segunda-feira, fevereiro 28, 2011


Óscares
Esta noite foram atribuidos os mais prestigiados prémios do cinema, os famosos Óscares, para os melhores filmes, actores, etc. de 2010. E o meu actor favorito, Colin Firth, levou para casa o Óscar de melhor actor principal pelo seu desempenho no Filme “O Discurso do Rei”, que conseguiu 4 Óscares ao todo e que ainda não tive oportunidade de ver, mas está na minha lista há já algum tempo. Parabéns Colin!!!
Aproveito também para felicitar a realizadora dinamarquesa Susanne Bier, anteriormente nomeada com o filme “Things Lost in the Fire” e que este ano para além de um Golden Globe foi galardoada com o Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro com “Num Mundo Melhor” – vi há já uns meses atrás e adorei, apesar do seu enredo bastante pesado, pelos desempenhos excelentes do actor sueco Mikalel Persbrandt e da actriz Trine Dyrholm.

Eis a lista completa de estatuetas douradas de 2011:
Filme: O Discurso do Rei
Actor: Colin Firth, O Discurso do Rei
Actriz: Natalie Portman, Cisne Negro
Realizador: Tom Hooper, O Discurso do Rei
Fotografia: A Origem (Inception)
Actriz Secundária: Melissa Leo, Último Round (The Fighter)
Actor Secundário: Christian Bale, Último Round
Argumento adaptado: A Rede Social
Argumento original: O Discurso do Rei
Filme Estrangeiro: Num Mundo Melhor (Dinamarca)
Curta-Metragem de Animação: The Lost Thing
Longa-Metragem de Animação: Toy Story 3
Banda-Sonora original: A Rede Social,Trent Reznor e Atticus Ross
Canção Original: Randy Newman, Toy Story 3, We Belong Together
Mistura de som: A Origem
Montagem de som: A Origem
Maquilhagem: O Lobisomem
Figurinos: Alice no País das Maravilhas
Documentário de curta-metragem: Strangers No More
Curta-metragem: God of Love
Documentário de longa-metragem: Inside Job - A Verdade da Crise
Cenografia: Alice no País das Maravilhas
Efeitos Visuais: A Origem
Melhor Montagem: A Rede Social

domingo, fevereiro 27, 2011

Hino à liberdade
E por falar em boas notícias, nestas últimas semanas tem sido incrível ver as notícias e seguir os acontecimentos na Tunísia, Egipto, Síria, Jordânia, Bahrain e mais recentemente na Líbia e testemunhar a coragem e determinação das populações locais que de uma vez por todas se querem ver livres de regimes de ditadura e persistentemente usam todos os meios ao seu dispor – demonstrações, o Facebook, o Youtube – para passar a palavra e fazer frente a quem continua a impôr-se e lhes nega os seus direitos fundamentais. Há dias em que estas as notícias me enchem de alegria, como quando foi da queda dos presidentes da Tunísia, Ben Ali, e do Egipto, Osni Mubarak; e outros em que é mais um misto de admiração e profunda tristeza, quando, como há dias, recebemos relatos de Tripoli onde que o ditador Gaddafi apesar dos massivos protestos dos milhares de manifestantes se recusa a largar o poder absoluto, fechando o acesso à internet e alugando mercenários estrangeiros para chacinar os seus compatriotas rebeldes. Como se nesta era de tremenda abertura tecnológica fosse possível calar as multidões.
É pena que uma revolução requeira mortos e feridos, exija que alguém se sacrifique por uma causa maior cujos frutos possivelmente nem viverá para gozar. Deixo-lhes aqui o meu apreço pela luta destemida que lhes pode ser fatal e espero que os seus esforços venham a ser recompensados por todo o norte de África e Médio Oriente; e que sirva de inspiração a outras populações subjugadas pelo mundo fora. Já lá dizia o velho slogan: o povo unido jamais será vencido! Viva a revolução!!! :-)

sábado, fevereiro 26, 2011

Boas notícias!
Adoro abrir o jornal e dar de caras com boas notícias. É que infelizmente é uma coisa tão rara, que uma pessoa até fica confusa… mas contente :-) Li há dias que 25 leões de circo na Bolívia foram libertos daquela vida miserável que tinham sido enviados de avião para os Estados Unidos, onde passam a viver com todas as regalias a que têm direito numa reserva natural dedicada a predadores selvagens no estado do Colorado. Porquê? Porque o governo boliviano teve a inspiração já em 2009 de proibir o uso de animais selvagens no circo. Isto sim é que é um governo de jeito como eu gosto: visionário e responsável :-D

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Serpente à solta
Imaginem irem no Intercidades e ouvirem a seguinte mensagem do condutor no altifalante: “Srs. Passageiros: dentro de momentos vamos dar entrada na estação x; agradecemos que mantenham a calma e que calmamente vaguem o comboio, pois há uma serprente à solta numa das carruagens. Desde já agradecemos a vossa cooperação.”
Foi o que aconteceu há dias num comboio regional dinamarquês. Um dos passageiros resolveu levar uma Lampropeltis triangulum, uma cobra-rateira vermelha (na foto), na bagagem e esta entretanto a certa altura escapuliu-se-lhe da mala. Uma hora depois do alarme felizmente já tinha sido localizada e apanhada.
...
As pessoas não pensam???

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Ânsias
Ainda falta quase um mês para a Primavera, mas nem imaginam o quanto eu já anseio por mais calor, flores, folhas nas árvores, um casaco mais leve, horas passadas na minha varanda… como é que eu vou sobreviver mais um mês de temperaturas negativas??? Suspiiiiiro…!

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Parabéns a você!
Parabéns ao meu irmão que faz hoje 35 anos! Um dia muito feliz, David! Espero que sejas festejado à grande e se pudesse ia para aí também fazer-te a festa ;-)

Beijinhos da mana mais velha :-)
(foto: vida de praia)

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Mas que palhaçada!
Para começar: detesto palhaços! Sempre os detestei, nunca lhes percebi a graça e até me metem um certo medo, confesso. Daí não ser grande apologista dos palhaços de hospital que vão visitar as criancinhas doentes quando estão internadas. E daí também a minha surpresa e cepticismo ao ler que um estudo israelita recentemente publicado no periódico “Fertility and Sterility”aparentemente tinha demonstrado, que os palhaços têm um efeito positivo no que diz respeito ao tratamento da infertilidade feminina.
Os cientistas seguiram 219 mulheres todas a fazer tratamento contra a infertilidade; uma em cada duas teve a visita do palhaço do hospital 15 minutos após a implantação dos óvulos inseminados no útero. E enquanto que as chances de sucesso chegaram aos 36% no caso das mulheres que tinham tido a visita do palhaço, a estimativa para as que o não tinham rondava os 20%. A explicação parece simples: uma bela gargalhada reduz o stress, aumentando a probabilidade da gravidez assistida.

Então e se uma pessoa não acha graça aos palhaços?… Se é para rir e descontrair imagino que bastava ver uma comédia, não? (Excepto as do Adam Sandler, que também não têm piada nenhuma, he he he… ;-D)

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Consultório de aberto plano
Daqui a uns anitos no sítio onde eu estou vão construir um hospital novinho em folha. E para pesquisar sobre qual é a necessidade futura de consultórios, salas de reuniões etc. nesta fase de projecção e planeamento andaram para aí umas pessoas a bater a todas as portas de hora a hora durante 2 semanas. Já isso ridículo, porque bastava perguntar a cada pessoa quanto é que usam os seus consultórios de momento. Mas enfim…
… o meu maior pesadelo é se se lembrarem de seguir a onda moderna de escritórios de aberto plano em que quase ninguém tem consultório próprio mas tem que reservar locais segundo a necessidade imediata e de resto tem uma secretária algures no meio de todos os colegas, e tem que ouvir telefones a tocar, conversas e outras distracções a toda a hora. Para além da chatice de se ter que reservar locais de dia para dia, creio que daria em doida com tanto barulho e interrupções. E a ciência apoioa-me nesta predição: segundo li este tipo de local de trabalho deixa os empregados num stress descomunal, porque é impossível manter a concentração.
Portanto, srs. Arquitectos: façam o favor de escutar os entendidos!

domingo, fevereiro 20, 2011

Imaginação
Mas não sei o que é mais bizarro: se o entusiasmo com que os cientistas encaram as suas descobertas, se a sua falta de imaginação quando têm de dar nome às mesmas… há dias li por exemplo no jornal que os astrónomos ligados à Nasa têm um telescópio espacial tão potente, mas tão potente (o Kepler, para os amigos ;-D) que conseguiram com ele avistar um novo sistema solar. A descoberta já foi publicada na revista Nature e tudo. Mas que nome é que se lembraram de dar ao novo sistema solar…? Adivinhem lá… pois: Kepler-11, evidentemente. Kepler da parte do telescópio e 11 de certeza porque o sistema solar em questão tem 11 planetas, querem ver?!…

sábado, fevereiro 19, 2011

Leite gordo emagrece
Às vezes os cientistas descobrem as coisa mais estranhas. Ando eu a beber leite magro para manter a linha e eles vão-me lá descobrir que afinal o que emagrece é o leite gordo. Isto porque o leite gordo tem um teor alto de cálcio e de outras matérias que ligam a gordura no intestino, evitando que esta se vá acumular nas células gordas do organismo.

Só que o leite gordo, como se sabe, tem mais calorias… então o que é que eu faço??? Que dilema, pá!

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Ciao, Berlusconi
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, é conhecido por ser mulherengo e pela quantidade interminável de escândalos a si ligados: abuso de poder, monopólio mediático e recentemente o caso da compra de sexo com uma prostituta menor de idade, que vai agora a tribunal. Não sei bem como, até aqui tem saido sempre ilibado dos processos em que tem sido arguido. E até há dias dizia não estar muito preocupado com o processo que está a decorrer, provavelmente porque está habituado a sair absolvido. Mas agora está lixado: é que ouvi nas notícias ontem que os juízes desta vez vão ser todos mulheres! :-D
...
Ciao, Berlusconi! Ciao, risinho de troça ;-)

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Manifestações
Há uns tempos atrás fui beber um café com uma amiga que está de licença de parto. Levava o bebé e a certa altura teve que lhe dar de mamar. Eu não pensei na situação como algo de especial, e a minha amiga até foi discreta, mas mesmo assim veio uma empregada pedir-lhe para se tapar um pouco mais por não a ter achado suficientemente recatada. A minha amiga manteve a calma e acedeu.
Mas são situações destas que revoltam algumas pessoas ao ponto de se manifestarem em estilo. Houve por exemplo um centro comercial em Montreal, Canadá, em que uma mulher foi expulsa por estar a amamentar o seu bebé. Após este incidente 100 mulheres apareceram no tal centro comercial e sincronizadas toca de revelar o peito e dar de mamar aos seus bebés. Ha!!! ;-)

(foto: Selena Ross for AOL News)

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Salamandra milagrosa
Segundo li, um estudo britânico vindo da universidade de Nottingham tem uma nova aposta na luta contra o cancro: uma proteína nos ovos de uma salamandra mexicana, a Axolotl (na foto), que tem a capacidade de regenerar quase todas as partes do seu corpo, se as perder.
Cancro resulta da multiplicação descontrolada de certa células mutadas, uma vez que o gene que a deveria inibir deixou de funcionar. E a tal proteína volta a activar este mecanismo inibidor.
Às vezes as boas notícias vêm de onde menos se espera.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

O amor, o amor
Ontem, sendo o dia dos namorados e tal, estive indecisa sobre se escrever sobre os meus planos românticos secretos e escrever sobre outra história de amor, mas que, pelos vistos, deu para o torto. Sendo um dia em que celebramos o amor, optei pela primeira. Mas aqui vai a outra: li há dias que se formou um grupo no Facebook cujos membros terão a possibilidade de decidir se a Barbie e o Ken vão voltar a namorar ou não depois de 7 anos de separação. Foi nomeadamente no fatídico 14 de Fevereiro de 2004 que o casal depois de 43 anos foi cada um para o seu lado. E desde então a Barbie tem namorado com o Blaine, um surfer australiano. E quanto ao Ken, se é o protótipo do homem, o mais provável é que tenha afogado as mágoas em álcool... ;-)
...
Mas acreditam nisto??? Há pessoas sem muito que fazer, só pode ser ;-D

segunda-feira, fevereiro 14, 2011


Dia de S. Valentim ♥
Hoje é o dia dos namorados. Reservei mesa num restaurante de peixe italiano para o fino, o Aquamarina; o menu esta semana, a Copenhagen Dining Week, é fenomenal, mas... shhhhhh: o meu marido ainda não sabe ;-)
Bom dia de S. Valentim!

domingo, fevereiro 13, 2011

Botox e um cafézinho, por favor…”
Mas voltando aos Estados Unidos, de ondem provêm tantas tendências sui generis, ouvi dizer que a firma Chesapeake Energy não se contenta com oferecer aos seus empregados aqueles benefícios gratuitos já curriqueiros (bem, curriqueiros, curriqueiros, não é bem assim, que onde eu trabalho não me oferecem nada, mas enfim...) como fruta e massagem: aos empregados que tenham ido fazer uma aulinha de ginástica na hora do expediente oferecem também uma injecção de Botox à conta da empresa… I kid you not! :-D

Imagino as filas para o ginásio!… ;-)

sábado, fevereiro 12, 2011

Babysitters
Mas deixando os Estados Unidos por momentos… hoje os meus cunhados vão para uma festa e deixam os nossos dois adoráveis sobrinhos de 4 e 1½ anos de idade (na foto) ao nosso cuidado. Costuma de ser divertido. Só espero é que a mais pequena não esteja numa daquelas fases de fazer birra quando se dá conta de que os pais não a levam com eles; é que eu sou teimosa e supero isso e ela costuma acalmar-se, mas é de partir o coração…

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Dallas 2
Se pensam que o Dallas, aquela saga televisiva dos anos 80 sobre a família texana dos Ewing e afins e do seu rancho Southfork, espremido já tinha dado tudo o que tinha a dar estão muitíssimo enganados: dentro em breve – 20 anos depois da última vil intriga do J.R. Ewing – vai estar de volta aos ecrãs... e até com alguns dos protagonistas originais: Larry Hagman (agora com 79 anos de idade) no papel do cínico J.R., Linda Gray (70 anos) como a alcoólica Sue Ellen e Patrick Duffy (61 år) como o bonzinho do Bobby que morreu e ressuscitou.
A não perder... para quem não possa passar sem um enredo extravagante cheio de maquinações maldosas e mexericos :-D

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

“Ooooops… esqueci-me!...”
E por falar em experiências sui generis, desporto americano não me diz grande coisa, por isso não vi a transmissão da famosa final da Super Bowl. Mas quem viu teve uma experiênciazinha interessante logo de início: aquilo é um acontecimento de interesse nacional, e por conseguinte era suposto a Cristina Aguilera cantar o hino americano, o famoso Stars Spangled Banner. Só que quando chegou ao segundo verso esqueceu-se do texto e começou a improvisar – o que foi melhor do que ficar calada, mas enfim… o engraçado porém foi a sua tentativa de alegar patriotismo e que o engasgo foi mesmo só da emoção ;-D
...
Yeah, right

Porque será que em vez de uma explicação tão fraquinha não jogou o trunfo das loiras…? ;-)

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Esperiências radicais
Como já se devem ter apercebido o que está a dar agora são experiências radicais e sui generis. Anteontem entretanto vi nas notícias que alguém se lembrou de proporcionar uma experiência no mínimo sem ética: um estudante de direito dinamarquês aliou-se com um prisioneiro americano condenado à morte por assassínio no Texas e pensa leiloar 5 bilhetes na internet para quem queira assistir à sua execução ao vivo...
... e não duvido que consiga vender todos os bilhetes :-P

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Reviravoltas
Há dias vi uma entrevista que um jornalista dinamarquês recentemente conduziu clandestinamente com Aung San Suu Kyi, a dissidente que passou duas décadas em prisão domiciliária à mercê da Junta Militar de Myanmar-Burma, ficando isolada do mundo exterior e dos seus filhos e marido. Proferiu que preferia não ser considerada uma heroína e que não apelidassem as suas escolhas de “sacrifícios”, pois considera que não fez mais do que o seu dever, fazendo frente a uma ditadura militar e lutando pela liberdade de expressão no seu país natal, em vez de se refugiar num exílio fácil e agradável junto à família em Londres.
Durante os anos de cativeiro praticamente só teve contacto com uma empregada que uma vez por dia lhe vinha trazer as refeições e pouco ou nenhum acesso às notícias do mundo exterior. Imagino portanto que seja no mínimo bizarro agora de repente ter acesso à internet, ao
Facebook, ao Twitter e outros meios que tais, que lhe põem o mundo todo à disposição.

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Qual é a coisa, qual é ela?
Adivinhem o que simboliza a foto acima… resposta: na Ásia, onde seguem o calendário lunar, começou Quinta-feira o Ano do Coelho. E para o celebrar em Hong Kong até houve um cortejo de crianças vestidas alusivamente :-)
Bom Ano do Coelho!

(foto: AFP/Mike Clarke)

domingo, fevereiro 06, 2011

Brunch tuga
Há já algum tempo que não me encontro com aquele grupinho bacano de portugueses, como eu, residentes em Copenhaga. Mas vou hoje matar saudades: está organizado um brunch no centro da cidade e lá vou eu com o meu cara-metade. O menu típico de brunch não faz muito o meu género, por isso vou é mesmo pela companhia.

sábado, fevereiro 05, 2011

Errare humanum est
Confesso que de momento ando um bocado decepcionada com a natureza humana… correcção: com a natureza canalha de certos e determinados humanos, cuja perspectiva de vida parece ter o umbigo próprio como ponto de partida e de destino, sem paragens em estações nem apeadeiros. Há dias foi aquela dos donos de cães sem qualquer consideração pelos demais. E mal me acalmei li uma notícia no jornal que me fez voltar a ir-me aos arames: como devem ter andado a seguir nas notícias têm havido distúrbios no Egipto com os manifestantes a exigir a demissão do ditador oxagenário Hosni Mubarak. Ora bem, parece que alguém se aproveitou de tanto tumulto e confusão para tentar assaltar o Museu Egípcio no Cairo, procurando roubar múmias e outros objectos de valor monetário e histórico lá expostas. Felizmente, com tanta polícia que tem andado na rua, os ladrões foram apanhados. Mas ainda conseguiram vandalizar umas quantas coisas insubstituíveis (na foto).

Vão é para a manifestação pela democracia, seus malandros!

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Bactérias
Detesto bactérias e creio que já aqui confessei que só de pensar em onde as outras pessoas andaram com as mãos me faz compulsoriamente lavar as mãos depois de qualquer aperto de mão. Por isso tampouco me agradou ler no jornal há dias que aparentemente não faz diferença se uma pessoa lava as calças de ganga ou não, já que o nível de actividade bacteriana é o mesmo.
Um estudante canadiano (na foto) testou esta hipótese deixando de lavar as calças com que andou vestido todos os dias durante 15 meses :-P E constatou que cheiravam mal, mas que de resto tinham praticamente tantas bactérias como quando estavam lavadas e nenhumas das bactérias perigosas para a saúde.
...
Espera lá: 15 meses sem lavar x a taxa diária de reprodução bacteriana = biliões de bactérias... uma lavagem só não chega!!!...

Ufa: que alívio ter descoberto o problema desta experiência tremendamente nojenta :-)
(foto: The Canadian Press/ John Ullan)

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Ego
Felizmente nem me lembro da última vez que tive o azar de pisar um cocó de cão. Mas só facto de os ver por aí me deixa fula. Como é que alguém se dá ao direito de importunar outrem deixando de tomar responsabilidade pelo lixo do seu animal de estimação??? Há dias, porém, dei de caras com uma realidade que nem me passava pela cabeça: fomos dar uma volta aqui pela vizinhança e passámos por uma creche. No portão tinham afixado o letreiro que estão a ver na imagem e que diz o seguinte: “Srs. donos de cães: por favor não utilizem o nosso recreio como casa-de-banho para os vossos animais de estimação. É nojento encontrar cocó de cão na nossa caixa de areia” (que é onde as crianças pequenas brincam no recreio com as pázinhas e ancinhos e tal).
...
Mas acreditam nisto??? Só pode ser o cúmulo do egoismo! :-(
(foto: vida de praia)

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Lá se foi mais um mito!...
E tinha eu um preconceito já bem estabelecido de que as pessoas bonitas de uma maneira geral não são candidatas natas ao prémio Nobel da Física e já me vieram lixar o esquema: pelo que li um estudo vindo da London School of Economics revelou que há uma ligação entre beleza física e a inteligência. Que homens considerados bonitos têm um QI com mais 13,6 pontos do que a média e mulheres consideradas bonitas 11,4 acima do QI mediano.
...
E esta, hein? É por isso que fazem sempre perguntas inteligentes às candidatas a Miss Universo!!!... ;-)

O meu castigo vai ser escrever 100 vezes: “vou ter de deixar de ser tão preconceituada”, “vou ter de deixar de ser tão preconceituada”, “vou ter de deixar de ser tão preconceituada”... ;-D

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Terças-feiras
Cuidado que hoje é Terça-feira e como tal estatisticamente o dia mais stressado da semana, sendo as 10 horas da manhã o ponto alto deste stress. Pelo menos foi o que li há dias. Num estudo britânico em que entrevistaram 3.000 empregados uma grande percentagen destes apontaram não para Segunda-feiras, como seria de esperar, mas para este dia e hora como a altura mais pesada da semana laboral, em que uma pessoa depois do “engonhar” de Segunda se apercebe do quanto ainda tem para fazer antes de chegar ao fim de semana.