segunda-feira, março 31, 2025

Extraterrestres?

Segunda-feira passada moradores no Reino Unido e outros países europeus viram durante vários minutos uma espiral brilhante azul no céu nocturno. E começaram logo os boatos se seria uma noa galáxia ou uma nave espacial. Nave espacial era, mas não era com extraterrestres: era apenas a nave espacial Falcon 9 da SpaceX do muito badalado Elon Musk a largar combustível. E, segundo li, o efeito de parecer girar acontece quando uma coluna de combustível ejectado por um foguetão reflecte a luz do Sol.

É, portanto, este o aspecto da porcaria de um porco poluidor espacial.

domingo, março 30, 2025

Mais ajudinhas à natureza

Não são só os espanhóis que estão atentos à preservação da natureza: no Canadá de há 13 anos para cá que todos os anos por esta altura fecham a estrada mais movimentada de Burlington a sudoeste de Toronto, a Kings Road, ao trânsito durante 3 semanas para facilitar a passagem a salvo das salamandras-de-Jefferson (Ambystoma jeffersonianum). Estes bichinhos nativos do Nordeste e do centro-oeste dos Estados Unidos em vias de extinção passam a maior parte do tempo enterradas nas florestas, e na Primavera emergem e mudam-se para os charcos de reprodução, a que chamam poças vernais, que secam no Verão e se voltam a encher de água na Primavera. E é para chegar a estes charcos que atravessam a estrada.
Os residentes, apesar do inconveniente, estão na boa, não se queixam e até celebram este sinal de Primavera, que se tornou praticamente uma tradição.

sábado, março 29, 2025

Rodovia abelhuda

Ouvi dizer que os espanhóis iam abrir uma rodovia transfronteiriça de polinizadores – abelhas, abelhões, borboletas, escaravelhos, moscas e formigas que transferem polén das anteras de uma flor masculina para o estigma de flores femininas, possibilitando a fecundação e assegurando o desenvolvimento de flores e frutos – até Portugal. E o que é lá isso? É um projecto ambiental da câmara de Puebla de Sanabria, em Zamora, em que até ao Verão vão instalar 30 hotéis de insectos e 22 estações polínicas ao longo de um corredor verde na fronteira, que se vai estender até Portugal. Este projecto envolve a limpeza e desmatamento de terrenos, que vão condicionar a um jardim polinizador para espécies produtoras de mel, com bebedouros e tudo o demais necessário e convidativo às abelhas. E de resto muita informação à população para a sensibilizar para a importância da biodiversidade e aniquilar a vespa velutina asiática, a inimiga nº1 das abelhas.
Como um ganho secundário, terrenos livres de mato ajudam a evitar os incêndios do costume.

sexta-feira, março 28, 2025

O ovo ou a galinha

Muitas questões científicas começam pelo clássico do ovo ou da galinha – sem ovo não há galinha, sem galinha não há ovo, portanto o que foi criado primeiro, o ovo ou a galinha? Literalmente ou em sentido figurado. Por exemplo: li há diasnum cabeçalho a questão se dormir mal engordava. Entretanto no texto escreviam que o consumo de alimentos ricos em açúcares e gordura e com baixo dteor de fibras contribuia para a dificuldade a adormecer e diminuia a qualidade do sono. E a falta de sono contribui para uma sensação de fome. Então, é o ovo ou a galinha?
Outra: sinto-me sempre tremendamente cansada a dias de ter férias: é mesmo por estar cansada, ou por saber que vou ter férias? Aí nem importa: o que importa é ter férias 😁

quinta-feira, março 27, 2025

O microbioma

Ter bons genes é bom, mas o microbioma também tem de ser bem cuidado. Segundo um estudo bem vasto recentemente publicado, o segredo é ingerir uma grande quantidade de verduras e vegetais diversos; indenpendentemente da nossa dieta ser omnívora, vegetariana ou vegana, quem come plantas variadas tem uma tripa saudável cheia de bactérias boas associadas a boa tensão arterial, um nível bom de colesterol e menos inflamações.

quarta-feira, março 26, 2025

A genética da longevidade

Ter bons hábitos é muito bom. Mas sem bons genes não se vai lá. Um bom exemplo é a espanhola Maria Branyas Morera, que nasceu a 4 de Março de 1907 e não chegou precisamente aos 117 anos sem ter uns óptimos genes, pelo que indica um estudo recente o seu microbioma e genes. Até falecer em Agosto era a mulher mais idosa no mundo. E ao mesmo tempo tinha uma microbiota digna de um bebé e uma idade biológica de só 100 anos, uma vez que os genes que herdou envelheceram lentamente. Sobreviveu a duas pandemias e duas guerras mundiais, nunca partiu nada, não tinha problemas cardio-vasculares nem nunca precisou de ir ao hospital. Já tinha alguma dificuldade em ouvir e mover-se e ainda assim tentava caminhar regularmente. Levava uma dieta saudável mediterrânica, incluindo 3 iogurtes por dia, não fumava nem bebia álcool. Fez por estar rodeada de pessoas de quem gostava. E continuou lúcida até à última.

terça-feira, março 25, 2025

A saúde dos astronautas

Entretanto li num artigo que as viagens espaciais afectam o corpo humano de formas dramáticas, por isso talvez os dois astronautas que regressaram agora à Terra depois de 9 meses na Estação ISS não estejam tão bem como parecem.
O corpo humano funciona de forma perfeita nas condições que temos com a nossa atmosfera para nos proteger de radiações, uma certa composiçãoatmosférica  e com a gravidade ideal. Não está programado para fazer vôos espaciais, com as suas condições de exposição a radiações de alta energi, microgravidade, etc. Por esta razão, viajar para lá dos limites da Terra e estar exposto a um ambiente completamente diferente causa bastantes alterações cerebrais e fisiológicas que afectam a saúde física e mental de um astronauta, e quanto mais longa a exposição, pior, claro. Por exemplo a maior exposição a radiações pode alterar o ADN, aumentando o risco de desregular o sistema imunitário, de efeitos neurodegenerativos, de doenças cardiovasculares e do cancro. Com gravidade muito baixa ou sem ela de todo, os ossos e músculos sem pressão perdem massa e os fluidos deslocam-se para cima, aumentando a pressão intracraniana, o que potencialmente pode afectar a visão, e o equilíbrio e capacidade de coordenação também ficam à deriva, porque afecta o ouvido interno. E em relação ao bem-estar mental, lembrem-se de como foi durante o confinamento na pandemia e reduzam os metros quadrados e a quantidade de contactos sociais; tal isolamento naquele meio fechado não tolera claustrofobia nem atritos interpessoais, causa stress e pode perturbar o sono,  o humor e o desempenho.
Pelo que li, demora meses a recuperar uma estadia de meses no espaço e há quem não recupere por completo.

segunda-feira, março 24, 2025

Estadia não planeada

Imagino que quando se manda uma equipa de astronautas para o espaço, está tudo muito bem planeado em termos de alimentação, raçoes de água etc. a levar, dependendo no tamanho da estadia. E imagino que lá hajam rações de emergência para uns dias, uma semana talvez. Daí estar muito espantada por Butch Wilmore e Sunita Williams terem sobrevivido a nove meses de missão, em vez a planeada semana. Regressaram à Terra na semana passada e parecem estar bem.

domingo, março 23, 2025

Cientista

Já Carolina, a ratazana gigante africana não falha: graças ao seu olfacto apurado e facilidade em ser treinada a identificar certas bactérias através do seu cheiro, em 7 anos no espaço de 20 minutos detectou mais de 3.000 novos casos de tuberculose que os clínicos não tinham detectado ainda, porque as análises de laboratório demoram 4 dias cada a fazer, evitando mais de 30.000 contágios. Até se reformar em Novembro fez parte de um grupo de 40 ratazanas da APOPO, uma organização sem propósito de fazer lucro, que combate a epidemia de tuberculose na Tanzânia e Etiópia; em conjunto desta forma as ratazanas já salvaram mais de 400.000 vidas, evitando 400.000 novos contágios só ali.

sábado, março 22, 2025

Fraude

Outra engraçada é a dos jornalistas de consequentemente deitarem abaixo certos e determinados políticos e de exaltarem a ciência. Meus amigos: nem a ciência é infalível ou impermeável a fraudes. Se o fosse, não teríamos por exemplo o movimento de conspiração negacionista anti-vacinas, que continua de vento em popa, alimentado por um artigo científico fraudulento do britânico Andrew Wakefield publicado há 25 anos, que afirmava ter encontrado a ligação entre a vacina tríplice (contra o sarampo, papeira e rubéola) e o autismo, o que veio a ser desmentido e a fraude desmascarada. Os jornalistas passam a vida a pregar contra a desinformação de certa e determinada classe política, mas vejam lá se falam da desinformação científica, por exemplo no campo das vacinas, que tem resultado na queda da vacinação e subsequente remergência de doenças graves e potencialmente letais já irradicadas graças à vacinação, como o sarampo.

sexta-feira, março 21, 2025

A visão científica

A ciência tem preferências, tal como o jornalismo; não é imparcial nem objectiva. Por exemplo li há dias que, segundo uns e outros, a situação política internacional com Trump na presidência dos EUA a “gerar” turbulência, instabilidade e imprevisibilidade, criava tanto stress e ansiedade “crónicas”, que podiam provocar alterações no cérebro. Ai sim? E anos e anos todos os dias a bater na mesma tecla do panorama apocalíptico das supostas desastrosas alterações climáticas futuras não? Olhem que cada vez que tenho de beber por uma palhinha de cartolina, ou comer com talheres de bambu ou pagar 1€ por um saco de plástico reciclado fico logo em stress “crónico”, a imaginar o planeta dizimado, se eu usasse uma palhinha ou talheres que funcionassem.
Realmente!...

quinta-feira, março 20, 2025

Equinócio
Hoje é o equinócio da Primavera. É Primavera! É Primavera! Já é Primavera! 🌸🌷🌼🌱😊

quarta-feira, março 19, 2025

Cálculo

Sabem quantas formigas há no planeta? Os cientistas dizem que o número é inimaginável: calcularam lá não sei como usando dados de um século inteiro, e não sei se levaram em conta, que não há  necessariamente formigas em todos os continentes – por exemplo, haverá formigas na Antártida...? – que há  20 mil biliões de indivíduos. 20.000.000.000.000.000. Ou seja: 2,5 milhões de formigas por cada pessoa e cuja  massa total pesa cerca de 12 megatoneladas de carbono seco; uma bestialidade também ela inimaginável. E apesar de claramente não ser propriamente um animal em vias de extinção, os cientistas andam nos pânicos do costume a proclamar a morte inevitável dos ecossistemas.
Sabem como se chama a um cientista perito em formigas?  Mirmecologista. Srs. Mirmecologistas e afins: 20 mil biliões de formigas não é sinal de “insectocalipse”, nem nada que se pareça. 

terça-feira, março 18, 2025

Talentos…
Uns vêm arte, outros são arte. Quem vê daqueles programas televisivos de talentos é capaz de não de espantar, mas eu fiquei boquiaberta com a proeza de Sidney de Carvalho Mesquita, um brasileiro não sei bem porquê também conhecido como Tio Chico Brasil: consegue projectar os globos oculares 18,2 milímetros fora das órbitas oculares durante uns 20 ou 30 segundos, fazendo dele o homem com os olhos mais esbugalhados do mundo, com título no Guinness World Records e tudo. Não dói, mas deixa de ver por uns segundos até os olhos voltaem a conseguir focar e os olhos secam, por isso usa colírios.
Descobriu este  talento aos nove anos de idade, começando por fazer caretas e palhaçadas e notando que os seus olhos ficavam mais esbugalhados do que os dos demais. Quando o mostrou aos pais, pensou-se de início que fosse sintoma de uma doença, mas chegou.se à conclusao que era apenas um talento diferenciado.
Pois eu cá penso naquele aviso que os pais faziam aos filhos, que ficariam com os olhos quadrados se vissem mais televsão: e se um dia não conseguir voltar a retrair os olhos para as suas órbitas?

segunda-feira, março 17, 2025

Viva a Suiça!

Li há dias que médicos suiços tinham começado a prescrever idas aos museus e ao jardim botânico como uma forma de terapia quer para pacientes com doenças mentais, quer doenças crónicas, para promover o exercício físico e actividade e dar-lhes outras coisas mais agradáveis em que pensar. É um projecto piloto na cidade de Neuchâtel e já fizeram 500 prescrições. E daqui vai o meu elogio para os médicos suiços, por serem tão progressistas. E umas sugestões de outras coisa terapêuticas: uma ida a um spa com banhos de imersão quentes, massagem, etc., ou uma semana passada na praia.
Aposto que o que gastam nas visitas poupam nos medicamentos e que este tratamento mais depressa levará à cura, ou pelo menos alívio, de várias maleitas.
(na foto: uma paciente inserida no projecto piloto a visitar o museu de História e Arte local)

domingo, março 16, 2025

Mais luas
Conhecem Saturno, aquele planeta dos anéis, certo? E as luas de Saturno também? O que desconheciam talvez, porque foi recentemente descoberto pelos astrónomos, é que Saturno afinal tem mais 128 luas do que se pensava! E assim é o planeta do nosso sistema solar que mais luas tem, com um total de 274 luas.
...
Eu só me pergunto como é que 128 luas se mantiveram escondidas durante tanto tempo?
Em segundo lugar vem Jupiter com as suas 95 luas... se não lhe descobrirem mais assim de repente.

sábado, março 15, 2025

Leis
Ser turista tem muito que se lhe diga e exige um enorme respeito pelo país que se visita e os seus costumes e leis. Há que estar atento e tentar preparar-se de antemão em relação ao que se pode fazer e ao que é estritamente proibido.
Por exemplo em Espanha não permitem que se façam “evacuações fisiológicas” na praia, incluindo o mar; ou seja: não se pode urinar nem defecar senão nas casas-de-banho. Uma infração pode levar coimas até aos 750€, o é carote por uma “evacuação fisiológica”.
Em Itália as proibições são imensas; em Veneza não se pode comer nem beber na rua fora dos cafés e restaurantes da Praça de S. Marcos. Também não é permitido alimentar os pombos nem as gaivotas e nadar nos canais, as bicicletas também não são permitidas e pedem por favor que os turistas não façam barulho a rolar as bagagens pelas pontes da cidade para não irritar os locais. Ainda em Veneza, na ilha de Eraclea, não deixam construir castelos de areia, que criam obstruções a quem frequenta a praia. Em Forença também restringem os sítios onde se pode comer e beber e a que horas. Na ilha de Capri, que sofre invasões enormes de turistas, multiplicando os que lá estão n vezes todos os dias, é compreensível que não gostem nada de calçado ruidoso como chinelas, tamancos e socas nas suas ruas calcetadas. Ainda no campo do calçado, no Parque Nacional de Cinque terre, onde tudo é íngreme, o calçado permuitido é fechado, com solas antiderrapantes e a cubrir o tornozelo. Na ilha da Sardenha – como agora em Portugal – de onde supostamente desaparecem 5 toneladas de “material orgâncio” por ano, é proibido recolher areia, seixos e conchas e tal. E como dizia o outro, “em Roma, sê romano”: vê os locais sentados na escadaria da Piazza di Spagna? Não, pois não? Então também não o faça. Deixar de cumprir as regras impostas localmente pode dar dores de carteira das centenas aso milhares de euros.
Na Grécia também têm regras de conduta em relação ao calçado: saltos altos pontiagudos não são bem-vindos nos monumentos, já que podem danificar os pavimentos antigos.
Dando um saltinho até Singapura, para os turistas na Ásia não se ficarem a rir, para além de não ser permitido mascar pastilha elástica e cuspir para o chão, nem pensem em não puxar o autoclismo depois de uma visita a uma casa-de-banho pública: a multa começa nos 100€ e vai acumulando mais 30€ por dia até alguém puxar o autoclismo para fazer desaparecer a matéria transgressora.
Passando pelo continente americano, no Uruguai em prol da saúde pública proibiram os condimentos com alto teor de sódio – ou seja: vive-se até aos cento e tal anos, mas a batatas fritas que não sabem a nada. E no Canadá é proibido pôr os pés em cima do mibiliário de exterior.
E voltando à Europa, na Alemanha, onde conduzir a alta velocidade na Autobahn é obrigatório, deixar o carro ir-se abaixo por causa de algo tão previsível como um depósito vazio, não é permitido. E ai de quem ultrapasse pela direita. E terminando de cú ao léu, nesse país do nudismo por excelência, quem for apanhado vestido e se recusar a despir-se pode ser expulso das zonas designadas para nudismo pelos salva-vidas ou agentes (também estes... nús...?).
Acho que hoje fico em casa 😊

 

sexta-feira, março 14, 2025

Aplaudo

Pode-se dizer muita coisa sobre o governo actual italiano liderado por Giorgia Meloni, mas não é fraco: na véspera do Dia Internacional da Mulher anunciaramque apoiam a aprovação de uma nova lei que pune o crime de feminicídio com prisão perpétua. Os dados oficiais do Ministério do Interior italiano registaram 113 femicídios em 2024, 99 dos quais cometidos por familiares, parceiros ou ex-parceiros, ou seja pessoas do foro emocional das vítimas. Como se sabe, a violência doméstica maioritariamente contra mulheres e subsequentes assassínios a mulheres estão extremamente enraizados nas culturas patriarcais como as latinas e do Médio-Oriente. Como tal, Itália, vendo que enquanto que os homicídios em geral têm vindo a diminuir no país, a taxa de feminicídios continua a manter-se estável, resolveu tomar medidas. Introduzindo a definição legal de feminicídio no direito penal, tornar-se-á possível punir este crime ignóbil com prisão perpétua, bem como reforçar as medidas contra  os maus-tratos, perseguição e pornografia por vingança, circunstâncias estas agravantes em caso te atentados à vida das mulheres. E espero mesmo que seja perpétua; tranquem a cela e deitem fora a chave.
Aplaudo!

quinta-feira, março 13, 2025

Solo

Ainda há dias lia uma citação de um dos irmãos Marx, que dizia algo do estilo: “mantém uma mente aberta, mas não tão aberta que te caia a cérebro”. Voltei a pensar nela quando li sobre o episódio que vou passar a referir.
Já todos ouvimos falar dos amigos imaginários das crianças, que com o seu desenvolvimento normalmente desaparecem depois de uns anos. E também já ouvimos falar no facto de muitas pessoas hoje em dia preferirem ficar solteiras e viver sózinhas; um dos motivos, para além do alojamento local, pelo qual há falta de habitações. Do que não tinha ainda ouvido falar era de um casamento sem noivo – já aqui abordámos noivos IA, chinesices de cerimónias de casamento entre animais de estimação, pedidos de casamento sui generis, mas sem noivo não. Olhem, foi desta: a fotógrafa britânica Grace Gelder estava tão bem consigo própria, que decidiu pedir-se a si própria em casamento num banco de jardim em Londres em 2013. As reacções quando o anunciou aos seus amigos e família foram desde as mais idiotas tipo cliché “desde que te faça feliz” ao acharem que era narcisista. E depois de 4 breves meses de noivado consigo mesma comprometeu-se consigo mesma numa cerimónia solene numa quinta idílica em Devon em que participaram 50 amigos e familiares e que deu direito a convites, vestido branco, flores, votos, alianças. “Foi um dia obviamente centrado em mim”, diz ela numa entrevista ao jornal Guardian. M
esmo que não tenha validade legal, foi a sua maneira de celebrar 6 anos de solteira em que se descobriu a si própria. “Não a vejo [à cerimónia] como uma declaração feminista, mas criar um casamento deste tipo nos meus próprios moldes deu-me poder sobre a minha própria vida”, reflecte. Não afasta porém a possibilidade de um dia vir a casar-se com outrém...
... será que para isso precisa de se divorciar de si própria?

quarta-feira, março 12, 2025

Hora de Verão

No fim do mês voltamos a mudar a hora, como em grande parte do hemisfério norte, uma deliberação que tem muita gente contra si. Até há um grupo a nível internacional a trabalhar para acabar com isso. Eu não me importo; estou mais cansada durante os primeiros dias em que o corpo se habitua a levantar-se uma hora mais cedo. Os animais também se ressentem: é a altura em que mais se atropelam veados e outros animais habituados a atravessar a estrada sem trânsito a uma certa hora da matina e que são surpreendidos e colhidos pelo trânsito que de repente lhes aparece pela frente uma hora mais cedo do que o habitual. Mas pelo que li os cães näo o sentem: não no Outono; de um dia para o outro se habituam. E também não na Primavera. O que mais os afecta é o padrão de actividade humana à sua volta – se o dono se levanta a uma certa hora, eles fazem-no também, se lhe dá de comer a uma certa hora apresenta sintomas de foma a essa hora e “pede” para ir dar uma volta à hora que o dono o habitua a ir dar uma volta.
Já agora não se esqueçam de mudar a hora de Sábado para Domingo dia 30!

terça-feira, março 11, 2025

Espírito de serviço

Desde que se criaram os serviços de streaming que a lojas de aluguer de vídeo se têm vindo a tornar obsoletas, uma vez que a malta pode fazer o download de filmes directamente na internet. O que tem levado ao fecho da maioria das lojas de aluguer de vídeo.
David Kraning também estava a perder dinheiro na sua loja de aluguer de vídeos em Pocatello, Idaho, EUA. Vendo a necessidade de fechar a loja não quis porém fazê-lo sem arranjar solução para a sua cliente mais fiel, Christina Cavanaugh de 35 anos de idade, com síndrome de Down, que não lida muito bem com mudanças e já lá que aluga filmes 3 vezes por semana há mais de 15 anos e cujo ponto alto da rotina semanal é alugar os seus DVDs favoritos da Disney.
David teve a genial ideia de abrir uma  loja de conveniência K&B Kwik Stop na porta ao lado e que a um canto tem os vídeos favoritos de Christina para aluguer e mais uns quantos. A mãe da Christina ficou extremamente sensibilizada por este acto altruista de bondade, não fazendo ideia que o dono da loja tinha pensado no bem-estar da sua filha. E assim nasceu o Christina's Corner
 (O Canto da Christina).

segunda-feira, março 10, 2025

 
Quase Primavera
É tão bom saborear a quase-Primavera 🌸 😎
(foto: vida de praia)

domingo, março 09, 2025

”Arte”

Não sei se ouviram falar na dita exposição de arte aqui na Dinamarca sob o título And Now You Care (trad.: “ai agora interessam-se”), em que o dito artista chileno Marco Evaristti, para apontar para o facto dos animais de produção seremmal-tratados, deliberadamente queria deixar 3 leitões fechados numa jaula improvisada criada com carrinhos de compras sobre um monte de palha morrer à fome e à sede. Nem ameaças de que ia ser denunciado à polícia por abuso de animais o deteve. “É um confronto com a realidade sangrenta da Dinamarca nos matadouros”, dizia ele nas redes sociais.
Entretanto depois de 1 dia a exposição teve que encerrar, porque a peça central desta, os três leitões foram roubados por activistas, que obviamente tinham mais ética do que o dito artista, já conhecido por outra monstruosidade, quando em 2000 pôs dez peixinhos de aquário vivos em liquificadoras ligadas à electricidade, deixando ao critério do público a decisão de os matar.
Pela primeira vez estou totamente de acordo com os métodos activistas dos direitos dos animais.

sábado, março 08, 2025

Dia Internacional da Mulher
Hoje é um dia de festa – pelos direitos já conseguidos para muitas mulheres, por exemplo o direito ao sufrágio, o direito a mais liberdade, o acesso à educação e ao emprego. Hoje também é um dia de luta por tantas mulheres por esse mundo fora que ainda não têm os direitos humanos mais básicos nem sistemas que as protejam, que ainda são obrigadas a casar com quem não querem contra a sua vontade, a vestir-se e viver como outros ditam, sem direito a ter uma opinião própria legítima, outras vítimas de violência doméstica até ao dia em que corre muito mal. Para estas o caminho ainda é bastante longo. E ainda há que lutar também por direitos iguais – não discriminação positiva e a atribuição de percentagens de cargos de prestígio para mulheres, como querem as feministas, mais oportunidades iguais na vida – que se escolha o candidato mais qualificado.
Bom Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres, e para todos os homens que as amam, respeitam e apoiam!
Bom Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres, e para todos os homens que as amam, respeitam e apoiam!

sexta-feira, março 07, 2025

A dor

Costuma-se dizer que o corpo dos homens não aguentaria a dor de dar à luz. Uma coisa é certa porém: as mulheres e os homens sentem a dôr de formas diferentes; mas segundo a ciência são as mulheres que sentem a dôr mais intensamente do que os homens e têm mais tendência a ter problemas crónicos de dôr como enxaquecas, síndrome de intestino irritável, fibromilagia e diversos tipos de artrites; e, segundo li, é o motivo pelo qual as aspirinas não funcionam tão bem com as mulheres. E pelo qual o tratamento de dores deveria ser discriminado entre os sexos, em vez de recebermos todos o mesmo tratamento. Estar atento a isto evitaria a tendência dos médicos a ignorar as dores femininas e adiar tanto o tratamento, o que só contribui para aumentar o problema ainda mais.
Como se sabe menos sobre a biologia feminina no campo da dôr, até 1993 a ciência só estudava os efeitos dos medicamentos para a dôr em populações masculinas, assumindo que o que tem efeito nos homens também o tem nas mulheres. Afinal é não é bem assim. Parece que o estrogénio afecta a maneira como se metaboliza a medicação, uma vez que reduz a quantidade de proteínas no plasma sanguíneo que se ligam aos medicamentos. E também o funcionamento do sistema imunitário, aumentado  o nível de inflamação e com ele a dôr. Também se está a estudar a hipótese de as mulheres terem menos receptores para os opioidos, o que, se ficar provado, sugere, que as mulheres precisam de doses diferentes destes para melhor efeito e para evitar efeitos colaterais.

 


quinta-feira, março 06, 2025

Ai os turistas!...

Já aqui abordámos várias vezes as consequências do turismo em massa e os meus motivos para repugnar o mesmo. Mais um exemplo: a Fonte de Trevi, um dos monumentos mais emblemáticos de Roma, abriu recentemente depois de uma limpeza e vastas obras de restauro. Três idiotas neozelandeses acharam por bem saltar lá para dentro de noite depois da hora de fecho e foram apanhados em flagrante pela polícia. Foram escoltados para fora da área; um deles escapou-se da polícia e voltou a saltar para dentro da fonte barroca e escalou às estátuas de mármore. Foi outra vez banido e multado: dá para cá €500, o que foi muito pouco; por mim era logo escortado para o aeroporto e metido num avião de regresso a casa.
Segundo a polícia isto acontece pelo menos 12 vezes por ano. E o turismo é tanto (basta olhar para a imagem) que depois da reabertura ao público tiveram que limitar o número de visitantes a um máximo e 400 de cada vez – já assim um exagero – na área de acesso à fonte durante as horas de abertura das 9 às 21 horas

quarta-feira, março 05, 2025

Amor à camisola

Cada vez que há várias gerações misturadas, quer num emprego quer na vida privada dá raia; têm valores diferentes, não se compreendem umas às outras e podem tornar-se intransigentes. Por exemplo no que diz respeito ao equilíbrio trabalho-tempos livres: a geração dos meus pais foi sempre mais fiel aos patrões do que à família e a si próprios, dando horas extraordinárias às centenas sem qualquer compensação ou fidelidade reversa da entidade patronal. As gerações actuais parecem ser desrovidas de altruismo em relação ao trabalho; dão sempre mais prioridade à sua vida pessoal, deixam para amanhã o que não lhes apetece fazer hoje e se excepcionalmente fazem um esforço extra para a equipa é só se têm algo a ganhar pessoalmente. A minha geração é, a meu ver, a melhor das três: sou altruista, devota e dedicada e dou o que tenho a dar no emprego e mais até, mas não sou parva nenhuma e faço por ser compensada, não 1:1, não é preciso, mas com a devida flexibilidade da parte dos meus patrões, que podem sempre confiar em que o meu serviço fique feito, mesmo que eu saia mais cedo ou folgue um dia. Ganha o trabalho, ganha a minha família e ganha a minha saúde mental.
O tempo livre valioso e importante, e dar o seu melhor no emprego idem, equilibradamente.

terça-feira, março 04, 2025

Absurdidades
Um gineacologista trata de doenças do foro feminino. E por muito que alguém “se sinta mulher” ou “queira ser mulher”, se não nasceu mulher, faltam-lhe coisas essenciais como um útero, trompas de falópio e tal e como tal não precisa de um ginecologista. Entretanto nestes tempos conturbados e absurdos, não é permitido dizer tal coisa para não ferir as sensibilidades frágeis. Logo um ginecologista francês foi suspenso por se recusar e muito bem a atender um paciente transgénero. Dizer que só atendia mulheres a sério e que não tinha jeito para atender homens, “mesmo que rapassem a barba e dissessem à sua secretária que se tornaram mulheres” valeu-lhe um mês sem poder exercer e um processo disciplinar que pode levar a uma suspensão ainda mais alargada devido a queixas de duas organizações LGBTetc., com a seguinte explicação da Ordem dos Médicos, que não podia ser mais absurda, mas que lá politicamente correcta é: “nenhuma pessoa pode ser discriminada no acesso a cuidados de saúde”. Ai não? E a anatomia não conta? Então eu que sou invisual vou insistir em ver um oftalmologista… duh?

segunda-feira, março 03, 2025

Desastre cultural

E eu a pensar que as coisas iam correr melhor em Lisboa e olha: não +e que para além dos já demasiados hotéis, dizem que vão construir mais 54? E no Porto pior ainda, coitados: prevê-se um aumento de 64,2% no número de hotéis. Mais hotéis = mais turistas, mais turistas = mais para turista ver, adulterando a cultura local e afastando e alienando a população idem

domingo, março 02, 2025

Carnaval

A aldeia de Alhões, na serra de Montemuro (concelho de Cinfães), anda a recuperar o seu Carnaval “autêntico e genuíno”, em que os moradores desfilam com trajes de outrora, entre fitas e rebuçados. Mas se me perguntarem... que fatiotas tão rascas: dêem-me o Super-Homem e as princesas e máscaras de jeito😊

sábado, março 01, 2025

Festival

Nestes dias há festivais da Canção nacionais por essa Europa fora. Creio que o da Dinamarca é hoje até. Mas queria falar-vos de outro festival, não tanto de vozes como de dar à perna: um festival de caminhadas. Que começou com o resgate de cento e poucos caminhos rurais, que tinham indo a desaparecer entre o mato e agora trilhos homologados, em Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro, que convidam a grandes passeios. Um festival de passeios.
...
O que será um trilho homologado?