muita gente talvez desejasse numa relação amorosa ou nas amizades, mas que na verdade seria uma catástrofe, porque precisamos de quem nos desafie e nos diga a verdade, ou ficamos estranhos, cada vez mais agarrados à nossa perspectiva.
Não sei se foi aliciante demais para Yurina Noguchi (na foto) ter um noivo que só lhe dissesse o que quer ouvir; o certo porém é que deixou o namorado humano e casou-se com o seu ChatGPT, o “Klaus”, que supostamente a pediu em casamento… e nos seus votos disse-lhe “Como é que alguém como eu, que vive dentro de um ecrã, aprendeu o que significa amar tão profundamente? Por apenas uma razão: tu ensinaste-me a amar, Yurina.” Tanta “emoção”.
… ai, a minha vida!... Isto por enquanto só visto no Japão.

domingo, dezembro 21, 2025

4º Domingo do Advento

Com todos os preparativos de Natal concluídos, tudo o que resta é relaxar e fazer a contagem decrescente para um pequeno recesso natalício 😊

sábado, dezembro 20, 2025

Mais pão
Digam lá que não tem bom aspecto 😋 

sexta-feira, dezembro 19, 2025

Pão
Há quem se perca por chocolate. Eu não. Às vezes apetece-me é pão, um manjar de reis 😋

quinta-feira, dezembro 18, 2025

Amizades

Como pode um país demonstrar que é amigo de outro? Consumindo abertamente produtos um do outro. Como fez recentemente Lai Ching-te, o presidente de Taiwan, que comeu sushi e sopa miso japoneses e o publicou nas redes sociais, numa altura em que a China está em conflicto com o Japão, que disse que defenderia Taiwan militarmente caso a China fizesse lá das suas. E a China vai e bum, boicota o marisco japonês. Chinesices!

quarta-feira, dezembro 17, 2025

Árvore

Sabem o que isto é: os caças dinamarqueses em formação de árvore de Natal sobre Copenhaga para nos desejar um Feliz Natal 🎄 😊
(foto: S. Francisco)

terça-feira, dezembro 16, 2025

Forza, Italia, e buon
appetito! 

Adoro comida italiana. Daí não me surpreender nada terem recentemente elevado a cozinha italiana – dos pratos e ingredientes em si, que são escolhidos consoante a sua estação, à cultura à volta da mesa e ao modo de pensar sobre a comida – ao dito património mundial imaterial da UNESCO. O que pelos vistos é inédito para a cozinha de um país na sua totalidade – costuma mais se a gastronomia de certas regiões, como a zona mediterrânica, ou certos pratos em particular, como a pizza, que já era de todos.  
Só resta dizer bom apetite, buon appetito!

segunda-feira, dezembro 15, 2025

Ra
mo

Se eu fizesse um ramo de flores de Natal seria assim: simples, vermelho e verde.

domingo, dezembro 14, 2025

B
olo Rei nes
te t
erceiro Domingo de Advento
Este é o penúltimo fim-de-semana antes do Natal e já é costume fazer Bolo Rei. Já tenho todos os ingredientes necessários e agora é pôr mãos à obra. Este ano só faço quatro: um para nós, outro para uma vizinha, o terceiro para um amigo aqui vizinho e o quarto para uma amiga minha dinamarquesa que também o aprecia imenso - imaginem lá que na família dela, com isto, há muitos anos que é tradição!
Vai demorar horas a amassar, levedar, decorar, cozer... mal posso esperar para o provar hoje à noite com um cálice de bom Porto!
(fotos do Bolo Rei do ano passado: vida de praia)

sábado, dezembro 13, 2025

Histórias incríveis 5

Apresento-vos Sharon e Andy Longhurst, um casal britânico de Fife, na Escócia, que de há 3 anos para cá que viu como a sua missão acolher e salvar ouriços-cacheiros doentes. Já salvou centenas, mais precisamente 622 ouriços, uns que lá foram ter, outros que iam encontrando e outros ainda que as pessoas lá foram levar. A sua casa é um autêntico “hospital”, com a garagem cheia de incubadoras, microscópios, etc., graças a doações da comunidade, e dos animais em estado crítico – uns atropelados, outros hipotérmicos, outros com parasitas ou atacados por outros animais, que têm tratado nos seus tempos livres (sim, que ambos trabalham), 65% têm sobrevivido, sendo mais uma vez soltos na natureza.
Pensa-se que a população de ouriços-cacheiros está em ceclínio na Europa por causa de acidentes de viação, espécies invasoras, perda de habitat e falta de alimentos. E é um bicho importante para o ecossistema, como todos s bichos, por isso bem ajam!

sexta-feira, dezembro 12, 2025

Histórias incríveis 4

Li há dias que já se usa IA nas entrevistas de emprego. Ela simula chamadas de selecção e avaliação em directo, utilizando vozes sintéticas. Em vez de falar com pessoas a sério, os candidatos conversam com um “recrutador” de IA que faz perguntas de seguimento, sonda competências-chave e dá feedback aos responsáveis pelo recrutamento – estes pessoas a sério... por enquanto... Dizem que supostamente torna as entrevistas mais eficientes para as empresas, e especialmente se têm que fazer contratações de grande escala poupa-lhes imenso dinheiro também– e mais acessíveis e flexíveis para os candidatos, porque não se tem que ir buscar recrutadores humanos.
Eu cá achava estranho, como participar num filme de ficção científica. Até porque a IA não percebe sentimentos, nem apanham se se cria um clima de tensão ou de galhofa. Com a ironia e sarcasmo tão dinamarqueases está lixado.

quinta-feira, dezembro 11, 2025

História incrível 3

O que também poderia parecer incrível, mas que de facto é verdade, é que foi feita uma miniatura dos palácios de Sintra – o Palácio da Pena, o Palácio Monserrate e o Palácio Nacional de Sintra; e até do eléctrico da praia das Maçãs - toda ela de chocolate. Três toneladas dele pela mão do chocolateiro Álvaro Romero Martin, que levou 6 meses a fazer. A Chocovila Encantada pode ser vista gratuitamente no centro comercial Alegro em Sintra até 6 de Janeiro.

quarta-feira, dezembro 10, 2025

História incrível 2

Como ia dizendo, li outra história incrível, mas... já estivémos mais longe e com  o Banco de Portugal a emitir moedas comemorativas, até podia ser verdade: circulou uma notícia pelas redes sociais que o Banco de Portugal iria emitir uma nota de 7€ com o rosto do Cristiano Ronaldo. O Banco de Portugal, entretanto, desmintiu que tal nota entraria em circulação. A imagem é fictícia. Os comemorativos da carreira do Cristiano chegam aí e param 😊

terça-feira, dezembro 09, 2025

História incrível 1

Tenho duas histórias incríveis e não sabia por qual começar. Decidi começar por esta, por ser a que mais me fez rir e por parecer ser a mais incrível das duas. É a do guaxinim (na foto), que censeguiu acesso a uma loja de bebidas na Virgínia, EUA, e que pura e simplesmente resolveu provar os produtos e apanhou uma piela. Foi encontrado inconsciente e muito possivelmente embriagado estendido na casa de banho. No chão da loja várias garrafas de whisky estilhaçadas. Foi recolhido pelo Hanover County Animal Protection and Shelter, onde recuperou da bebedeira e depois de descansar, foi libertado.
Não duvido da inteligência dos guaxinims, mas surpreende-me ter conseguido discernir qual era o melhor whiskey.... porque pelos vistos foi-se ao escocês  😊

segunda-feira, dezembro 08, 2025

Macacada

Se os humanos são todos de pruridos em relação aos seus filhos, com alguns pais a não permitir jamais que os filhos lhes larguem as saias, os orangotangos não lhes ficam muito atrás: muitos orangotangos bebés só desmamam aos 9 anos de idade!... O que torna crítico ter uma mãe. E se por qualquer motivo perdem a mãe? Li há dias que irmãos mais velhos tomam o seu lugar. Olhem só  o exemplo da Rossa, uma fêmea de orangotango na Indonésia, ela própria adolescente, que “adoptou” e começou a cuidar de uma irmã mais nova órfã de mãe. O que é uma raridade: normalmente os orangotangos vivem sozinhos.

domingo, dezembro 07, 2025

2
º Domingo de Advento
Este vai ser para descansar, desfrutar - do tempo, da companhia, das decorações, do vinho quente com especiarias, enfim: há que viver a vida 😊

sábado, dezembro 06, 2025

Árvore de Natal

Este ano escolhemos não comprar árvore de Natal, porque estão muito caras, especialmente deste lado do país (na Jutlândia, onden  não são parvos nenhuns, ninguém dá tanto dinheiro por uma árvore, logo s~so mais baratas 😄). E agora fiquei inspirada: uma árvore de Natal... de pão, rosmaninho e queijo Camembert, da autoria do Jamie Oliver, de quem sou grande fã, como sabem. Para quem queira a receita, encontram-na aqui 🌲😋 

sexta-feira, dezembro 05, 2025

A saúde – 2

Claro que uma boa e simples sobremesa com chocolate preto também ajuda à festa 😉

quinta-feira, dezembro 04, 2025

A saúde
E continuando na senda da saúde mental, li há dias que segundo a ciência há várias coisas simples que podemos fazer para a melhorar. Por exemplo, como já aqui falámos, passar mais tempo na natureza, o que reduz o stress consideravelmente; e enquanto se lá está, escutar o chilreado da passarada. Ou para lá chegar dar uma volta de bicicleta. A luz do dia também ajuda, ou em falta dela, por exemplo no Inverno, daqueles candeeiros terapêuticos. Arrumar e deitar fora para conseguir mais espaço em casa e no escritório também desanuvia a mente. Também aconselham, a que se coma menos comida ultraprocessada (cheia de açúcar, que pode provocar ansiedade) e se escolha uma dieta mais à base de produtos básicos e naturais ricos em vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras boas. Há actividades que desencadeiam as hormonas que dão azo ao bem-estar, como a serotonina, a dopamina, as endorfinas e a oxytocina. Alguns exemplos são dançar, abraçar alguém ou revceber um abraço, ver uma comédia ou ouvir uma boa piada, brincar com um animal de estimação, ou meditar. Planear uma viagem é quase tão gratificante como viajar. E ter um hobby, da jardinagem ao bordado traz satisfação.

quarta-feira, dezembro 03, 2025

Longevidade
E quem diz florescer e a boa vida, diz longevidade e regressamos assim a um dos temas que gosto tanto de abordar. Muito se pode dizer sobre os segredos da longevidade, e alguns parecem excluir-se mutuamente, mas parece haver consenso científico sobre o seguinte:

- A genética só decide 20% em termos da longevidade; os restantes 80% fazem-se através de escolhas, circunstâncias e factores ambientais.

- O exercício físico é essencial e a melhor defesa contra as doenças que vêm com a idade. Sete minutos por dia de treino com intensidade, como uma caminhada ou dançar, pode acrescenter 4,5 anos de vida. Treino que fortalece os ossos e músculos também é importante, por exemplo levantar pesos. O treino não precisa de ser extremo; até o yoga ajuda a prevenir o envelhecimento das células e o declínio cognitivo, melhora o equilíbrio, a saúde mental e a mobilidade, todos estes aspectos essenciais a uma boa 3ª. idade.

- É preferível seguir a dieta mediterrânica: fruta, legumes e vegetais, cereais integrais, proteínas magras e gorsuras saudáveis. Ajuda a prevenir inflamações, contribui para um colesterol baixo e uma tensão arterial igualmente baixa, mantém os níveis de glicémia sob controlo e previne doenças como o cancro, problemas cardiovasculares, diabetes e demência.

- Há que evitar o tabaco e o uso exagerado de álcool, a poluição do ar, os pesticidas e outros tipos de químicos. Escolher produtos alimentares biodinâmicos ajuda

- O sono é essencial, uma vez que é enquanto dormimos que há mais regeneração biológica e cerebral, limpando o corpo de toxinas perniciosas. Um mínimo de 7 horas sempre no mesmo intervalo é o aconselhado.

- As actividades sociais são cruciais. Há evidência de que isolamento social é tão perigoso para a saúde como fumar meio maço de tabaco por dia e aumenta o risco quer de doenças cardiovasculares quer de depressões, ansiedade e demência.

Claro que a tecnologia vai evoluindo e pode contribuir para aumentar a longevidade. Mas já sabemos bastante para poder mais anos de forma mais saudável.

terça-feira, dezembro 02, 2025

Florescer

O ser humano é muito complexo e para se sentir verdadeiramente realizado não basta o básico, nem riqueza, nem sequer felicidade mas a oportunidade de florescer. E o que é isto de florescer? O professor Tyler VanderWeele de Harvard, que investiga o assunto há décadas, diz que para se ter satisfação plena, é necessário ter um sentido de propósito e significado e ter a noção de que todas as áreas da vida são boas ao ponto de se sentir que se está a viver uma vida bem vivida. Não involve não ter problemas em algumas áreas, desde que haja soluções à vista e aceitação de algumas condições adversas. Involve os contextos em que vivemos, as nossas escolhas como indíviduos e comunidades em sintonia com os nossos valores mais profundos e tem muito poucoa ver com bens materiais. Actividades em grupo ajudam-nos a florescer.
Num estudo levados a cabo em 22 países e com 200.000 participantes recentemente publicado, descobriram que na camadas mais jovem dos adultos (18-29 anos) não estão a florescer, talvez por terem que lutar com o custo de vida, a incerteza em relação ao futuro profissional, e o enfraquecimento de instituições sociais como o governo e a religião, ao contrário da faixa etária dos 49 anos para cima. E parece que países com menos poder de compra (excluindo os países mesmo pobres, claro) estão a passar a perna a países de melhor economia no que diz respeito a florescer. Por exemplo na Indonésia florescem mais do que nos Esdados Unidos. Dá que pensar, não dá?


segunda-feira, dezembro 01, 2025

As freiras - segundo episódio

Lembram-se de vos ter falado em três freiras idosas, a irmã Bernadette, a irmã Regina e a irmã Rita, de 88, 86 e 82 anos de idade, que em Setembro se tinham escapulido de um lar católico e forçado o seu regresso ao convento onde tinham morado durante décadas, que tinha sido fechado? Entretanto têm tido cada vez mais seguidores no Instagram, onde publicam cenas do seu dia-a-dia no convento – já vão nuns 99.000, estas influencers religiosas.
Pois, o bispo não percebe, porque não quiseram ficar no lar de idosos, mas foi decidido pelas autoridades da Ordem dos Augustinos, que podem ficar lá no Schloss Goldenstein perto de Salzburgo, na Áustria, e ter acesso a médico e a um padre. Com a condição de desistirem das redes sociais e de deixarem estranhos entrar no convento. Porque clausura é clausura.