terça-feira, março 31, 2009

Beleza cura
Trabalho num hospital e posso dizer sem exagero que é o hospital mais bonito de Copenhaga com edifícios antigos cheios de pequenos detalhes arquitectónicos onde menos se espera, jardinzinhos com estátuas lindas e fontes e na Primavera imensas árvores floridas que são visitadas regularmente por esquilos e pássaros.
E tenho muita sorte, uma vez que outros hospitais mais parecem blocos de betão sem graça nenhuma nem qualquer toque de verde. O que pelos vistos não é nada saudável nem ajuda à recuperação dos pacientes. Pois é verdade: já o sabia intuitivamente, mas finalmente alguém documentou que coisas bonitas – paisagens, peças de arte, o som de água e outros detalhes que tais – aceleram e melhoram a reconvalescença dos pacientes por diversos motivos: estar rodeado de beleza facilita um bom astral e zonas ajardinadas motivam os pacientes a dar passeios, o que estimula o organismo e treina o corpo e a mente.

(fotos do „meu“ hospital: Bent Wedell)

segunda-feira, março 30, 2009

Feliz a um
Um dos meus filmes favoritos é o “Bridget Jones’ Diary” em que a nossa heroína é infeliz por ser solteira e receia ficar sózinha para o resto da vida. O que entretanto na realidade parece ser um mito, um preconceito: segundo li, um grupo de investigadores australiano das universidades de Deakin e Melbourne levou a cabo uma pesquisa sobre o tema e concluiu que os solteiros são precisamente tão satisfeitos da vida como os que estão numa relação. Entrevistaram 430 pessoas entre os 20 e os 75 anos de idade, 80 delas solteiras e sem namorado, sobre o seu grau de solidão subjectiva, necessidade de contacto e descontentamento com o dia-a-dia. E a única diferença entre solteiros e não-solteiros era que aparentemente os primeiros sentiam menos necessidade de ter companhia do que quem estava numa relação.

Bridget Jones, sua neurótica: descansa!

domingo, março 29, 2009

É dos bombeiros que elas gostam mais
Há mitos tão clássicos, tão clássicos que praticamente têm mais ou menos oficicialmente o estatuto de verdades. Por exemplo aquele de que as mulheres, não sei bem porquê, preferem homens em uniformes. O que aparentementente é mesmo verdade. Pelo menos segundo li os bombeiros, médicos e polícias são os profissionais que, segundo uma sondagem sueca recente, as mulheres consideram mais sexy. Num quarto lugar vinham os marceneiros (farda: jardineiras, ténis de trabalho, fita métrica e um lápis atrás da orelha?) e em quinto e sexto músicos (farda: jeans, T-shirt bem gasta das muitas lavagens e cigarro ao canto da boca?) e actores (fardas várias dependente do papel?...).
...

Será que o equipamento do Manchester United conta como farda?...

sábado, março 28, 2009

Apaga a luz!
Hoje o World Wildlife Fund (WWF) lança uma campanha sui generis: apela a que indivíduos, firmas, organizações e governos no mundo inteiro apaguem a luz durante uma hora – a Hora da Terra – para demonstrar empenho na excelente causa de solucionar os problemas que ameaçam o ambiente.
Psssst: apaga a luz! Não custa literalmente nada.

sexta-feira, março 27, 2009

Caracolada
Estava a ver se me lembrava se a Disney tinha feito algum filme sobre caracóis... mas não me recordo de nada do género. Portanto não sei onde é que os russos foram buscar a ideia de adoptar caracoletas gigantes como animais de estimação. O facto porém é que estes moluscos ranhosos se tornaram o último grito em termos de animais de estimação na Rússia. E parece que a culpa, pelo menos em parte, é da crise: é que os caracóis pelos vistos são bastante modestos e de baixa manutenção; podem passar mais de 2 meses sem comer, se os mantiverem quentes e húmidos. E ficam satisfeitos durante vários dias, se uma pessoa lhes dá uma casca de ovo ou uma cenoura para comer. Outra vantagem é que não fogem de casa – ou se fugirem é em câmara-lenta.
...
Mas... blagh: tanto muco :-P

quinta-feira, março 26, 2009

Animais
Sabiam que os desenhos animados criam modas entre os miúdos? Pois é verdade: segundo li, cada vez que a Walt Disney faz desenhos animados sobre este ou aquele animal, a pequenada ou pede aos pais que lhes dê precisamente esse como animal de estimação, ou, se isso por qualquer razão não é possível, fica mais interessada em idas ao Jardim Zoológico. Foi o caso por exemplo quando estreou o “Madagascar”: de repente todos queriam ir ver os lémures. Ou, antes disso, quando foi do “Lion King” aquilo era um ver se te avias à volta do covil dos leões e junto ao habitat dos suricates, que, se bem se lembram, era a figura do atrevido Timon. E depois da estreia do “Finding Nemo” nas lojas de animais até faziam fila e introduziram listas de espera para os peixes-palhaço... apesar de ser um peixe de água salgada e requerer um aquário especial que custa um balúrdio. Quando saiu o “Ratatouille” a venda de ratazanas de estimação explodiu; na altura dos “101 dalmatas” foi o que foi – mais ninguém queria rafeiros; etc., etc., etc.
...
Quem precisava de uma campanha deste género eram os animais mais repelentes – aqueles com muitas pernas, os peludos, os escamados, os mucosos... :-P
(foto: Janderk, Wikipedia)

quarta-feira, março 25, 2009

Estatísticas de bolso
Alguma vez pensaram porque será que há pessoas que ganham mais do que outras ao fim do mês? Se pensam que a explicação está relacionada com talento, qualificações e tal, estão muitíssimo enganados! Segundo me chegou ao conhecimento, trata-se de critérios bastante mais superficiais como a aparência. E deixando-me de rodeios parece que quem ganha mais tem o seguinte perfil:
- é homem e heterosexual; e se for mulher é lésbica (segundo Christopher S. Carpenter da University of California Irvine as mulheres lésbicas ganham 15 % mais do que as heterosexuais)
- é bonito/a (segundo Jeff Bidle da Michigan State University e Daniel Hamermesh da University of Texas estamos a falar de percentagens consideráveis: homens menos bonitos ganham 10 % menos do que a média, enquanto que borrachos ganham 5 % mais)
- tem cabelo castanho
- é magro/a, alto/a e canhoto/a (isto segundo as pesquisas de Kevin Denny e Vincent O’Sullivan).
...

Pôrra, pá: a única coisa que me safa é ser morena :-/

terça-feira, março 24, 2009

Optimismo
Li há dias que o optimismo só faz bem à saúde. É como vos digo: os optimistas têm menos doenças que os pessimistas e uma visão positiva da vida contribui aparentemente para que se criem hábitos saudáveis. Foi pelo menos a conclusão a que chegou um grupo de cientistas americano liderado pela dra. Hilary Tindle da Pittsburgh School of Medicine. Seguiram 97.000 americanas estudando a ligação entre o estado de saúde e a maneira de estar na vida de cada uma.
Faz sentido: imagino que as pessoas optimistas façam por si, que arranjem soluções para os problemas com mais facilidade e tenham mais amigos que aquelas cuja visão da vida é mais para o pesado. Mais amigos = mais ajuda e alívio à disposição.
Portanto: bom astral, pessoal! É Primavera, não tarda vêm aí as férias de Páscoa – e esqueçam as bacoradas que eu para aqui vim divulgar ontem, ok? :-) Always look on the bright side of life...

segunda-feira, março 23, 2009

Aos 27 acabou-se
Cada vez que abro um jornal ou me rio, ou me enfureço. E uma vez por outra assusto-me. Como foi o caso há dias; eu já suspeitava que a idade deixa as suas marcas e uma pessoa deixa de ter a mesma energia, capacidade de aprendizagem e tal. Mas não fazia ideia de que as coisas estavam tão mal assim: li nomeadamente há dias que num estudo americano levado a cabo durante 7 anos entre 2.000 pessoas dos 18 aos 60 anos de idade e recentemente publicado no Journal of Neurobiology of Aging pelo professor de psicologia Timothy Salthouse da Virginia University se tinha chegado à conclusão de que as faculdades mentais e cognitivas – por exemplo de raciocínio e de processamento rápido – têm o seu declíneo antes dos 30 anos de idade, ou mais precisamente aos 27-28. Testaram os participantes com diversas provas desde o terem de se lembrar de certas palavras e símbolos até ao notar padrões e em 9 em cada 12 os melhores resultados viram-se nos participantes com uma idade média de 22 anos; aos 27 anos começavam-se a notar os primeiros sinais de dificuldades em termos de rapidez e raciocínio; aos 37 anos era a vez da memória apresentar certos limites. Em contrapartida os conhecimentos pareciam continuar a acumular-se até aos 60 anos de idade.

Hmmm... será por isso que me custou tanto a tirar a carta de condução que já tirei relativamente tarde... aos 29 anos?

domingo, março 22, 2009

Bem-vinda à Coreia do Norte!
Independentemente da pobreza e isolação a que o povo da Coreia do Norte estão sujeitos por viverem sob uma ditadura, de vez em quando o governo lá lhes dá acesso a um ou outro luxo. Recentemente o seu ditador Kim Jong-Il – que se bem se lembram não gosta de cabelo comprido nos homens – abriu as portas à pizza! Depois de anos e anos de preparação (?) está prestes a abrir a primeira pizzeria na capital Pyongyang. E vão apostar na qualidade, uma vez que importam os ingredientes directamente de Itália.
Portanto apartir de agora la vera pizza italiana até na República “Democrática” da Coreia.
Nham nham nham :-)
(foto: Scott Bauer, Wikipedia)

sábado, março 21, 2009

Primavera
Finalmente chegou a tão aguardada Primavera! Iuuuupiiiiiiiiiiii! :-) Os primeiros sinais inibidos e discretos – uma flor aqui e acolá, a passarada a chilrear cada vez mais cedo, as temperaturas mais amenas de vez em quando. Mas agora espero que chegue em força e tenha vindo para ficar.
(foto: Liselotte @flickr.com)

sexta-feira, março 20, 2009

Caridade e mais
Voltando a assuntos um nadinha menos tristes –
à crise – não sei ao certo como é por esse mundo fora numa altura de crise, mas segundo li, pelo menos aqui na Dinamarca, a crise – que como já aqui disse não é uma coisa absolutamente má – contribuiu para uma mudança de valores e prioridades: apesar de andarmos todos a puxar os cordões à bolsa, houve um aumento considerável de doações para organizações de caridade; cada vez mais pessoas compram café e outros produtos produzidos e importados segundo as regras de fairtrade, em que os produtores em países em desenvolvimento são bem recompensados; há menos tendência para comprar e deitar fora e a desperdiçar comida, energia, etc., etc., etc.; e passa-se mais tempo em casa com a família do que na rua a gastar dinheiro.
Ou seja: a crise está a criar um mundo melhor – nem mais!... ;-)

quinta-feira, março 19, 2009

Veredicto
O sistema judicial nem sempre tem muita lógica. Bem sei que se diz que até os criminosos têm direito a defesa, mas há certas acções que não têm defesa possível e portanto porque carga de água é que têm este direito, se é mais do que evidente a olho nú que são culpados do delito de que os acusam? Porquê perder tempo e gastar dinheiro em julgamentos quando não há a mínima dúvida sobre o único veredito possível? Nomeadamente: culpado! E porque se prestam os advogados de defesa a vir com os mais ridículos argumentos para os tentar safar?
Hoje ou amanhã vai ser decidido o veredicto no caso de Josef Fritzl, um austríaco de 73 anos de idade que durante 24 anos teve encarcerada numa cave sem janelas na cidade de Amstetten a sua filha Elisabeth, que violou repetidamente e a quem fez sete filhos que partilharam a reclusão involuntária da mãe. O advogado de defesa do réu começou por insistir que este era uma vítima, coitadinho, dos maus tratos de sua própria mãe e que não é um monstro – citando o réu: “se fosse um monstro teria morto os seus prisioneiros” – e que o seu único crime e perversão foi amar demais, ao ponto de condicionar a liberdade do objecto do seu amor...
... objecto, pois, sim...

...
:-PE com tal defesa há quem tenha sugerido que Fritzl poderia vir a ser condenado a uma pena mínima sendo possivelmente libertado já depois de 4 ou 5 anos. O que agrediria violentamente o meu sentimento de justiça! Quem comete as barbaridades que ele cometeu, independentemente dos porquês, perdeu a meu ver direito a viver em liberdade e nada que jamais possa fazer será compensação suficiente para redimir tais actos – quanto mais como recompensa sair mais cedo por “bom comportamento”. Nem me falem nisso!...
...
Felizmente que o réu admitiu a sua culpa em todas as acusações. Agora só espero que se faça justiça!…

(foto de cima: Samuel Kubani e do réu a esconder a cara demonstrativamente atrás de um dossier durante o julgamento: Helmut Fohringer © Scanpix)

quarta-feira, março 18, 2009

Ida às compras
Uma pessoa não sabe precisamente que resultados advêm de uma crise financeira como a corrente: que tipos de sectores serão mais ou menos afectados, se o consumo realmente decrescerá, que bens se mostrarão como os bens e necessidades mais essenciais etc. tal. Por isso achei tremendamente interessante ler que, segundo a Forbes.com no Top 10 de coisas que continuam a ser consumidas com ou sem crise encontramos:
1. telemóveis
2. cartões de membro para o ginásio
3. artigos de cosmética, incl. champô, pasta dos dentes
4. brinquedos
5. manutenção do automóvel
6. sapatos
7. idas ao restaurante
8. idas ao cinema
9. livros encomendados online
10. jogos de computador.
...

Então e produtos de mercearia – leite e pão e papel higiénico...? Lava-se o cabelo mas não se come, é?

terça-feira, março 17, 2009

Love is in the air...
É quase Primavera, a estação do amor por excelência. E se estão numa situação em que estão a pensar mudar de namorado, aqui vai uma dica que vale a pena considerar em relação ao próximo: nomeadamente que os músicos fazem óptimos namorados! São românticos e atenciosos. Isto foi recentemente comprovado cientificamente por um grupo de investigadores ligados à Northwestern University em Illinois, nos Estados Unidos. E a explicação parece muito simples: os músicos estão habituados a e têm bastante treino em escutar; logo dão mais facilmente atenção às pequenas nuances emocionais na voz das outras pessoas.

O desafio será portanto encontrar um músico atencioso q.b. e sem um ego muito hiperdesenvolvido... ;-)

segunda-feira, março 16, 2009

Insulto
Aaaaaaaaaaaaaaai, mau mau: já me estão a chamar burra!... :-( É que li há dias o seguinte cabeçalho: “Crianças pequenas não se tornam espertas a ver televisão”. E referiam um novo estudo sobre a matéria liderado pela pela investigadora Marie Evans Schmidt, mencionado no site da revista científica Pediatrics e levado a cabo no Children’s Hospital Boston, um hospital de renome, em parceria com a Harvard Medical School. Este teria supostamente revelado que ver televisão afinal não estimula a aprendizagem e desenvolvimento linguístico nas crianças coisa nenhuma. E vão mais longe: antes pelo contrário!... Chegaram a esta conclusão seguindo o número de horas passadas em frente à televisão por 872 crianças americanas desde o nascimento até aos 3 anos de idade, não discriminando que tipo de programas viam.
Fui-me ao ar, claro, porque quando era miúda raramente tinha outra coisa com que me entreter senão ver televisão – e via televisão ad libitum, e sempre tive uma teoria de que foi o que me deu a tremenda facilidade com que aprendi inglês na escola, por exemplo.
...
Se calhar esta dita descoberta só se aplica às crianças americanas… ;-)

(foto: Scanpix)

domingo, março 15, 2009

Descoberta sensacional
Não é todos os dias que apanho cá notícias sobre o nosso jardinzinho à beira-mar plantado. E ainda por cima sobre coisas menos más. Logo despertou-me imediatamente a atenção quando nas notícias há dias mencionaram que tinha sido descoberto um novo dinossauro em Portugal, mais precisamente um novo – bem, novo, novo, não é, uma vez que tem mais de 150 milhões de anos, até aqui desconhecido, vá – tipo de Stegossauro. Que por ter sido encontrado lá para os lados da relativamente desconhecida aldeia de Miragaia foi apelidado de Miragaia longicollum. Ao contrário dos outros stegossauros de pescoço curto, este aparentemente tem 17 vértebras no pescoço (longicollum significa “pescoço longo”), dando-lhe um comprimento de 6 metros da cabeça à ponta da cauda. E – como todo o latino, he he he – dizem que, apesar do seu aspecto monstruoso com um corpanzil de 3 toneladas e espinhos nas costas, era pacato e pelos vistos vegetariano.
Quem quiser ver este gigante de outrora pode visitá-lo no museu da Lourinhã.

(foto: Octavio Mateus, Museu da Lourinhã)

sábado, março 14, 2009

Artigos de colecção
Alguma vez pensaram onde vão parar aqueles placards enormes com anúncios de mulheres em lingeri ou fato de banho?... Eu sempre pensei que eram deitados fora quando fosse altura de mudar o anúncio. Mas pelos vistos não: li há dias que em várias lojas até há listas de espera – que consistem de imensos rapazes novos (entre os 18 e os 30 anos) e firmas de empreiteiros, marceneiros, mecânicos e tal (aliás, como seria de esperar; só que sou tão ingénua que nunca me tinha passado pela cabeça tal ser o caso...)
...
Cada um faz o que pode para se divertir... ;-)
...

Hey, wait a minute!...........: o Cristiano Ronaldo já foi modelo em várias ocasiões... e onde foram parar aqueles placards enormes? Passem-nos p’ra cá!

sexta-feira, março 13, 2009

Doenças novas
Acho curioso verificar que tudo se adapta ao desenvolvimento e às novas tecnologias. Até as doenças. Então não é que li há dias, que há uma doença nova particularmente na camada mais jovem chamada “Playstation palmar hidradenitis”? Foi descrita no mais recente número do British Journal of Dermatology e parece que é uma inflamação qualquer nas mãos resultante do muito jogar no Playstation. Ou melhor: da quantidade de suor produzida por agarrar tanto tempo na mão a consola ou lá o que se chama o joystik da maquineta.
Ooooops...
...

Passo bem sem jogos de computador. Mas... segurar nos microfones durante o Singstar não faz mal, pois não??? ;-)

quinta-feira, março 12, 2009

Mistérios
Já aqui dei a entender que a meu ver a ciência por vezes tem tendência a investigar temas... vá lá, curriqueiros que não são novidade para ninguém. Ou que apesar de misteriosos são tão incrivelmente banais que uma pessoa nem percebe o que lhes mereceu a atenção de tão ilustres pessoas. Como é o caso do cotão no umbigo. Vocês alguma vez pensaram porque é que têm cotão no umbigo?... Não, pois não? Em contrapartida há um cientista austríaco, o químico Georg Steinhauser, que deve passar a vida a olhar para o umbigo e que se lembrou precisamente desta questão que se resolveu a investigar. Estudando o seu próprio umbigo. Durante 3 anos. Quinhentos e três bocadinhos de cotão mais tarde afirma ter resolvido este mistério de uma vez por todas. E aqui vai:... (e aposto que mal podem esperar... ;-D) a culpa é de um certo tipo de filamentos na barriga onde se juntam fibras da roupa e que as “canalizam” precisamente para o umbigo, como se ali houvesse um funil, e onde se juntam ao suor, gordura, pó e células de pele mortas (:-P).
...
Isto vinha no Telegraph, por isso deve ser verdade...

quarta-feira, março 11, 2009

Sem fumo
Mas quem sabe se a tecnologia não passa a perna às boas intenções políticas? É que li há dias que alguém – possivelmente um fumador inveterado ;-D – se lembrou de inventar um cigarro electrónico. E eu repito: um cigarro electrónico! Lançado pela firma AcceptableChoice (e notem bem o nome!...) E que segundo dizem sabe ao mesmo que os tradicionais mas não faz fumarada absolutamente nenhuma (if you can believe it...). O dispositivo vem com um adapter e um cabo USB e parece que tem duas variantes – a que permite inalar nicotina e a que não permite. Por enquanto só o último é que foi permitido pôr à venda na Dinamarca.

...

terça-feira, março 10, 2009


O exemplo
Sempre me fez imensa confusão saber que um médico é fumador; não porque imagino que os médicos são ou têm de ser mais perfeitos do que toda a gente, mas deviam pelo menos saber o que é tremendamente prejudicial para a saúde e como tal tomar a consequência e estar na primeira fila no que diz respeito a dar um bom exemplo.
Entretanto pode-se dizer muita coisa sobre a China, mas em certas coisas até são proactivos: é que na China há imensos fumadores – para aí uns 350 milhões. E segundo a Reuters recentemente o governo chinês exigiu que os médicos chineses deixassem de fumar – para tentar motivar os pacientes a seguir o seu exemplo. E os hospitais tentam também implementar esta política à sua maneira: por exemplo no hospital Chaoyang o pessoal não fumador tem direito a um bónus.
...

Eu também quero!... ;-)

segunda-feira, março 09, 2009

Até à vista!…
Hoje estou um bocado triste... aliás, para vos ser franca bastante triste até: a minha boa amiga e colega de trabalho de há anos e anos vai estar de licença de parto apartir de amanhã e durante practicamente um ano inteiro. Vou ter imensas saudades dos nossos momentos de galhofa e trocas informalíssimas e subentendidas sobre este ou aquele que enriqueceram e tornaram mais leves e divertidos os meus dias de trabalho, em que a seriedade e as tarefas complicadas dominam. Despedidas fazem-me automaticamente recordar não só o que já mencionei mas também o que durante estes anos temos vindo a aprender uma da outra, as discussões sobre este ou aquele tema de interesse comum, as horas passadas a rever relatórios juntas.
Claro que nos vamos ver de vez em quando fora do trabalho durante o próximo ano. Mas lá dentro tudo isto me vai fazer imensa falta.
Por lá ficam o calão e uma outra colega simpática, mas que é nova lá e pouco mais do que uma estagiária e como tal bastante insegura – ou seja: de certeza que vai sobrar ainda mais para mim. Espero que este ano passe depressa...

... adeus amiga. Boa sorte com tudo! Aproveita bem a licença de parto e até à vista!...

domingo, março 08, 2009

Inteligência de… Barbie
Há palavras que por razões óbvias se excluem mutuamente, como por exemplo “máfia” e “honestidade”, ou “africano” e “milionário”. E eu acrescentaria “Barbie” e “inteligente” à lista, uma vez que nunca notei pinga de ar inteligente na boneca com pernas até ao pescoço. Entretanto dei-me conta há dias de que nem toda a gente concordaria comigo: durante a Semana da Moda em Nova Iorque em Fevereiro houve um espectáculo em sua homenagem por ocasião dos 50 anos da loira ultimativa que durante estes anos todos tem feito um sucesso enorme com a pequenada. E alguém a descreveu como inteligente e versátil, e uma autêntica feminista – o que supostamene se deveria extrapolar de todos os empregos que a Barbie já teve desde veterinária e médica até dançarina. Supostamente ensina as crianças a distinguir entre a fantasia e a realidade e a perseguir os seus sonhos de carreira.
...
Deixem-me rir:
Ponto um: o andar vestida disto e daquilo, fardada, vá, não te faz de profissional de nada. A realidade é que é preciso estudar muito!...
Ponto dois: e como não ser-se profissional de nada não demonstra particularmente inteligência nem qualquer outra virtude...

Ponto três: A Barbie feminista??! Devem estar a brincar: toda a gente sabe que as feministas detestam que se use e abuse da aparência para se conseguir o que se quer, né...?

sábado, março 07, 2009

Yeeeeeeeeeeeeeeeees!
Estou toda contente. É que um dos meus desejos para 2009 já se cumpriu... tarataratara (fanfarra): consegui bilhetes para o jogo de qualificação para o Mundial Dinamarca-Portugal em Copenhaga em Setembro! Eu vou! Eu vou! Eu vou ver o Cristiano Ro-nal-do & Co.! (a cantarolar, de facto aos berros)
Aliás, foi uma amiga minha que se prestou a estar a postos ao computador ontem apartir das 10 da manhã, altura em que punham os bilhetes à venda – e devem imaginar o quanto lhe estou grata :-)
Agora (os dinamarqueses que fechem os olhos um momentinho só, he he he) só falta que demos uma cabazada à Dinamarca para nos qualificarmos para o Mundial :-D
Eu vou! Eu vou! Eu vou ver o Cristiano Ro-nal-do & Co.!
(Muitíssimo obrigada, A.!... Vamos ver o Cristiano Ro-nal-do & Co.! :-D)

sexta-feira, março 06, 2009

Lar
Os japoneses têm o maior respeito e reverência por três coisas neste mundo: os idosos, a tecnologia – e os animais de estimação. E se puderem combinar as coisas, olha: melhor ainda!: animais-robôs ou animais idosos por exemplo. Talvez por isso é que já de há muitos anos para cá, desde 1978 mais precisamente, que têm um lar de terceira idade para cães, o Sapporo Retirement Home for Dogs, onde os cães já velhotes são apaparicados até ao dia que partam para os “pastos eternos”.
...

Um conceito bastante interessante se pensarmos que há países como o nosso Portugal em que cães de todas as idades são abandonados e por aí ficam.
(foto: Kim Kyung-Hoon, Reuters)

quinta-feira, março 05, 2009

Refrigerantes
Não sou nem nunca fui grande fã de coca cola e derivados. Mas agora com isto dos mercados globais menos ainda: é que descobri que os indianos – ou mais precisamente o movimento radical hindu Rashtriya Swayamsevak Sangh, ou RSS – andam a planear introduzir no mercado um refrigerante à base de urina do seu animal sagrado, a vaca :-P Como acham (não sei bem a que propósito, mas enfim...) que as bebidas ocidentais como a Cola Cola e a Pepsi – tal como tudo o resto ocidental, aliás – corrompem o seu povo, e creem que a urina de vaca tem propriedades regeneradoras e curativas óptimas contra mais de 80 doenças, pelos vistos devem ter pensado que era uma boa ideia juntar o útil ao agradável.

Ainda não decidiram que sabor dar à bebida... mas não é óbvio...???? Yuck! X-P

quarta-feira, março 04, 2009

Luta contra o stress
Na luta contra o stress também parece valer tudo desde massagem e power naps na hora do expediente e consultas com os de momento tão populares coaches até... levar o cãozinho consigo para o escritório. Pelo menos nos Estados Unidos (e já sabem o que acontece quando uma moda qualquer começa nos Estados Unidos, né?... Dez-quinze anos depois chega à Europa...) Pois é verdade: segundo o Financial Times parece que alguém se lembrou que os animaizinhos de estimação são tremendamente relaxantes... pelo menos para os seus donos. Por isso cada 1 em 5 empresas lá já toleram que se leve o animal de estimação para o emprego. O que para além de contribuir para uma maior calma supostamente tornaria o clima laboral mais divertido e menos hierárquico.
Não estão já a imaginar a chinfrineira do Bóbi de um a correr atrás do Tareco de outro, alguém novamente de cócoras a procurar o cágado debaixo da estante, a empregada da limpeza aos gritos por encontrar uma jibóia e um ou outro piriquito a fazer estrilho?... Por muito que me esforce não consigo imaginar como é que uma cena destas iria contribuir para um clima laboral mais calmo... lá divertido sim, porque alguém há-de estar de braços cruzados com um sorriso maquiavélico a um canto a dizer “mas o que é que eu tinha dito”; e vá lá menos hieráquico talvez – afinal de contas depois de uma pessoa ver o chefe a ... remover um excremento do seu canino, não há respeito que resista; mas calmo...? I don’t think so...

terça-feira, março 03, 2009

Sempre activos
E a memória – ou falta dela associo a idade e à idade a longividade. O que nos traz ao segredo da longividade – que segundo li é (entre outras coisas, imagino...) manter sempre uma vida sexual activa. Pelo menos foi o que sugeriu um estudo recente, que apontou para o facto de parecer haver uma ligação entre o manter-se saudável e viçoso a nível físico, mental e social e o facto de as pessoas idosas continuarem sexualmente activas.
E como um parênteses curioso – que não sei se já foi relevante para os avôs e avós por aí, que não nasceram propriamente ontem e com tanta experiência devem saber muuuuuuuuuito ;-D – parece que 52% dos homens e 23% das mulheres já compraram prendas bem caras para o seu parceiro na esperança que resultasse em (adivinharam) sexo!...
...
Como costumam dizer: no amor e na guerra valem todos os truques ;-)

segunda-feira, março 02, 2009

Acidentes
As coisas que se descobrem por acidente!...: o caminho marítimo para a India, a electricidade... e agora onde se encontra a memória. Pois é como vos digo: os grandes homens da ciência parecem ter a tendência a encontrar uma coisa genial quando andam à procura de outra completamente diferente. Desta vez um grupo de neurocirurgiões do Toronto Western Hospital andava à procura de maneira de fazer com que os seus pacientes obesos sentissem a sua fome sem fundo finalmente saciada usando eléctrodos numa área específica do cérebro dos mesmos, nomeadamente o hipotálamo.
Entretanto um dia o neurocirurgião-mor, o dr. Andreas Lozano, estava no meio de uma destas operações, que pelos vistos têm de decorrer com o paciente plenamente consciente (iiiiirk! :-S), quando o seu paciente de 50 anos de idade de repente lhe começou a contar detalhadamente uma coisa que se tinha passado com ele aos 20 anos e de que se tinha esquecido completamente. E quanto mais o dr. “apertava” com os eléctrodos, tanto melhor e mais detalhadamente o paciente se lembrava do tal episódio de há 30 anos atrás. O dr. Lozano entitulou esta descoberta magnífica o seu “momento de Eureka”.
E esta, hein?...

domingo, março 01, 2009

Ferramenta
E ainda falando de coisas inteligentes (NOT!) adivinhem lá o que li há dias – e que talvez explique a maneira de estar na vida de muitos homens: parece que os cérebros masculinos reagem precisamente da mesma forma face a uma mulher “descascada”, de bikini, por exemplo, e a uma ferramenta! Pelo menos é o que afirma a ciência neurocerebral: que em termos de actividade cerebral masculina olhar para um berbequim ou qualquer outra ferramenta fácil de manusear e sem vontade própria, ou para uma babe vai dar ao mesmo. A psicóloga Susan Fiske ligada à conceituada universidade americana de Princeton constatou este facto – e que até deu direito a artigo na revista National Geographic e tudo – fazendo um scan ao cérebro de 21 homens heterosexuais a quem tinham sido mostradas fotos de gajas em bikini; estes mostraram actividade nas áreas do cérebro normalmente activas quando se manuseia chaves de fendas e coisas do género; ou seja os homens pareciam associar as mulheres sexys a actividades do tipo “eu agarro” e “eu arranjo”. Um detalhe interessante – e de morrer a rir... ou a chorar – é que alguns dos homens em questão ao mesmo tempo pareciam ter muito pouca actividade nas áreas do cérebro ligadas à interacção social e à empatia. Um fenómeno raríssimo quando pessoas vêem fotografias de outras pessoas.
...
Agora façam-lhes vocês as contas, né?
A cientista duvida porém que as mulheres reagissem da mesma fora se lhes mostrassem fotos de homens quase em pêlo, uma vez que as mulheres, como se sabe, olham mais para o intelecto dos homens, o que requer mais empatia...
... ha ha ha ha ha ha :-) Estas feministas, pá!...

(foto: Jodi Cobb/NGS)