sexta-feira, julho 31, 2009

Minicobra
E por falar em descobertas,
li há tempos que foi descoberta em Barbados nas Caraíbas a cobra mais minúscula do mundo até ao momento (na foto): tem 10 cm de comprimento e é tão fininha que faz lembrar esparguete. Foi o biólogo Blair Hedges da Pennsylvania State University que foi desencantar o bicho não venenoso e supostamente cego de cor castanha com duas riscas amarelas e que apelidou de “Leptotyphlops Carlae” (adivinharam: a esposa chama-se Carla e daí...). E o senhor deve ser tremendamente culto e inteligente, porque se fosse eu de certeza que teria logo pensado que só era uma cria de cobra e não uma nova espécie. E um coca-bichinhos com uma visão perfeita, porque parece que também foi ele que topou o lagarto mais minúsculo do mundo na República Dominicana... e a mais minúscula rã do mundo em Cuba...
... é pá: estou a começar a ver que há aqui um tema... :-)

quinta-feira, julho 30, 2009

Zzzzzzzz
Há pelo menos cinco coisas nos adolescentes que fazem com que os pais desesperem e se vão aos arames: a instabilidade emocional, a impulsividade e falta de consideração face aos riscos e consequências, a tendência a responder mal e procura atritos e discussões, a memória comodamente curta – e a propensão a dormir até às tantas. Quem já o tentou sabe que é praticamente impossível acordar um adolescente de manhã cedo, o que facilmente se torna tema de frustração e disputas infrutíferas. E repito: disputas infrutíveras! Porque não há nada a fazer: segundo um estudo australiano levado a cabo pelo investigador Greg Murray da Swimburne University of Technology em Victoria e publicado no Journal of Adolescence não se trata nem de preguiça nem de má vontade nem sequer de estarem a pé até às tantas a jogar no computador. A culpa é pura e simplesmente do cérebro, que na adolescência está programado para outro ritmo diário de deitar tarde e levantar tarde, que não se coaduna nada aos horários do ano lectivo.
Pura biologia, portanto... dêem-lhes um espaço, ok?

quarta-feira, julho 29, 2009

E ainda a propósito de stress...
Desculpem continuar a bater na mesma tecla, mas ontem esqueci-me de mencionar outro aspecto importante referente ao stress: parece que as mulheres são mais resilientes em relação ao stress do que os homens (surprise, surprise... NOT!) apesar de muitas vezes as mulheres terem um dia-a-dia bastante mais exigente. Foi o que descobriu outro grupo de investigadores britânico liderado pelo professor Cary Cooper da Lancaster University, que estudou os padrões de comportamento face ao stress de 2.200 homens britânicos. Isto deve-se talvez ao simples motivo de que os homens têm a mania de querer dar uma de fortes evitando deixar transparecer qualquer sinal de fraqueza, o que os impede de ir ao médico ou pedir ajuda a tempo. Em vez disso muitos (neste estudo 1 em cada 3) começam a afogar as mágoas no fundo de uma garrafa de brandy, desencadeando problemas cada vez mais graves como depressões e manifestações agressivas.

Ou seja: as mulheres falam, falam, falam e choram e ficam aliviadas e os homens bebem que se fartam e acabam por não resolver grande coisa. Mas que stress!...
(foto: Helen King/Corbis)

terça-feira, julho 28, 2009


Mais stress ou menos stress
Já aqui falámos inúmeras vezes sobre o stress, que é talvez o mais grave problema de saúde da vida comtemporânea e por certo – erroneamente ou não – o termo mais usado para descrever a situação laboral de muitos.
Depois de ter seguido 10.000 funcionários públicos durante uns anos, um grupo de cientistas britânico publicou as conclusões do seu estudo no European Heart Journal. Descobriram nomeadamente que o verdadeiro stress é uma condição perigosíssima, uma vez que afecta o sistema endócrino responsável pela descarga de diversas hormonas na corrente sanguínea e os centros cerebrais que controlam o coração e que portanto é essencial prevenir. A meu ver palavras chave neste contexto são: realismo em termos de ambições e prioridades, estabilidade pessoal, profissional e financeira, muitas pausas, pedir ajuda se for preciso, aprender a dizer que não, dar prioridade ao sono, praticar desporto etc. e tal – quer dizer: nada de novo, né? Aproveitem bem as férias – de preferência sem stress e com muuuuuito descanso! :-)

segunda-feira, julho 27, 2009

Aniversário!
Parabéns à Sacola de Praia
Nesta data querida
Muitas felicidaaaaades
Muitos anos de viiiiida!!!

(por enquanto já lá vão 3...)


Obrigada a toda a malta simpática e amiga que não se cansa de visitar este cantinho maluco e de cá deixar os seus fabulosos comentários! Voltem sempre! :-)

domingo, julho 26, 2009


Os vaidosos
Conheço poucos homens deveras vaidosos, mas em contrapartida os que conheço são bastante mais vaidosos que qualquer mulher minha conhecida! Aquilo é vários banhos por dia, desodorizante e gel em quantidades semi-industriais, um roupeiro mais extenso do que o meu; e lá vão eles de pente sempre à mão e incapazes de resistir a mirar o seu reflexo nas montras por que passam.

Entretanto isto não é nada em comparação com os homens holandeses, que têm a reputação de ser os mais vaidosos da Europa e de passar muito mais tempo ao espelho do que as mulheres. Um quarto de hora por dia em média, o que é mais 2 minutos do que as mulheres. Ai, os metrosexuais dos gajos holandeses!...

sábado, julho 25, 2009


Mitos
Pronto, tinha de ser: um mês após o falecimento súbito do Michael Jackson já há para aí imensas teorias e mitos em circulação. Um dos mais fantasiosos é que supostamente não foi morte natural mas que quem o liquidou foi a CIA (porquê?????). Mas também há quem afirme que ele está vivo (onde é que eu já ouvi isto? Ah... deve ter sido no congresso anual de Elvis Presleys ;-D) e que foi visto no aeroporto de Manchester à espera de um vôo para o Dubai disfarçado sob um véu certamente a ler no jornal os relatos sobre a sua ida desta para melhor dias após a sua suposta morte. E não só: até já há um site, o Michaeljacksonsightings.com, em que outros afirmam ter visto o King of Pop na Nova Zelândia e outros ainda em Las Vegas. E outros ainda julgam que ele está escondido numa cave secreta debaixo de Graceland juntamente com o Elvis, que supostamente também ainda estaria vivinho da silva. A teoria por detrás destes relatos é que supostamente foi um duplo operado para se parecer 100% com Jackson que tomou o seu lugar para que o verdadeiro Jackson se pudesse esquivar das dívidas de milhões de dólares.
...

Não tarda vem para aí alguém dizer que está provado que o Pai Natal existe e que vive no mesmo sítio que o Coelho da Páscoa... há cada maluco, pá!...

sexta-feira, julho 24, 2009

Poupar é ganhar?…
Se bem que sinta a falta de mais conforto e serviço a bordo nos dias que correm, acho muito bem que o mercado dos vôos de avião tenha sido liberalizado, criando mais competição e subsequentes baixas de preços. Mas por outro lado acho que devia haver limites em relação ao que é permitido poupar a bordo. Ouvi por exemplo dizer que uma companhia aérea qualquer (não me recordo agora qual era) estava a pensar começar a cobrar pelas idas à casa de banho a bordo – o que, por muito que deteste casas de banho de avião, acho um ultrage!
E há dias li no jornal que a companhia de low cost Ryanair supostamente como medida para poupar dinheiro ia propor criar passagens gratuitas para quem quisesse ir em pé – ou melhor encostado a uma espécie de banco alto de bar – a bordo. Entretanto como medida para poupar dinheiro não estou a ver o que é que a companhia aérea tem a ganhar com isso, já que é de graça – só mesmo os clientes... isto é se alguém fosse numa maluqueira destas, né?... X-S

quinta-feira, julho 23, 2009

A escolaridade e a saúde
Há mil e uma teorias sobre o que contribui mais para uma vida longa e saudável: exercício físico, uma alimentação equilibrada, uma vida sem stress, um mínimo de vícios, uma vida familiar e social satisfatória, etc. etc. etc. Mas parece que a resposta ultimativa é: mais escolaridade! Para além de melhorar o nível de vida em termos materiais, nos tornar conscientes de desempenhar o dever cívico de votar e de nos proteger de um estilo de vida criminoso, segundo um estudo levado cabo na universidade de Århus, uma das mais conceituadas universidades dinamarquesas , parece que andar mais uns aninhos na escola afecta a saúde de forma positiva.
Entretanto estou farta de quebrar a cabeça e ainda não percebi qual é a ligação entre o número de anos de escolaridade e o nível de saúde de cada um... será que estudar mais previne que façamos parvoíces demais? Ou nos faz pôr o fato de treino e calçar os ténis para dar uma corridinha? Será que estudar nos faz menos preguiçosos?... ;-)

quarta-feira, julho 22, 2009

Memória de grávida
Aquelas de vocês que já estiveram grávidas ou que conhecem alguém que o esteja já notaram talvez a escassez da presença de espírito e da memória neste período da vida em particular – e nos anos que se seguem até. Segundo a psicóloga Julie Henry da New South Wales University em Sydney, na Austrália, e o investigador de memória da Australian Catholic University em Melbourne, Henry Rendell, que levaram a cabo um estudo extenso, não se sabe ao certo porquê, mas a memória das mulheres durante o período de gestação e nos anos subsequentes corresponde à memória de uma pessoa de 60 anos de idade. Pelo que vejo nas minhas amigas imagino que seja pela falta de sono e de rotinas que se gera quando uma pessoa dá ou está prestes a dar à luz...
... de qualquer das maneiras o melhor é não confiar em que elas se lembrem de tudo como antes e dar-lhes uma ajudinha de vez em quando, até lhes passar a “demência passageira” ;-)

terça-feira, julho 21, 2009

Padrões virtuais… e não só
Apesar de vivermos em 2009 e de se falar na emancipação feminina e na igualdade de direitos entre os sexos, há certos padrões que continuam predominantes nos dias que correm – até nos meios de comunicação digitais e interactivos supostamente modernos como a internet. Sabiam que nesta – por exemplo nos datingsites dá a parecer que os homens são bastante mais activos do que as mulheres? Por exemplo no site Beautifulpeople.dk 75 % dos primeiros contactos são feitos por homens – entre outras razões porque emancipação sim senhora, tudo bem, mas no campo amoroso as mulheres continuam a achar por bem que sejam os homens a tomar a iniciativa de acordo com os padrões tradicionais... o que também continua a agradar à população masculina. Isto – paradoxalmente – em particular nas classes académicas... inigmático, não é verdade? Porque será?...

segunda-feira, julho 20, 2009


Dia do canhoto!
Apesar de utilizar preferencialmente a mão direita, já aqui o disse e volto a repetir que tenho imenso respeito pelos canhotos que parecem pessoas mais susceptíveis, criativas e inteligentes do que a maioria. Tenho uma irmã mais nova que é esquerdina e que é um bom exemplo disso! Entretanto até recentemente usar a mão esquerda não era considerado razão de orgulho e conheço gente que na escola foi praticamente obrigada a aprender a usar a mão direita, sendo a sua disposição natural para usar a esquerda vista como uma desvantagem ou deficiência.
Felizmente que estes preconceitos cada vez mais são coisa do passado. Aliás até já há lojas que vendem utensílios próprios para a mão esquerda e já se celebra o Dia Internacional do Canhoto – a 13 de Agosto – organizado pelo 18. ano consecutivo pelo Left Handers Club.

Dia 13 de Agosto não se esqueçam!

domingo, julho 19, 2009

“Iupiii – acabaram-se as férias!”???
Com a primeira semana de férias já passada e a segunda prestes a começar a esvair-se-me por entre os dedos à velocidade da luz, tenho uma sensação pendente que todas as férias são poucas. Confesso por isso que não compreendo minimamente quem anda sempre desejoso para que as férias acabem para poder voltar ao trabalho. O que pelos vistos é um fenómeno comum, pelo menos na Dinamarca, em que segundo diversas sondagens, 3 em cada 10 (ou 29 %), particularmente homens, exprimem precisamente esta opinião... psicótica. Que os peritos explicam com ponto de partida na teoria que muita da nossa identidade está ligada ao trabalho e que as férias foram tão excelentes que uma pessoa está pronta para começar outra vez. Já para não falar no facto de que os homens parecem preferir as exigências laborais às familiares, que aumentam, claro, durante as férias passadas em família.
...

Bem, das duas uma: ou apenas uma minoria ínfima da minha identidade está ligada ao meu emprego – por muito que goste dele, e gosto – ou nunca tive umas férias excelentes ao ponto de me sentir preparada para recomeçar a trabalhar – o que é duvidoso... o mais provável é portanto que ande para aí bastante gente maluquinha que não aprecia um bom descanso :-)

sábado, julho 18, 2009

Campanhas antitabagistas
Segundo me dá a parecer normalmente recorre-se a avisos e proibições no contexto das campanhas antitabagistas – e a aumentos nas taxas postas no tabaco. Não me perguntem se tem o efeito desejado, porque não faço a mínima ideia. Mas pensando bem, duvido que resulte: segundo as leis que se aplicam a todo o tipo de modificação comportamental, vai-se lá com mais rapidez e eficácia usando incentivos e recompensas.
Talvez tenha sido com isso em mente que recentemente foi lançada uma campanha antitabagista bastante sui generis na Arábia Saudita (bem, poder-se-ia dizer o mesmo de tudo o que venha da Arábia Saudita, mas enfim... ;-D): sob o slogan: “Kicking the habit is on you, and marriage is on us.”, quem adira à campanha e consiga deixar o vício candidata-se a uma fabulosa festa de casamento com tudo pago que será sorteada a 6 de Agosto. E os 20 segundos lugares ganham uma mobília completa.
A campanha já foi criticada de ser uma medida sexista, uma vez que o incentivo só serve para os homens que são quem costuma acarretar com as despesas dos casamentos (entretanto ninguém se lembrou ainda de achar que este facto em si seria particularmente sexista – ai, as feministas!...).

Mas como provar que uma pessoa realmente deixou de fumar e/ou que não terá um relapso? Bem, os organizadores da campanha-concurso que quebrem a cabeça com isso – eu só lhes quero dar os parabéns pela criatividade :-)

sexta-feira, julho 17, 2009

Cães e donos
Sempre ouvi dizer que os cães em particular têm tendência a criar certas parecenças com os seus donos – que os cães com donos bonacheirões se tornam bonacheirões e que os mais agressivos igualmente têm donos para o agressivo. Dizem até que cães e donos se vão aproximando em termos de semelhanças físicas, mas isso já deve ser exagero. Entretanto diz-se tanta coisa que assumi que não passassem de mitos de longa dura. Mas parece que é mesmo verdade: segundo o jornal Daily Mail um grupo de cientistas austríacos liderado pela dra. Friederike Range da universidade de Viena chegaram recentemente à conclusão de que os cães adoptam quer a inteligência quer os códigos morais dos donos.
Por exemplo o sentimento de justiça e de inveja: quando juntaram dois cães e os trataram de maneiras diferentes dando biscoitos a um e não ao outro como recompensa por diversos truques, o cão “menosprezado” virou o focinho (como na foto) e deixou de fazer os truques – como quem diz: “ai são injustos para comigo? Então também já não quero brincar. Ha!”.
...

Ou será esta dita conclusão científica mais um exemplo da mania de personificar os animaizinhos de estimação? Como nunca tive animais de estimação prefiro não dar opiniões nisto...

quinta-feira, julho 16, 2009

As férias e a saúde
Uuuufa... ainda bem que estou de férias! Se bem que parece que – pela minha saudinha – tirei uma semana a menos: segundo uma pesquisa sueca levada a cabo por um grupo de cardiologistas da Karolinska Instituttet liderado pela professora catedrática Karin Schenck-Gustafsson recentemente publicada as férias ideais para proteger o organismo do stress e de uma morte prematura são de 4 semanas seguidas pelo menos uma vez por ano. Quatro semanas??????? Mas quando é que eu vou ter oportunidade de tirar 4 semanas? :-S
...
E 3 semaninhas sem fazer nenhum não serve para nada?... ;-)

quarta-feira, julho 15, 2009

Salas sem pipocas
Há um cinema em particular em Copenhaga que detesto e tento evitar a todo o custo, porque como lá passam todos os filmes infantis e juvenis, as salas têm sinais óbvios das visitas dos mais jovens: aquilo é só pipocas e gomas pelo chão todo e em qualquer sessão :-P Entretanto boas notícias para quem, como eu, detesta este tipo de manifestação poluente: no Reino Unido, mais propriamente na cadeia de cinemas Picturehouse Cinema – e esperemos que chegue até ao resto da Europa – foi estabelecido um novo trend: pode-se escolher entre salas ccom pipocas e salas sem, muito no estilo de lugares para fumadores e para não-fumadores nos restaurantes. Isto para satisfazer os desejos e necessidades do maior número pisível de clientes.

Ora bem, já agora… “dois bilhetes para a matiné das 18:00 sem pipocas e com direito a pedicure e massagem no escurinho, por favor!” ;-D

terça-feira, julho 14, 2009

Economia de troca
Em tempos longínquos em que ou não havia ainda dinheiro ou poucos eram os que tinham acesso à moeda corrente a economia era baseada na troca de produtos, do estilo: eu dou-te uma galinha em troca de um cabaz de batatas ou coisa o valha. Com o desenvolvimento das sociedades ocidentais esta maneira de organizar a economia passou de moda e deu lugar ao que conhecemos hoje de compras a dinheiro. Bem, pelo menos na maior parte dos sítios; porque no pub The Pigs em Edgefield no Reino Unido ainda permanece - ou melhor: voltaram de há 2 anos para cá à tradição das trocas e os clientes estão à vontade e podem muito bem trocar produtos animais e vegetais por pints de cerveja. Isto provavelmente com o intuito de assegurar o negócio contra a crise financeira. O certo porém é que desde que a crise acelerou que se tornou cada vez mais habitual os clientes lhes virem com faisões, lebres, ovos, batatas, fruta etc. e tal como pagamento. Para além de manter a clientela o pub também fica a ganhar pelo facto de poder servir produtos frescos e de boa qualidade nas refeições que lá preparam para o público.

O que é preciso é criatividade :-)

segunda-feira, julho 13, 2009

Forretas europeus
Creio que todas as culturas, pelo menos as europeias, têm o seu preconceito sobre que parte do país tem a população mais sovina – e se, como eu, para além dos escoceses, não fazem ideia de quem são e não têm mais nada que fazer e têm uma ideia muito básica da língua sueca, podem ir espreitar o artigo com o “mapa da Europa dos maiores avarentos” no site sueco Di.se. Vêem lá documentado (não me perguntem como...) que para além dos escoceses, também os holandeses em geral têm reputação de ser excessivamente apegados ao dinheiro – daí o termo “go dutch” que significa pagar à continha, sem deixar gorjeta. Em França diz-se ser a população de Auvergne que não gosta nada de dar. Em Itália diz-se que os mais somíticos vivem na Liguria – a expressão para os descrever é, segundo li, que têm porta-moedas de pele de toupeira (escorregadia? Ou rara de ver?) :-D – e na Alemanha os avarentos residem em Baden-Würtenberg, com a sua divisa “hauptsache billig” (trad.: “desde que seja barato”).
O engraçado é que pelos vistos somos nós os não-forretas que temos um problema com quem é incapacitado de demonstrar generosidade, porque eles supostamente até são orgulhosos desta sua faceta, desta reputação que protegem e que conseguiram de graça :-D

domingo, julho 12, 2009

Adeus ambivalências! :-)
Conhecem aquela situação em que uma pessoa não sabe se há-de escolher A ou B? Marco uma viagem para a Grécia este Verão ou seria mais fixe ir conhecer Roma? Compro morangos ou cerejas – ou uma bela melancia? Será que eu preciso mesmo disto? É preferível mudar de carro agora ou será melhor esperar? Aaaargh! Eu pelo menos vejo-me muitíssimas vezes nesta situação de indecisão patológica que odeio.
Mas graças a um novo site, o Hunch.com, acabaram-se os terríveis momentos de irresolução e perplexidade que nos paralisam por completo. Funciona da seguinte maneira: uma pessoa responde a um montão de perguntas (que uma pessoa pode responder com clareza e sem qualquer ambiguidade...?) e recebe logo as respostas para as questões que tem pendentes num rol de categorias. É fácil, é barato – só não dá é milhões... ou quem sabe...? :-)

sábado, julho 11, 2009

Rumores de morte
Quando no fim de Junho foi comunicado que o Michael Jackson tinha falecido repentinamente houve muita gente que duvidou e pensou que não passava de um engano. E não é de admirar, uma vez que os sabichões dos meios de comunicação social não são tão infalíveis como se querem fazer e uma vez por outra (já para não dizer com regularidade) metem as mãos pelos pés e cismam nas coisas mais estranhas como por exemplo que um VIP qualquer foi desta para melhor.

Não sei se sabem quem é a Miley Cyrus... é a estrela que interpreta o papel de Hannah Montana na série juvenil do mesmo nome; pois em Setembro do ano passado a Reuters divulgou, não sei a propósito de quê, que ela tinha morrido num trágico acidente de viação – o que mais tarde foi desmentido pelo simples facto de não ser minimamente verdade. Segundo o site RegretTheError.com algo semelhante sucedeu na África do Sul em relação ao então presidente George W. Bush (wishful thinking?... ;-D) e o Papa João Paulo II “faleceu” uma carrada de vezes segundo os media. Já para não mencionar o Fidel Castro, o Nelson Mandela, a Britney Spears e o seu ex, o Justin Timberlake e outros que tais...
... estranho, não é? Será que não verificam o que publicam?...

sexta-feira, julho 10, 2009

Está quase
Apetece-me cantar! Apetece-me dançar e pôr a música a tocar bem alto! Apetece-me dar uma festa para celebrar o facto de que entro de férias daqui a precisamente 6 horas! Yeeeees, yeeeees, yeeeeeeeeeeees!

quinta-feira, julho 09, 2009

Chefes
No meu penúltimo dia antes das férias de Verão vi-me forçada a fazer referência às qualidades ou ao carácter dos chefes. É que não é nada ao acaso quem é que se torna chefe e quem é que permanece seu empregado: é tudo uma questão de personalidade. Pelo menos foi o que revelou um estudo dos papéis num posto de trabalho levado recentemente a cabo na University of Western Sydney na Austrália (talvez inspirado nos seus chefes, he he he?...). Vejamos: se uma pessoa tem tendência a ser agressiva e sem escrúpulos – por outras palavras uma besta – há grande probabilidade que consiga um posto de chefia, enquanto que se uma pessoa for mais introvertida, anti-agressiva e com uma consciência dominante, é muito mais provável que seja um funcionário. Entretanto ao que parece há excepções: se é o caso de um vendedor, mesmo empregado de outrem, uma pessoa tem tendência a ser mais extrovertida e temperamental, o que faz sentido se pensarmos que os vendedores vivem de convencer os demais.
...

Claro está que com chefes mau-carácter e empregados com receio de os contradizer e contrariar não admira que o mercado de trabalho esteja como está, né?... :-S

quarta-feira, julho 08, 2009

Que choque!
Ficando ainda pela Ásia – que há já bastante tempo que não cortamos na casaca dos asiáticos e dos seus hábitos sui generis – li há dias sobre um método muito pouco tradicional empregado na China (ou não fosse na China, he he he...) na cura do vício inveterado ou da dependência da internet nos jovens: choques eléctricos! Segundo o jornal China Daily até ao presente momento mais de 3.000 jovens foram mandados (por quem? Pelos pais já desesperados?) para um programa de reabilitação de 4 meses liderado pelo Dr. Yang Yongxin. Este programa consiste na sua simplicidade em aplicar choques eléctricos se o jovem não respeita as regras do centro de reabilitação – sendo a regra suprema não usar a internet, claro. Outras regras a não violar sob pena de choques eléctricos são: não consumir chocolate, não trancar a porta da casa de banho (???) e não sentar-se na cadeira do Dr. Yang sem permissão.
...
Entretanto se o tratamento resulta se não disso não reza a história (ou não nos referíssemos à China, né? ;-D), mas que de certeza que abusam do uso de electricidade, lá isso abusam, he he he ;-)

terça-feira, julho 07, 2009

Horror ambiental
Há pessoas que levam tudo tanto à letra que a certa altura acabam por se ver em situações no mínimo caricatas. Como é o caso do autor japonês Koji Suzuki(na foto), que leva muito a sério a salvação do ambiente. A tal ponto que, pelo que ouvi dizer, resolveu que o seu mais recente conto de horror, entitulado “Drop” cuja acção tem lugar numa casa de banho pública onde mora um fantasma maléfico numa das sanitas, seria imprimido – muito a propósito até – em papel higiénico. Aliou-se com uma fábrica de papel e pronto: a história de 9 capítulos preenche 90 cm de papel higiénico e depois de lida pode ser “reciclada”, ou seja: usada na sua função original...

... algo me diz que este autor não tem intenção de deixar um legado mais permanente da sua obra... ;-)

segunda-feira, julho 06, 2009

Lágrimas saudáveis
Se rir é o melhor remédio, como já aqui vimos, chorar pelos vistos também não lhe fica nada atrás: pelo que li chorar melhora o humor e alivia o stress, uma vez que reduz a quantidade de manganésio, que é uma substância que causa stress, ansiedade e cansaço; melhora a vista, já que as lágrimas evitam que o olho seque de todo; limpa o organismo de sentimentos reprimidos; cria intimidade com os nossos amigos em cujo ombro escolhemos chorar; e mata bactérias, uma vez que as lágrimas contêm lisozima, uma substância com capacidades desinfectantes que mata 90 % de todas as bactérias em 5-10 minutos.
...

Portanto: ... chuif chuif... toca a chorar, quanto mais não seja a descascar cebolas para o jantar ;-)

domingo, julho 05, 2009

«Não me toques que me desafinas!»
As coitadas das estrelas de cinema e da música pop não têm um momento de paz: se não são os paparazzis a bisbilhotar são os fãs ou os jornalistas dos meios de comunicação social mais estabelecidos e aceites que os chateiam. E tal é o problema em relação aos últimos que o bonitão do Brad Pitt, segundo li, teve de adoptar medidas drásticas: cada vez que aceita dar uma entrevista fá-lo somente com a condição – combinada de antemão e por escrito com uma cláusula num contrato assinado por ambas as partes – de que o/a jornalista em questão não lhe toque durante a entrevista (se o pode fazer antes ou depois não reza a história, he he he ;-D). Isto depois de (mais) uma jornalista da NBC durante uma entrevista recentemente lhe ter dado um abraço apertado demais que o irritou descomunalmente (portanto cuidadinho, ó Oprah!...).
...

Coitadas das estrelas!...

sábado, julho 04, 2009

Turista amigo dos animais
Com as férias praticamente à porta todos os jornais e revistas trazem suplementos sobre destinos de férias de sonho etc. e tal. Entretanto como em tudo há quem entre no campo do exagero e do politicamente correcto até em relação às férias: há dias vinha no jornal uma listinha de conselhos da WSPA (World Society for the Protection of Animals). Aconselhavam por exemplo a não participar em actividades em que se explorasse ou maltratasse os animais. Ok, não sonharia jamais em ir a uma tourada, que considero uma coisa tremendamente bárbara, mas eles desaconselhavam até a ir-se aos aquaparks em que há shows de delfins, porque os coitadinhos são “explorados” vergonhosamente...? Duh! E até admira não terem mencionado jardins zoológicos, quando agitavam para que se protestasse se houvesse animais selvagens expostos no nosso hotel, para que em circunstância nenhuma se pagasse para tirar uma foto com animais selvagens e para que se boicotasse qualquer hotel cujos projectores perturbassem a vida selvagem. Outras sugestões “interessantes” eram por exemplo filmar ou fotografar exemplos de maus-tratos aos animais – nada como ter provas – apoiar as divisões locais de defesa dos animais e caso uma pessoa testemunhasse qualquer tipo de barbaridade contra os animais participá-lo às autoridades, à repartição de turismo, à sociedade de protecção dos animais local, à agência de viagens e à WSPA.

Esqueceram-se porém de um pequeno detalhe: a luta contra o crime não “cheira” propriamente a férias, pois não?

sexta-feira, julho 03, 2009

Futuro
Adoro ler visões sobre o futuro e quanto mais bizarras e cheias de ficção melhor. Das mais bizarras e repletas de ficção foi a que li no jornal há dias: segundo peritos no campo dos estudos de futuro – que me enchem de admiração só pela sua área de pesquisa... e qual será a diferença entre pesquisas de futuro e ficção científica?... – daqui a uns anitos as empresas onde trabalhamos é que nos vão tratar de tudo lá em casa desde as limpezas e a lavagem de roupa ao passá-la a ferro, ir-nos às compras, fazer-nos o jantar, tomar conta dos putos e tal. A que propósito? Porque segundo dizem vai haver uma falta enorme de mão-de-obra qualificada e todos os métodos servirão para recrutar a que há; e como andamos todos tão ocupados a solução parece ser uma empregada doméstica directamente patrocinada pelo local de emprego. Aliviando o dia-a-dia dos empregados a empresa tem esperança que ganhe goodwill e mais flexibilidade da parte dos empregados, ficando todos a ganhar.

Hmmm... eu detesto lavar as janelas, por isso... ;-)

quinta-feira, julho 02, 2009

Comes o quê…?
Segundo sei até há alguns anos atrás quem não comesse carne era vegetariano e quem não comesse produtos animais era vegano. Tudo bem, fácil de discernir. Entretanto como em tudo tem havido progresso e especialização e a lista de possibilidades aumentou: há os lacto-ovo-vegetarianos que na sua dieta para além de todo o tipo de vegetais e peixe incluem leite e ovos, os lacto-vegetarianos que também consomem peixe e produtos lácteos mas não tocam em ovos, os veganos que só comem produtos vegetais. E alguns nem sequer tocam em produtos derivados da “exploração” animal como mel, lã, seda e cabedal. E depois há os frutanos cuja dieta consiste basicamente de fruta – ou seja de produtos em que a planta não foi morta e que por exemplo comem pêras, o que não mata a pereira, mas não comem cenouras uma vez que a planta é arrancada e “morta”.
...
Mas que grande confusão, hein? Será que eles próprios sabem e se lembram do que são e porquê?

quarta-feira, julho 01, 2009

Tra la la la la la... (melodia: “Parabéns a Você”)
Hoje o meu querido cara-metade faz anos. E eu que adoro fazer surpresas – shhhhh... cá entre nós – reservei-lhe duas:
* a prenda: ele costuma dizer que quer experimentar desportos radicais enquanto ainda é relativamente jovem. Ai é? Pois vamos nisso: comprei-lhe uma chamada Adventure Smartbox, que é um pacote que lhe dá direito a uma aventura – pode escolher por exemplo entre paragliding ou três viagens de asa delta a dois (ele e um instrutor experiente), uma aula de mergulho ou de surf ou uma corrida de gocart para duas pessoas (e uma delas não serei eu de certezinha!).
* as visitas: sem dizer nada ao aniversariante convidei o irmão mais novo dele, a minha cunhada e o nosso sobrinho para virem cá jantar hoje.
...
Espero que ele fique deveras surpreendido... ;-D
Parabéns, amor!