sábado, dezembro 31, 2011

Passagem de Ano
Mais um ano passou... a correr entre muito trabalho e algumas viagens. E hoje vamos fazer a passagem de ano com um casal amigo e alguns amigos deles, o que costuma ser divertidíssimo.
Não quis deixar de passar por aqui para vos desejar também uma óptima noite de fim de ano. E até para no ano ;-)

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Assento
E com o Natal e a comezaina ultrapassados e o Ano Novo e as dietas já à vista, lembrei-me de compartilhar um estudo que li recentemente; intuitivamente bem me parecia que ficar sentado durante muito tempo era má ideia. Mas um grupo de cientistas israelitas chegou à conclusão de que se produz 50% de gordura no corpo quando as células adiposas ficam muito tempo paradas.
...
Vou ali subir e descer escadas e já volto. Até já ;-D

quinta-feira, dezembro 29, 2011

De volta ao bules
E acabaram-se as férias – curtas mas foram boas; soube-se muito bem o descanso. E felizmente esta semana vai ser ultra-curta ;-)

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Prendas de Natal
E por falar em armas secretas, adivinhem lá que tipo de prendas é que os americanos ofereceram e receberam mais este ano... armas de fogo! Pelo menos dias antes do Natal já se tinha batido o recorde do número de armas compradas: só na Sexta- feira a que chamam Black Friday, que é um dia de saldos, tinham sido vendidas 129.166 armas de fogo, 31.000 mais do que o recorde até aqui.
Como diria o meu amigo Obelix, são doidos estes americanos! X-P

terça-feira, dezembro 27, 2011

Sistemas de antipirataria
Eu sempre pensei que piratas eram um fenómeno antigo e extinto. Mas nos últimos anos a pirataria, que pelos vistos nunca desapareceu por completo, tem vindo a aumentar explosivamente na costa leste de África, ali perto da Somália, e no Oceano Índico. Fazem reféns a torto e a direito entre os marinheiros ocidentais, pedem resgates e quando as coisas dão para o torto...
Várias firmas multinacionais que navegam naquelas águas já pensaram em cooperar com o exército ou ter guardas armados a bordo, mas há quem pense que isso tornaria os piratas ainda mais bravos, aumentando a potencial violência e o perigo ainda mais. E há quem tenha sugerido medidas mais alternativas, como usar gás lacrimogénio, spray causador de náusea, canhões de água, ondas sonoras potentes – e a indústria de segurança anti-pirataria está em expansão. 
Pois por mim que venham os canhões – de água e os outros, que quem se dá ao direito de raptar pessoas inocentes, civis, não merece mercê! Era da maneira como se acabava logo com a pirataria...

segunda-feira, dezembro 26, 2011

As prendas
Claro que as prendas também são importantes. E como sempre foram óptimas, sendo a minha favorita a do meu marido, claro: o meu “brinquedo” novo, o iPhone 4, que me ofereceu como prenda combinada de anos, aniversário de casamento, e Natal... dos próximos 2 ou 3 anos ;-D

domingo, dezembro 25, 2011

Dia de Natal
Boas Festas e Feliz Natal a todos os meus amigos aqui na blogosfera! :-D

sábado, dezembro 24, 2011

Noite de Natal
Para quem me conhece não é segredo nenhum que o dia de hoje para mim não é especial porque decoramos a árvore, ou se janta bem, nem mesmo por causa dos presentes ou dos cânticos de Natal. Para mim a  noite de Natal é sinónimo da minha sobremesa favorita fria: arroz cremoso com baunilha e amêndoas servido com molho quente de cerejas! Mmmmmmm! :-D

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Férias de Natal e árvore de Natal
Finalmente entrei de férias! Vão ser relativamente curtas, mas são merecidas depois de uns meses intensos de trabalho; e vão-me saber tremendamente bem :-)
Hoje, como já é tradição, vai a família toda buscar a árvore de Natal a uma plantação. Mas não entra na sala para ser decorada senão amanhã. Há produtores que tendo em atenção o frio que faz servem vinho quente com especiarias à conta da casa para quem lhes compre uma árvore; espero que seja o caso hoje, que vamos precisar que qualquer coisa para nos aquecer depois da interminável caça à árvore de Natal perfeita ;-D

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Prioridades
Às vezes… muitas vezes não percebo o ser humano. Revolta-se com bagatelas e deixa coisas gravíssimas passar por despercebidas. Arrasam-se florestas inteiras, levando espécie após espécie à extinção e, para além de um ou outro activista, o mundo fecha os olhos em nome do capitalismo e passa à frente como se não fosse nada. Mas um caçador abate um alce albino este Outono e cai-lhe o céu em cima – ou, neste caso, a população norueguesa em peso, porque coitadinho do alce Albin já era uma figura, uma sensação, e merecia como tal ser preservado.
É triste e tal, mas e que tal manter-se o sentido das proporções, hã?

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Update
Aquela chata da operadora de telemóveis (a tal do número bloqueado) continua a ligar-me – mas em vez de 10 vezes por dia, contenta-se com 2 ou 3, o que já é uma melhoria. Uma estimativa muito por alto: daqui a uma semana já se esqueceu que eu existo e sou uma potencial cliente... espero!

terça-feira, dezembro 20, 2011

O golpe do baú
Se alguém acha que a crise lhe afectou de tal forma o orçamento que vai ser difícil comprar prendas de Natal este ano, talvez encontre aqui a solução: que arranje um gato! Não me estou a referir a qualquer gato mas ao bichano previamente vadio Tommaso, que acaba de herdar 10 milhões de Euros de uma viuva rica italiana de 94 anos de idade que o adoptou.
Quem é que disse que gatos pretos traziam azar? ;-)

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Jogos de vídeo
Há aquela ideia que de uma forma geral os jogos de vídeo violentos tornam as crianças e jovens indiscriminadamente violentos. Mas tal como em relação aos filmes, desenhos animados e tal pensava cá para mim se seria mesmo verdade. E segundo li não é bem assim: segundo uma experiência levada a cabo por um cientista austríaco e um inglês o verdadeiro perigo está na identificação com a figura violenta que se desempenha no jogo. O que é exacerbado se a tal figura se assemelha à pessoa que está a jogar fisicamente.
Dividiram os participantes em dois grupos – um cuja figura se assemelhava e outro não. Mais tarde pediram-lhes para confeccionar uma comidinha para outra pessoa; foram instruidos em como podiam adicionar a quantidade de piripiri que quisessem, mas que até a mais mínima quantidade de piripiri poderia causar dôr a quem a provasse. E os jogadores que mais se tinham identificado com a figura violenta foram os que mais tendência tiveram a adicionar grandes quantidades de piripiri.
Sádicos, pá! :-D
(Fonte: Fischer, P., Kastenmüller, A & Greitemayer, T. (2010): Media Violence and the Self: The impact of personalized gaming characters in aggressive videogames on aggressive behaviour. Journal of Experimental Social Psychology, 46, 192-195)

domingo, dezembro 18, 2011

4º Domingo de Advento
E hoje chegou o dia de provar o bolo rei – e o arroz doce, que também fiz, e outras sobremesas natalícias: nós e um grupo de amigos com raízes em vários países e continentes resolvemos organizar uma tarde de sobremesas internacionais. Acho que vai ser muito intessante... e delicioso ;-)

sábado, dezembro 17, 2011

Bolo rei 
Hoje, como já é tradição, vou ser a mestre-pasteleira: chegou o dia de confeccionar os bolos rei da praxe. Ainda não decidi se faço 4 se 5 este ano, mas logo vejo.
(foto: vida de praia)

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Vendedores
Se há coisa que eu detesto são vendedores insistentes, que não aceitam um não. Na semana passada alguém com número bloqueado ligou-me para o telemóvel. Como o meu número não está listado pensei que seria alguém meu conhecido, mas não: era de outra operadora a tentar convencer-me a mudar para ela. Tentei por várias vezes dizer que não estava interessada, mas a gaja continuou a argumentar e a certa altura, por muito rude que seja, vi-me obrigada a desligar, porque ela não me largava do pé. E não é que há já uma semana inteira que me ligam do tal número bloqueado – no trabalho, à noite, durante o fim de semana – e não me desampara a loja? Agora que sei quem é o “número bloqueado” nem atendo e só espero que seja menos teimosa que eu e que desista.
Uma coisa é certa: com métodos destes e pessoal deste calibre para aquela operadora é que eu não mudo!

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Stand by me
Wow! O Ben E. King não viveu em vão ;-) E que bela maneira de começar a manhã!
Bom dia! :-)
(Stand By Me | Playing For Change | Song Around The World from Concord Music Group on Vimeo.)

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Western de ficção científica...?
Não sou grande fã de ficção científica. Já de westerns gosto mais, porque o meu pai gostava. Mas não me estou a ver a assistir a um western de ficção científica como o Cowboys & Aliens com o Harrison Ford e o Daniel Craig, que saiu nos cinemas há uns tempos atrás. É que soa simplesmente estranho demais... até para mim ;-)

terça-feira, dezembro 13, 2011

Boceeeeejo!
Há muitas teorias que tentam explicar a razão de ser do bocejo e até já aqui discutimos algumas. E toda a gente sabe e já tentou ser “contagiada” por um bocejo. Entretanto segundo li, um grupo de cientistas ligados à universidade de Pisa chegaram recentemente à conclusão que o bocejo desempenha uma função social essencial; ou pelo menos que tem mais a tendência a “contagiar” se o bocejador é uma pessoa que nos está emocionalmente próxima – um familiar ou amigo – e menos se é um estranho, o que indica um significado social.
...
Interessante... se bem que estranho.

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Beleza de guppy
Já alguma vez maturaram em se uma ou uma guppy é atraente ou não? Pois um grupo de cientistas ligados à universidade de Copenhaga pelos vistos já: num projecto de investigação brevemente a ser publicado na revista científica britânica Proceedings of the Royal Society B chegaram nomeadamente à conclusão de que as fêmeas dos peixes guppy se escondem atrás de fêmeas mais atraentes para evitar as aproximações amorosas dos machos…a sério!
Mas que peixes tão calculistas, hã? :-D

domingo, dezembro 11, 2011

3º. Domingo de Advento
E já vamos na terceira chama nesta contagem decrescente para o Natal. Já temos as prendas todas compradas e a maior parte das cartas de Boas Festas enviadas, por isso hoje vai dar para descansar.

sábado, dezembro 10, 2011

Mails do Além
Voltamos por instantes ao cúmulo do absurdo. Li há dias que uma nova firma americana, a I-tomb.net, que se especializou na criação de campas virtuais. Custam 36€ por ano e um total de 2.150€ por 99 anos, com a possibilidade de prolongamento ad eternum. Quem tenha acesso – e isso requer um convite especial – pode ver as fotos e vídeos que o (futuro) defunto lá deixou e receber mails do mesmo.
...
Bizarro? Concerteza!

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Más notícias
Para quem é fã do Brad Pitt tenho péssimas notícias: li há dias que ele resolveu deixar de contracenar daqui a 3 anos, quando fizer os 50 (sim, ninguém diria, mas o Brad Pitt já tem 47 anos de idade!) para se dedicar à família, certamente, e à produção de filmes e de guiões, que tanto aprecia.
...
Entretanto se fizer belas #¤%”#&%# como o The Tree of Life, que não sei como ganhou as Palmas de Ouro em Cannes este ano, é perfeitamente dispensável que se continue a dedicar à Sétima Arte :-P

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Raw food… ou não
De momento só se fala na onda da raw food, um trend para o vegetariano em que não se cozinham os alimentos, ou o menos possível. Há quem diga que é supersaudável e a única dieta que vale a pena para manter o organismo limpo e tal. Entretanto li há dias que segundo cientistas da Harvard University o organismo aproveita muito mais da energia contida nos alimentos se estes forem cozinhados e que é este processamento dos alimentos que permitiu ao ser humano ter a energia suficiente à disposição para desenvolvermos cérebros superiores aos dos animais.
Será que comer a comida principalmente crua põe a capacidade cerebral em perigo...? ;-)

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Natureza
Moro perto da praia e da minha janela vejo bastantes árvores, mas não fazia ideia de que era tão saudável: li há dias que um grupo de investigadores dinamarqueses chegou à conclusão que quem mora a 300 ou menos metros de um parque ou lugar verde de uma forma geral é mais saudável do que quem mora mais longe de uma zona verde. Como fica com mais vontade de passear são mais activos fisicamente, mais magros, têm menos dôres, andam menos stressados e estão melhor consigo próprios e socialmente.
Têm um parque perto de onde moram? Recomenda-se! :-)

terça-feira, dezembro 06, 2011

Declaração falsa
Já cá se sabe que a publicidade não é nada fiável, pois diz e promete qualquer coisa que seja só para vender o produto. Mas na China  chegam ao campo do exagero: como lá os conceitos e significados dos nomes são importantes, toca a pôr significado nas marcas dos produtos; felicidade, por exemplo: lá a Coca Cola chama-se Ke Kou Ke Le, que traduzido é “felicidade saborosa” e por conseguinte a torna irresistível. E as batatas fritas Lays lá têm um nome que traduzido significa “uma mãcheia de coisas alegres”. Etc. e tal.
Mas qual loira deitada sobre um carro desportivo vermelho? Nãohá competição possível ;-D

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Com sabor a bacon
Já há muito tempo que há batatas fritas com sabor a bacon, o que já me soava bizarro. Mas a J&D, uma firma americana com um fetiche suino lançou sal com sabor a bacon e maionese com sabor a bacon. E como a sua mais recente promoção Baconlube, um óleo para massagens com sabor a bacon – que começou como uma piada do dia das mentiras, mas acabaram por ter que levar avante, já que 3.000 e tal pessoas se tinham inscrito na lista de espera para comprar o produto em causa.
???
...
Não quero nem saber...

domingo, dezembro 04, 2011

2º Domingo de Advento
A segunda vela está acesa. Já temos a árvore quase decorada. E o tal Christmas feeling aproxima-se cada vez mais ;-)

sábado, dezembro 03, 2011

Árvore e festejos
Hoje vamos buscar a árvore de Natal a uma plantação com o meu cunhado, o que já se tornou tradição fazermos juntos. Depois vamos para casa para decorar a nossa e lá mais para o fim da tarde vamos outra vez ter com os meus cunhados para celebrar o aniversário do meu cunhado. Vai ser um dia em cheio! :-D

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Monstrinho amoroso
Eu não fazia ideia, mas li há dias que cada 6 em 10 dinamarqueses acredita que há vida inteligente no espaço (no kidding!) – ao contrário de mim, que de vez em quando até fico em dúvida se haverá vida inteligente na Terra, quanto mais... ;-D Enfim… e agora até há um site no Facebook em que se pode votar no extraterrestre que se acha mais amoroso… e aposto que vai ganhar o “coitadinho” do ET ;-)

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Mais leilões
Ser-se famoso é muita bom. E ser-se famoso já defunto pelos vistos é melhor ainda. E ter objectos pertencentes a figuras famosas já defuntas aparentemente é o melhor de tudo! Se bem se lembram, no outro dia foi a leilão o dentinho do John Lennon; e agora vai a leilão no site gottahaverockandroll uma das suas listas de afazeres – um papel já amarelado em que o músico em tempos escreveu 11 coisas de que se queria lembrar, por exemplo comprar compota e devolver o colchão a um tal de Sean. Contam que seja vendida por mais de 3.700€.
Ai se alguém desse valor às minhas infinitas listas de afazeres!... Ficaria milionária ;-D