sexta-feira, fevereiro 28, 2025

Termos novos

Aprendi uma palavra nova: crime de ecocídio. Claro que só podia ter sido inventado pelo PAN, que quer que se criminalize a destruição alargada, permanente e irreversível de ecossistemas. Tenho muito respeito pelos ecossistemas e a natureza em geral, mas não precisavamos de um termo novo: chama-se poluição! E é difícil de criminalizar – quem é afinal o culpado pela “destruição alargada, permanente e irreversível de ecossistemas”? As pessoas que precisam de um sítio para viver? Os políticos que autorizam que se construa um novo bairro? Os construtores do mesmo? Ou os seus novos residentes?

quinta-feira, fevereiro 27, 2025

Decorações

O soldado já tenho. E não sou grande fã dos comboios, mas este não me importava de ter a decorar a minha mesa quando fizer anos 😊

quarta-feira, fevereiro 26, 2025

Mais novidades

Em Lisboa também estão a acontecer coisas interessantes para conter o turismo excessivo e tóxico: para além de tentar limitar o alojamento local e os tuktuks, a câmara municipal autorizou a Carris a criar filas para turistas, para assegurar que os utentes habituais (ou seja os residentes da cidade e quem lá faz a sua vida diariamente) consigam lugares nos eléctricos, ascensores, funiculares e elevadores como o de Santa Justa, que costumam de andar infestados de turistas: quem tem passe, vai passar a ter prioridade, começando no Funicular da Graça (na foto).
É muito bem-vindo este sistema de acesso diferenciado!

terça-feira, fevereiro 25, 2025

Espanha

Em Espanha estão a acontecer duas coisas interessantes: apesar da oposição dos empresários, estão a reduzir a semana de trabalho de 40 para 37,5 horas, estando também previstas medidas para assegurar o direito a “desligar”, para que os trabalhadores não sejam contactados pela entidade patronal fora do horário de trabalho – hurra!
E nas Astúrias um grupo de freiras excomungadas por protestarem contra a arquidiocese de Burgos e o Vaticano por um caso de interesses imobiliários obscuros no qual puseram a boca no trombone nas redes sociais, abandonou o mosteiro e aproveitando os seus afamados dotes culinários vai abrir agora em Março o primeiro “restaurante de clausura” onde vão servir pratos tradicionais da zona e receitas religiosas de comes e bebes e doçaria; de clausura por elas terem sido freiras de clausura da Ordem das Clarissas no Mosteiro de Santa Clara de Belorado e continuarem a sê-lo com o apoio de voluntários que servem à mesa, enquanto elas se podem contentar em ficar “enclausuradas” na cozinha. Espero que sejam em sucedidas e que vençam a batalha judicial com a arquidiocese, que continua a difamá-las e a fazer-lhes a vida negra em todos os aspectos, puxando por todos os cordelinhos.

segunda-feira, fevereiro 24, 2025

Sem idade

Admiro imenso aquelas pessoas que não se deixam marcar pela idade que têm a mente aberta e jovem e não usam frases como “isso é para os jovens”. Como Jane Fonda que aos 87 anos continua activa e se mantém em forma. De momento está a protagonizar uma campanha de moda a umas sapatilhas de luxo. E afirma: “Não me sinto como uma pessoa velha” e por isso nem pensou na idade quando a convidaram a ser o rosto da campanha. “Sou muito mais jovem do que era quando tinha 20 anos, em todos os aspectos que interessam”: em termos de nível de actividade, em termos de manter a forma física diariamente e de manter uma boa postura, e particularmente em manter-se curiosa. Claro que já deixou de lado vestuário desconfortável como os saltos altos.

domingo, fevereiro 23, 2025

Descobertas de paleontólogos

Uma pessoa vai muito bem a passear e vê uma massa branca. Se fosse eu e estivesse frio, pensaria que era neve ou gelo, se não e fosse à beira-mar, pensaria que era espuma do mar. Mas um paleontólogo e caçador de fósseis amador como Peter Bennicke, que ia a passear em Stevns e viu uma massa branca, claro que não: deu-lhe logo para pensar que era vómito fossilizado de um peixe pré-histórico qualquer, ou talvez de um equinodermo como as estrelas e os ouriços-do-mar. Que era pré-histórico, tinha toda a razão: foi datado com 66 milhões de anos, portanto do período Cretácio; que era vómito ainda iremos ver: sabemos apenas era composto de pelo menos duas espécies de lírios-do-mar. Quem é que me diz que não era um monte de solo da altura a compostar? Vamos lá analisar a coisa, antes de nos pormos a conjecturar sobre a cadeia alimentar pré-histórica 😊

sábado, fevereiro 22, 2025

Peças de museu
Há peças de vestuário que são autênticas obras de arte. E há museus que fazem exposição de vestuário histórico. O Louvre, em Paris, anda não. Mas reconhecendo a ligação entre as artes e a moda, recentemente abriu uma exposição de moda contemporânea de alta-costura. Chamaram-lhe Louvre Couture e ao longo de 9 mil metros quadrados exibem 66 peças de alta-costura e 30 acessórios das 45 mais prestigiadas casas de moda, como d Chanel, a Dior, a Balenciaga e Jean Paul Gautier, algumas datando dos anos 1960. Na foto uma criação da Givenchy de 1990.
(foto: Nicolas Bousser)

sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Aldrabice chinesa

Porque é que eu não compro produtos chineses? Porque são cópias baratas e de má qualidade e os chineses são uns aldrabões. Há dias li uma notícia que só o comprovou: em Chengdu, a Aldeia da Neve, uma aldeia turística chinesa que é famosa pelas paisagens geladas de Inverno, este ano não tiveram lá muita neve, que é a sua maior atracção. Mas para não perderem os turistas usaram algodão e espuma de sabão que espalharam na natureza para fingir de neve, “recriando” uma atmosfera nevada, pensando talvez que os turistas eram totós. Não eram e reclamaram, puseram fotos nas redes sociais a expor a fraude e a organização teve de pedir desculpa pela péssima impressão criada.

quinta-feira, fevereiro 20, 2025

O milagroso chá

Nas séries inglesas uma chávena de chá é o remédio universal para curar qualquer maleita emocional. Mas para o corpo também surte efeitos importantes. Porquê? Porque o chá tem tantas propriedades magníficas, que contribui para a longevidade de quem o bebe: acalma graças ao neurotransmissor GABA, tem imensos antioxidantes e não tem calorias nenhumas. Estas propriedades contribuem para diminuir o risco de AVCs, de doenças crónicas e as inflamações, melhoram a circulação e pressão sanguínea , os níveis de colesterol idem e fortalecem o sistema imunitário. Graças ao conteúdo de cafeína e L-theina, tornam o sistema nervoso e faculdades cognitivas mais alerta mais alerta, dando energia durante várias horas e diminuindo os níveia de stress. E há chás como o rooibos, que regulam os níveis de glicémia no sangue. E o chá hidrata o corpo.
Bebam chá.

quarta-feira, fevereiro 19, 2025

Inteligência emocional animal

Sabiam que há cavalos e porcos mais inteligentes do que certas pessoas no que diz respeito a destinguir emoções na voz humana? Pois é verdade: conheço pessoas a que tudo lhes parece cansaço – podes estar triste ou receoso e a pergunta é sempre a mesma: “estás cansado, não estás?”. Já os porcos e cavalos, quer domesticados, quer bravos, têm outro descernimento, pelo que li (o que os javalis pelos vistos nã otêm): um estudo da Universidade de Copenhaga revelou que os animais reagem de uma forma diferente consoante a carga emocional presente na voz humana, não pelas palavras que são ditas mas pelo tom da voz, conseguindo distinguir sons negativos dos positivos, tal como o fazem com a sua própria espécie. E até reagem
de uma forma mais forte – e geralmente mais depressa - quando são confrontados com uma voz com uma carga negativa.

terça-feira, fevereiro 18, 2025

Jardinagem

Li e gostei: apresento-vos Nuno Prates, que gosta de embelezar Lisboa e de pôr outros a fazê-lo também. Há 5 anos que trata de canteiros na vicinidade de prédios em Lisboa e convida os cidadãos a pedir apois, doações de plantas e que se ponham a plantar tantos cantos vazios e ao abandono pela cidade, tal como ele faz.
Bem haja!

segunda-feira, fevereiro 17, 2025

”Manteiga”
Praticamente já não como manteiga desde os meus 15 anos e nem precisava portanto de opinar, mas… li há dias que começaram a fazer manteiga dita ultraprocessada à base de carvão. Dizem que sabe a manteiga, mas… blech :-P

domingo, fevereiro 16, 2025

Pobreza energética
Numa altura em que há energia com fartura para todos os tipos de aparelhos, carros eléctricos etc., admira que 47 milhões de europeus – 10-11 deles portugueses – passem frio em casa durante o Inverno. E entre eles em Portugal um dos países mais afectados, 2,2 milhões sem meios para aquecer a casa, nem que pudessem com um calorífero. E como sabemos o frio húmido põe em risco a saúde da malta. Morre-se literalmente de frio em Portugal, especialmente nas regiões autónomas e no Norte, mesmo com graus positivos. Enquanto que países bem mais frios como a Finlândia, a Noruega, a Dinamarca e a Suécia são precisamente os que revelam excelente capacidade de garantir conforto térmico nas habitações, porque as casas estão bem isoladas e há aquecimento central organizado.
Se uma pessoa tem de escolher entre comer e aquecer-se está complicado.

sábado, fevereiro 15, 2025

Milagre
Lembram-se da história do Jonas e da baleia? Uma coisa semelhante aconteceu recentemente na Bahía El Águila, na Patagónia Chilena, perto do Estreito de Magalhães: Adrian Simancas ia muito bem no seu caiaque, quando por segundos foi abocanhado por um baleia-corcunda. Voltou a larga-lo e escapou ileso e rapidinho, se formos a comparar com o Jonas, que teve de esperar 3 dias nas entranhas da baleia. E se não acreditam, Dell, o pai do Adrián filmou o incidente.

sexta-feira, fevereiro 14, 2025

Dia de S. Valentim 
É Sexta-feira e é dia de S. Valentim – duas excelentes razões para hoje querer festejar com um jantarinho muito especial para mim e o meu maridinho 
 ;-D
(foto: vida de praia)

quinta-feira, fevereiro 13, 2025

Enigmas
Na India onde acham que as vacas são sagradas e como tal fazem  o que querem e andam por onde querem, sem que ninguém o impeça, as autoridades acharam que o cantor britânico Ed Sheeran, que lá está em turné, iria impedir o trânsito por tocar na rua antes do concerto que ia dar en Bangalore. Estava ele muito bem e calmammente a cantar o êxito Shape of You, quando a polícia, afirmando que ele não tinha permissão para actuar na rua, lhe desligou o microfone. E um deputado de um partido qualquer local foi logo todo indignado para as redes sociais comentar que “até estrelas globais devem seguir as regras locais”
Em primeiro lugar: o cantor diz que tinha permissão. Talvez tenha, talvez não, se tinha deve poder prová-lo.
Em segundo lugar: para que é preciso entrar em politiquices por alguém estar a tocar na rua? Cheira-me a “toma lá pelo nosso passado colonial”.
E para terminar: então as vacas deitadas no meio da estrada não bloqueiam o movimento na rua mas um brilhante cantor de música pop sim? Tenham lá paciência!...

quarta-feira, fevereiro 12, 2025

Adeus, tuktuks
Excelentes notícias para os lisboetas: daqui a nada vão banir a porcaria dos tuktuks do centro histórico.
Mas não precisam de ficar-se por aí; não sejam modestos: o próximo passo naturalmente é bani-los do resto da cidade. E das outras vilas e cidades do país. 

terça-feira, fevereiro 11, 2025

Autoestimas insufladas, mas frágeis

Quando eu era miúda não tinha nem grande autoestima nem fanfarronice. Ai de mim que me gabasse um pouco. Lembro-me de vir de uma prática do coro e não sem se me tinham dado um solo se quê. O comentário do meu pai jamais esqueci: «Tu, cantares num coro? Com essa voz de cana rachada?».
Uma coisa destas hoje não se diz a um miúdo para não lhe estragar a autoestima. Hoje em dia é só piropos e as crianças são criadas a pensar que são prodígios e é-lhes dado o direito a reivindicar um lugar em espaçoso no centro das atenções. Mas como eu costumo dizer, nem tanto ao mar nem tanto à terra: se comentários do bota-abaixo abalam autoestima emergente de uma criança, mas piropos sem motivo inflacionam a autoestima, que parece sólida e robusta, mas não o é; ao mínimo encontrão à mínima adversidade cai por terra de frágil que é e a criança fica melindrada. O ego precisa de ser desenvolvido q.b. e asseado em verdadeiras virtudes 😉

segunda-feira, fevereiro 10, 2025

Influencer

Apresento-os Larry Pennington dos EUA. Antigo professor, aos 79 anos, tornou-se influencer de moda e é muito popular no TikTok. Encontra peças de vestuário vintage (clássicas) através da Internet e partilha-las com os seus seguidores em vídeos diários.
E porque não? Os mais idosos também têm direito a estar catitas e a deixar a sua marca nos dias que correm. Só me espanta ter escolhido uma plataforma normalmente usada pelas camadas muito jovens que não usam fatinhos.

domingo, fevereiro 09, 2025

Aniversário
Esta semana o Cristiano Ronaldo fez 40 anos. E foi celebrado em vários sítios. Até Nova Iorque onde foi revelada uma estátua de bronze de 3,6 metros de altura do craque na Times Square a praça mais movimentada da metrópole. E pelo que vi a malta divertiu-se à brava ali à volta; vejam os vídeos. Viva o CR7!

sábado, fevereiro 08, 2025

Tesouro
Li há dias que o Jornal o Público tinha sido instrumental na recuperação de um tesouro de valor inestimável: um operário tinha
resgatado pilhas de jornais junto a um contentor do lixo, que guardou (as pilhas, não o contentor). Mais tarde, veio a descobrir entre eles documentos datados anteriormente à nacionalidade. Um deles de especial interesse de 1383 era a escritura da entrega do Castelo de Lisboa ao Conde de Barcelos. O gajo não sabia porém o que ali tinha e pôs a papelada à venda na OLX por escassos 750€. E foi aí que o Jornal o Público os foi encontrar. Contactou entretanto a Torre do Tombo e a Torre do Tombo comprou os documentos ao gajo. E pronto: estão agora salvaguardados para a posteridade.

sexta-feira, fevereiro 07, 2025

Miniaturas
Umas têm jeito para ser fadas-do-lar, outras, cmo Fanni Sandor, têm talento para as miniaturas. Olhem só estas preciosidades inspiradas na fauna e que lhe levam entre 2 dias e uma semana a fazer. Mereceu ser galardoada com a membrasia da International Guild of Miniature Artisans (trad.: Sociedade Internacional de Artesãos de Miniaturas), uma sociedade da qual eu desconhecia a existência.
(fotos: IG @fanniminiature)

quinta-feira, fevereiro 06, 2025

Ó tempo, volta para trás

A propósito de casas, já ouviram falar das “soft girls” (traduzido: raparigas suaves”)? É uma tendência emergente nas redes sociais em que ditas influencers mostram que gostam de ser donas de casa, vivendo em função da família e de outros valores suaves como a beleza em detrimento da carreira e sendo sustentadas financeiramente pelos parceiros. Como até aos anos 50-60. O que tem dado muita polémica por exemplo na Suécia, que, como na Dinamarca, é um país em que os papéis tradicionais dos géneros desde os anos 60  têm vindo a ser desafiados em nome da igualdade do género e da independência intelectual e económica das mulheres.
Não é ideal que as mulheres de uma forma geral ainda trabalhem mais do que os homens, porque depois de estarem n horas no emprego ainda têm maioritariamente o encargo dos filhos (algumas porque querem, claro, não dando hipótese aos pais de realmente assumirem o papel de pais, mantendo elas assim o monopólio da paternidade, ou, neste caso, maternidade) e da lida da casa. Mas também não me agrada voltarmos à dependência de há décadas atrás.

quarta-feira, fevereiro 05, 2025

Casa arredondada

Há algum tempo que não falávamos de casas criativas. Entretanto encontrei esta, de paredes arredondadas. A Casa Pátios de Pétalas em Gondomar tem esta arquitectura diferente, em forma de flor com as pétalas a desabrochar. Pétalas estas que iluminam a casa e protegem do sol, tornando-a energeticamente equilibrada. E para condizer com o tema floral, as paredes estão pintadas de tons claros, excepto a casa-de-banho, que se destaca pelo côr-de-rosa garrido.
E curioso: a arquitecta por trás deste projecto chama-se Sandra... Casinha 😊

terça-feira, fevereiro 04, 2025

Regras de vestuário

Não conhecia a companhia aéra de baixo custo Spirit Airlines, mas pelo nome e postura, imagino que tenha origem ou religiosa ou pelo menos em fortes códigos morais. Ouvi falar dela há dias em relação a um caso que envolvia uma passageira portuguesa, uma Teresa Araújo conhecida por um programa daqueles sem interesse nenhum de dita “reality”: em Outubro Teresa e uma amiga iam vestidas de tops curtíssimos (como na foto) e recusaram-se a aceder ao pedido da tripulação de vestir uma camisola por cima do top.O que resultou em serem expulsas do vôo. E depois do incidente a companhia actualizou o código de conduta e vestuário a bordo da Spirit Airlines já em vigor: podem recusar o serviço aos passageiros que se apresentem descalços ou inadequadamente vestidos, nomeadamente com peças transparentes ou que possam ser consideradas lascivas, obscenas ou ofensivas, o que inclui tatuagens ou peças de vestuário com mensagens de ódio e palavrões. Também não toleram passageiros mal-cheirosos (a não ser por problema de saúde documentado), embriagados ou sob a influência de estupefacientes e ai de quem se recusar a usar o cinto de segurança. Qualquer incumprimento pode levar a que o passageiro perca o vôo.
Se não fosse de baixo custo – detesto companhias de baixo custo, mas isto é outra história – estava com eles 😊

segunda-feira, fevereiro 03, 2025

Pó de larvas

Ok, mas antes ananás na pizza do que pó de larvas do besouro Tenebrio molitor (as ditas larva-da-farinha amarela, tenébrio, ou tenebrião), que Portugal já autorizou a partir de 10 de Fevereiro como aditivo alimentar por exemplo na confecção do pão, queijo, massas etc., ao abrigo das leis europeias, num esquema para introduzir no mercado fontes nutricionais de menos impacto ambiental. Mas é que me recuso a comer larvas, em pó ou de outro género qualquer. Larva lá é alimento para humano? E para ficarem com uma ideia do nojento que é, parece que
a rotulagem dos alimentos com larvas adicionadas tem que conter a indicação de que o ingrediente pode causar reacções alérgicas a pessoas com alergias aos crustáceos e produtos à sua base, bem como a ácaros. Ácaros!!!
O clima que me perdoe, mas deixem-me desde já repudiar também outras invenções de momento a ser avaliadas pela Agência Europeia para a Segurança Alimentar:  a farinha de mosca-soldado negra (larvas de Hermetia illucens) inteira, escaldada e seca, o ninho de zangões de abelhas melíferas (Apis mellifera) e pós proteicos das larvas do verme da farinha (Alphitobius diaperinus) e outras coisas nojentas que tais :-P

domingo, fevereiro 02, 2025

Guerra à Havai

Detesto a pizza Havai aquela que leva ananás. O ananás não tem nada a fazer numa pizza. Por isso perceo perfeitamente que a pizzaria Lupa Pizza em Norwich, que está muito na berra, tenha declarado guerra à pizza Havai: não se recusam propriamente a faze-la, até têm uma lata de ananás na despensa, caso alguém a encomende. Mas no menu diz o seguinte no texto que descreve a pizza Havaiana, em tom de provocação e para ver se desencoraja os clientes a pedi-la: “Sim, por 100 libras (aproximadamente 119€) podes tê-la. Pede também o champanhe! Vá lá, seu monstro”. E até hoje não tiveram nem uma encomenda sequer desta nojenta pizza. Mas protestos recebem: vários amantes da pizza Havai foram às redes sociais da Lupa Pizza em defesa do ananás como topping, com um utilizador a afirmar que “o ananás na pizza é vida”. Qual vida? Blech! :-P

sábado, fevereiro 01, 2025

Novo mês

E para referir algo positivo: acabou Janeiro!!! Jabadabaduuuuu! 🌸🌱🌼😀
(foto: vida de praia)